sistema de numeração decimal

Sistema de numeração decimal – Vamos lembrar…

Olá, amigos do sosprofessoratividades.com, mais uma atividade planejada para as turmas do 4º e 5º anos do ensino fundamental.

A atividades “Sistema de numeração decimal (SND)” é uma atividade de fixação, indicada para as turmas do terceiro ao quinto ano, com leitura e escrita de números naturais.

Atividades

Esta atividade faz parte da subcategoria Números, onde temos diversas atividades voltadas para o ensino de números, algarismos romanos, Sistema de numérico decimal etc. Você pode utilizá-las como atividades complementares, sabendo que cada uma delas contribui para a melhor compreensão de outra atividade. A gama de material é muito rica, vale a pena consultar. Veja as imagens no Números – Pinterest.

Há alguns exemplos de atividades em nossas coleções que podem te ajudar na preparação de sua aula. Acesse a nossa coleção de Recursos Pedagógicos, onde temos diversas atividades abortando temas de interesse dos aulos.

Você também pode estar interessado em ver:

Você pode compartilhar em suas redes sociais os dados ou o link do Blog ou da postagem que lhe agradar, como também, e se for permitido em sua escola, os resultados alcançados com sua turma. No final da postagem, deixamos o link para ser copiado.

Nosso objetivo é ajudar e caso queira fazer um comentário, utilize o espaço apropriado no final de cada POST.

 

O Sistema de Numeração Decimal – SND

No mundo ocidental, o sistema de numeração decimal (SND) é o mais utilizado. Existem muitos outros sistemas numéricos, mas a sociedade decidiu usar o SND como padrão.

Por quê?

Acho que a razão é que as pessoas têm 2 mãos (e 2 pés) com 5 dedos, e contar de 1 a 10 parece natural. Quando você chega a 10, começa do zero para chegar a 20. Esse é o meu palpite, um palpite bastante sólido.

O sistema de numeração decimal foi inventado pelos indianos e popularizado pelos árabes, e ainda é chamado de sistema de numeração hindu-árabe. Diz-se que o sistema de numeração decimal tem base 10 porque usa 10 dígitos, de 0 a 9.

Os dígitos são posicionais, o que significa que o dígito tem um peso (valor) diferente dependendo da posição. O 1 dígito do número 10 tem um valor diferente do número 31, porque 10 nele é colocado na posição 2 (dezena), e 31 nele é colocado na posição 1 (unidade). Qualquer número no sistema de numeração decimal pode ser decomposto como a soma de outros números, multiplicada pela potência de 10, dependendo de sua posição. Começando na posição 0 da direita.

Embora isso possa parecer óbvio, porque você usa esse sistema desde criança, nem todo sistema numérico funciona dessa maneira. O sistema de numeração romano, amplamente utilizado na Europa desde a Roma Antiga até o final da Idade Média, também utiliza a “base 10”, mas não posicional. Para representar 10 você usou a letra X, para representar 100 você usou C, para representar 1000 você usou M. Em algarismos romanos, o número 243 no sistema de numeração decimal pode ser representado como CCXLIII.

Utilizando algarismos romanos, você não pode simplesmente mover as letras de posição para mudar seu significado. Letras com valor maior são sempre movidas para a esquerda em comparação com letras com valor menor. Exceto quando o valor da letra será diminuído, e queremos seu antecessor imediato.  Por exemplo para formar 4 usando IV, ou para formar o 9 IX, assim por diante (mas isso é outro tópico, vamos voltar aos números decimais).

Há diversas atividades com SND que complementam esta atividade, como por exemplo Sistema de numeração decimal – Qual é o número? – SOS Professor Atividades – 5º ano vale a pena visitar nossa subcategoria SND.

Amostras

As amostras são imagens da atividade “Sistema de numeração decimal” para visualização de como ela é.

Logo abaixo temos o botão “Clique na imagem para baixar a atividade em PDF”, para quem quiser baixar no computador.

Vamos lembrar...

Quer Compartilhar?

Compartilhe o link da atividade. Obrigada♥

Sistema de numeração

https://sosprofessoratividades.com/sistema-de-numeracao-decimal/

 

Aviso de propriedade

Todos os direitos reservados ao @sosprofessoratividades.com.

É proibido distribuir, reproduzir ou vender este material por qualquer meio, seja eletronicamente ou impresso, bem como reivindicá-lo como seu e tentar modificar ou remover avisos de direitos autorais, logotipos ou marcas d’água, uma vez que é protegido por direitos autorais.

O não cumprimento é uma violação da Lei de Direitos Autorais, nº 9.610/98, e pode ter consequências legais.

Clique na imagem para baixar a atividade em PDF

Coala2

ATENÇÃO!
Caso esteja baixando via celular, talvez seja necessário fazer
login em sua conta do Google.
Baixando através de um computador não é necessário fazer login.

 

Objetos do conhecimento:

Composição e decomposição de um número natural de até cinco ordens, por meio de adições e multiplicações por potências de 10. Sistema de numeração decimal: leitura, escrita e ordenação de números naturais (de até seis ordens).

Habilidades da BNCC:

(EF05MA01) Ler, escrever e ordenar números naturais até a ordem das centenas de milhar com compreensão das principais características do sistema de numeração decimal.

(EF04MA01) Ler, escrever e ordenar números naturais até a ordem de dezenas de milhar.

2 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.