Como era a vida em um navio negreiro?

Amigos e amigas do Sosprofessoratividades! Obrigado por sua participação no nosso site.

Esta postagem nos remete a uma época muito triste da humanidade. Homem escravizando homem. Havia distinção entre as pessoas, entre senhores e escravos. O homem passou a ser um produto que se chamava escravo.

Todos sabemos de como foi triste e cruel o tempo da escravidão. Seres humanos tratados como animais. Os navios negreiros eram verdadeiras tumbas flutuantes. Veja como era feito o transporte dos negros escravizados.

A atividade é composta por duas folhas contendo texto e interpretação sobre o tema – Navio negreiro.

Você também pode estar interessado em ver:

Sosprofessoratividades – Literatura

Lapbook: Contribuições africanas

Cada um com seu jeito, cada jeito é de um! – SOS Professor Atividades

Mar tenebroso

Nos acompanhe também no nosso Pinterest  vendo nossas atividades, e  no blog em alguma atividade de seu interesse pesquise no “O que você procura?”.

Amostras

da atividade Como era a vida em um navio negreiro?

Quer compartilhar? Compartilhe o link.
Obrigada

Como era a vida em um navio negreiro? – SOS Professor Atividades

Clique no quadro para baixar em PDF

da atividade Como era a vida em um navio negreiro?

navio NEGREIRO

ATENÇÃO!
Caso esteja baixando via celular, talvez seja necessário fazer
login em sua conta do Google.
Baixando através de um computador não é necessário fazer login.

Habilidades da BNCC:

(EF04HI09) Identificar as motivações dos processos migratórios em diferentes tempos e espaços e avaliar o papel desempenhado pela migração nas regiões de destino.

(EF04HI06) Identificar as transformações ocorridas nos processos de deslocamento das pessoas e mercadorias, analisando as formas de adaptação ou marginalização.

(EF04HI02) Identificar mudanças e permanências ao longo do tempo, discutindo os sentidos dos grandes marcos da história da humanidade (nomadismo, desenvolvimento da agricultura e do pastoreio, criação da indústria etc.).

(EF04HI10) Analisar diferentes fluxos populacionais e suas contribuições para a formação da sociedade brasileira.

(EF07HI15) Discutir o conceito de escravidão moderna e suas distinções em relação ao escravismo antigo e à servidão medieval.

 

Para copiar e colar no Word

Como era a vida em um navio negreiro?

As condições eram precárias e desumanas. As embarcações tinham porões adaptados para traficar para o continente americano homens, mulheres e crianças escravizadas. Por causa do longo trajeto pelo Oceano Atlântico e pela forma cruel como as pessoas eram tratadas, os cargueiros foram apelidados de “tumbeiro”. Em média, a cada 309
embarcados nestas tumbas flutuantes, 40 morriam no caminho. No Brasil, os primeiros navios atracaram em 1531 e continuaram em atividade mesmo após 1855, quando o tráfico foi abolido no Atlântico cerca de 4 milhões de escravos entraram no país, é quase metade dos 10,2 milhões que foram arrancados de suas vidas e trazidos à força para as Américas.

Ozeias Fernandes

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui