Boitatá 2
Boitatá 2 – é uma atividade de português inspirada na lenda do Boitatá, o guardião da floresta. Apresenta a parte de interpretação do texto e revisão gramatical. Adequada para os alunos do quarto e quinto ano.
Você também pode estar interessado em ver:
Amostras
da atividade Boitatá 2
Quer compartilhar? Compartilhe o link.
Obrigada♥
Clique no quadro para baixar a atividade
Boitatá 2
Habilidades da BNCC:
(EF15LP03) Localizar informações explícitas em textos.
(EF35LP03) Identificar a ideia central do texto, demonstrando compreensão global.
(EF35LP04) Inferir informações implícitas nos textos lidos.
(EF04LP07) Identificar em textos e usar na produção textual a concordância entre artigo, substantivo e adjetivo (concordância no grupo nominal).
ATENÇÃO!
Caso esteja baixando via celular, talvez seja necessário fazer
login em sua conta do Google.
Baixando através de um computador não é necessário fazer login.
Texto para copiar e colar no Word.
Boitatá, o guardião da floresta
Boitatá era uma cobra muito esperta. Por isso se deu bem quando uma grande tragédia se abateu sobre a floresta. De repente, o dia ficou noite. Confusos, o Sol, a Lua e as estrelas sumiram do céu. Caiu então uma baita tempestade.
Na escuridão, ninguém enxergava nada. As águas subiam. Homens e bichos procuravam lugar pra se proteger. Boitatá encontrou um abrigo no alto da montanha. Lá ficou dormindo. Quando o dilúvio passou, ele despertou. Mas, por ter ficado tanto tempo na escuridão, não conseguia enxergar bem na claridade.
Então arregalou bem os olhos. E assim ficou até o sol se pôr. Nos dias seguintes, fez a mesma coisa. Resultado: absorvia mais e mais a luz. O corpo ficou luminoso como uma fogueira. Tornou-se protetora das matas. Sempre que vê alguém cortando árvores, transforma-se em serpente de fogo encantada. Que medo! Os desmatadores fogem apavorados. Nunca mais voltam.
Cobra-de-fogo
Boitatá também é conhecido por Baitatá. O nome vem do tupi, a língua dos índios. Quer dizer rápido, passageiro, que não dura. O fogo da cobra encantada é fátuo. Só se manifesta na hora do perigo.
Curiosidades
O tupi contribuiu para o enriquecimento da nossa língua. Nós repetimos as palavras que vieram dos índios, mas nem sempre sabemos o que querem dizer.
Veja algumas curiosidades:
Aracaju: tempo de caju
Carioca: casa de branco
Curitiba: muito pinhão, pinheiral
Goiás: gente da mesma raça
Ipanema: água suja
Pará: mar
Paraguai: rio do papagaio
Paraíba: rio ruivo ou encachoeirado
Paraná: rio afluente
Sergipe: rio dos siris
Pindorama: terra das palmeiras
Post: Boitatá 2