Números Romanos 2 – Interativos

Que bom ter você aqui no Sosprofessoratividades.com! Seja bem-vindo.

A atividade de hoje – Números Romanos 2 – Interativos é uma proposta interativa de auxiliar a aprendizagem e fixação dos algarismos romanos. Ela apresenta uma folha com quadros contendo números cardinais, onde os alunos deverão colar os números romanos (que está em folha anexa). Assim, o aluno realiza a associação entre os números romanos e os números cardinais.

Esta atividade faz parte da subcategoria Números, onde temos diversas atividades voltadas para o ensino de números, algarismos romanos, Sistema numérico decimal etc. A gama de material é muito rica, vale a pena consultar. Veja as imagens no Pinterest.

Espero que gostem da atividade Números Romanos 2 – Interativos, e utilizem com a turma. Você pode compartilhar, em suas redes sociais, os dados ou o link do Blog ou da postagem, como também, e se for permitido em sua escola, os resultados alcançados com sua turma. No final da postagem, há uma indicação do link para ser copiado e compartilhado.

Nosso objetivo é ajudar e caso queira fazer um comentário, utilize o espaço apropriado no final de cada POST.

Você também pode estar interessado em ver:

Matemática – SOS Professor Atividades

Números – SOS Professor Atividades

Números Romanos – SOS Professor Atividades – todas as atividades

Numerais – Cartaz e lembretes – SOS Professor Atividades

Números romanos – Pinterest

4º e 5º ano – SOS Professor Atividades – todas as atividades

A necessidade de contar

Desde as civilizações mais antigas, o homem sentiu a necessidade de contar exemplos de objetos: os membros de uma tribo, a quantidade de casas em uma área e até a quantidade de peixes de um pescador.

No início, antes de os números e sistemas de numeração existirem, a contagem começou atribuindo um pequeno objeto a cada objeto grande, por exemplo, um pescador atribuiu uma pedra a cada peixe que tinha, de forma que se ele tivesse 10 peixes ele atribuiu 10 pedras e as levou consigo, ao regressar verificou se tinha a mesma quantidade de pedras que tinha peixes, desta forma sabia se tinham roubado ou tinham a quantidade de elementos que lhe pertenciam.

Pode-se dizer que a partir desse momento os números naturais são usados ​​e são assim chamados por serem os números que estão na natureza, e por isso 0 não é contado.

Bom, vamos ao assunto do post de hoje, os números romanos 2.

Números ou algarismos romanos

Como o próprio nome indica, os algarismos romanos foram criados em Roma, devido à necessidade de um sistema próprio, para fazer cálculos entre as quantidades e registrá-las por escrito. A notação em algarismos romanos é baseada em letras e não em números, que usamos hoje.

Esses números logo caíram em desuso pela dificuldade de realizar cálculos com simplicidade, não só pelo uso de letras, mas também pelo próprio sistema, que é o seguinte:

É composto por letras básicas com um valor para cada letra:

I = 1

V = 5

X = 10 

L = 50

C = 100

D = 500

M = 1.000

As letras vermelhas acima: I, X, C, M, podem ser repetidas no máximo três vezes para representar os números:

II = 2    e III = 3

XX = 20 e XXX = 30

CC = 200 e CCC = 300

MM = 2.000 e MMM = 3.000

Essas letras são unidas e repetidas para formar outras quantidades, por exemplo: o número 2 em algarismos romanos é II ou o número vinte é XX, levando em consideração que um X é dez e um I é um, embora sigam algumas regras um pouco mais complexo. Por isso se recomenda a memorização dos algarismos romanos por repetição no ensino fundamental 1 até à entrada no ensino fundamental 2, onde este sistema é mais estudado de forma mais avançada.

Atualmente usamos o sistema decimal, que desde o início aprendemos que é composto, como o próprio nome indica, de 10 dígitos 0, 1, 2,3 4, 5, 6, 7, 8,9 e com eles geramos mais quantidades.

Hoje, o sistema de numeração romana está em desuso como sistema de contagem, mas é usado para fins literários e decorativos.

Podemos encontrá-lo nos relógios, na literatura e é muito comum usá-lo para descrever décadas, assim escrevemos o século XV da seguinte maneira: somando um dez X e um cinco V teríamos XV.

 

Amostras

As amostras são imagens da atividade “Números Romanos 2 – Interativos” para visualização de como ela é.

Logo abaixo temos o botão “Clique na imagem para baixar a atividade em PDF”, para quem quiser baixar no computador.

Aviso de propriedade

Todos os direitos reservados ao @sosprofessoratividades.com.

É proibido distribuir, reproduzir ou vender este material por qualquer meio, seja eletronicamente ou impresso, bem como reivindicá-lo como seu e tentar modificar ou remover avisos de direitos autorais, logotipos ou marcas d’água, uma vez que é protegido por direitos autorais.

O não cumprimento é uma violação da Lei de Direitos Autorais, nº 9.610/98, e pode ter consequências legais.

Clique na imagem para baixar a atividade em PDF

Números romanos 2

ATENÇÃO!
Caso esteja baixando via celular, talvez seja necessário fazer
login em sua conta do Google.
Baixando através de um computador não é necessário fazer login.

Quer compartilhar?

Compartilhe o link da atividade Números romanos 2. Obrigada♥

Números romanos

https://sosprofessoratividades.com/numeros-romanos-2/

Habilidades da BNCC:

(EF06MA02) Reconhecer o sistema de numeração decimal, como o que prevaleceu no mundo ocidental, e destacar semelhanças e diferenças com outros sistemas, de modo a sistematizar suas principais características (base, valor posicional e função do zero), utilizando, inclusive, a composição e decomposição de números naturais e números racionais em sua representação decimal.

1 COMENTÁRIO

  1. Tuas atividades são maravilhosas, agradeço imensamente por compartilhar! Simplesmente encantada, e olho que faz muito tempo que lhe sigo e sempre tem novidades! Mais uma vez, obrigada!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.