Ortografia de substantivos com final eza
Amigos e amigas do Sosprofessoratividades.com! É um prazer ter você aqui.
Quando se deve usar S ou Z?
A proposta de hoje é trabalhar a ortografia de substantivos com a terminação eza, esclarecendo para a turma que o substantivo que deriva de um adjetivo é escrito com z. Para isso, utilizamos como base a música Que beleza – de Tim Maia. Seria interessante e animado fazer a leitura do texto ouvindo e cantando a música.
Lembrete: O substantivo é uma classe de palavras com que se designam os seres, ações, objetos, características, sentimentos, estados etc., isto é, é o nome que damos a tudo que existe.
Caso você goste, escreva o que você vivenciou com esta atividade em sala de aula em sua rede social. A turma gosta e nós nos sentimos honrados.
Você também pode estar interessado:
Interpretação de texto – SOS Professor Atividades
Gramática – SOS Professor Atividades
Substantivos – SOS Professor Atividades
Ortografia – SOS Professor Atividades
Ortografia S ou SS – SOS Professor Atividades – Do 3º ao 5°ano
Ortografia regras
O ensino da grafia correta das palavras deve ser entendido como um processo de construção individual do aluno, para isso, é imprescindível a intervenção do professor nesse processo de aprendizagem. Afinal, ao mesmo tempo que as normas ortográficas não podem ser impostas ao aluno, também não se pode esperar que ele as aprenda sozinho.
Solicitar aos alunos que recitem regra ou copiem várias vezes uma palavra que tenham escrito de maneira “errada” são modos ineficazes de ensinar ortografia. O fato de decorar uma regra ou escrita de uma determinada palavra não é sinônimo de entendimento da função das normas ortográficas. Deve-se ter em mente que o aprendiz precisa refletir sobre suas dificuldades ortográficas.
Umas das contribuições mais importantes recebidas pelos linguistas em pesquisas recentes é a redefinição da noção de erro de grafia. Em seus estudos, RAMOS atesta que,
“Em vez de ser concebido como evidência de uma falha de domínio de alguma das regras ortográficas, o erro é concebido como evidência da aplicação de uma hipótese sobre o sistema ortográfico. O erro mostra que o aprendiz está realizando uma etapa desse processo, testando uma hipótese formulada por ele com base em seu conhecimento prévio e sua habilidade de formular e aplicar generalizações.”
Partindo desse princípio, ela conclui que o estudo dos erros seria um modo pertinente de identificar e descrever as hipóteses e estratégias por meio das quais o aluno constrói seu conhecimento linguístico.
Amostras
As amostras são imagens da atividade para mostrar como eles são. Logo abaixo temos o botão “Clique na imagem para baixar a atividade em PDF”, para quem quiser baixar no computador.
Aviso de propriedade
Todos os direitos reservados ao @sosprofessoratividades.com.
É proibido distribuir, reproduzir ou vender este material por qualquer meio, seja eletronicamente ou impresso, bem como reivindicá-lo como seu e tentar modificar ou remover avisos de direitos autorais, logotipos ou marcas d’água, uma vez que é protegido por direitos autorais.
O não cumprimento é uma violação da Lei de Direitos Autorais, nº 9.610/98, e pode ter consequências legais.
Quer compartilhar?
Compartilhe o link. Obrigada♥
https://sosprofessoratividades.com/ortografia-eza/
Clique no quadro para baixar o arquivo em PDF
ATENÇÃO
Caso esteja baixando via celular, talvez seja necessário fazer
login em sua conta do Google.
Baixando através de um computador não é necessário fazer login.
Habilidade da BNCC:
(EF04LP01) Grafar palavras utilizando regras de correspondência fonema-grafema regulares diretas e contextuais.
(EF05LP01) Grafar palavras utilizando regras de correspondência fonema-grafema regulares, contextuais e morfológicas e palavras de uso frequente com correspondências irregulares.
(EF04LP08) Reconhecer e grafar, corretamente, palavras derivadas com os sufixos -agem, -oso, -eza, -izar/-isar (regulares morfológicas).
Música para opiar e colar no Word
Que beleza
Que beleza é sentir a natureza
Ter certeza pra onde vai e de onde vem
Que beleza é lhe dá pureza
E sem medo distinguir o mal e o bem
Uh uh uh que beleza
Uh uh uh que beleza
Que beleza é saber seu nome
Sua origem, seu passado e seu futuro
Que beleza é conhecer o desencanto
Viver tudo bem mais claro no escuro
Uh uh uh que beleza
Uh uh uh que beleza
Abra a porta e vá entrando
Felicidade vai brilhar no mundo
Que beleza
Que beleza
Que beleza
Que beleza
TIM MAIA