Mar tenebroso
Atividade – Mar Tenebroso – elaborada de acordo com a BNCC. Composta por duas folhas de interpretação do texto e imagem, que falam sobre o receio que os primeiros navegadores tinham em navegar “por mares nunca dantes navegados”, o oceano Atlântico.
Atividades relacionadas:
Descobrimento Do Brasil – Resumo
Como Era A Vida Em Um Navio Negreiro?
Terra à Vista – Descobrimento Ou Invasão?
Lendas – Mar Tenebroso –
No período da história que decorreu entre o século XV e o início do século XVII (era dos descobrimentos), existiam inúmeras lendas que falavam sobres os monstros marinhos que habitavam as águas do oceano Atlântico. De acordo com as lendas, estes terríveis monstros podiam afundar qualquer navio e mergulha-lo em uma escuridão constante. O Atlântico era onde todos os navios naufragariam nas ondas medonhas ou nas águas ferventes. Daí vem o nome Mar tenebroso.
D. Henrique
No início do século XV, Portugal tornou-se o centro de estudos de navegação, através do estímulo do infante D. Henrique, o Navegador. Este príncipe reunia em sua residência, em Sagres, Algarve, navegadores, cosmógrafos, cartógrafos, mercadores e aventureiros a fim de ensinarem e aprenderem os segredos dos mares. A partir daí, tudo mudou…
Maquete de Nau portuguesa no Museu do Mar em Cascais – Portugal.
Expansão Marítima Europeia
A Expansão Marítima Europeia foi um dos maiores feitos realizados pela humanidade, a superação dos perigos reais e imaginários e a transposição dos oceanos promoveram a partir do século XV, uma intensa globalização.
Saiba mais em Brasil Escola
Amostras
Quer compartilhar? Compartilhe o link.
Obrigada♥
Habilidades da BNCC:
(EF15LP03) Localizar informações explícitas em textos.
(EF35LP03) Identificar a ideia central do texto, demonstrando compreensão global.
(EF35LP04) Inferir informações implícitas nos textos lidos.
(EF35LP05) Inferir o sentido de palavras ou expressões desconhecidas em textos, com base no contexto da frase ou do texto.
(EF05HI09) Comparar pontos de vista sobre temas que impactam a vida cotidiana no tempo presente, por meio do acesso a diferentes fontes, incluindo orais.