Flipbook Literário
Ola, amigos e amigas do sosprofessoratividades.com, vamos a mais uma atividade para os nossos pequenos do ensino fundamental.
Flipbook Literário é uma atividade para ser trabalhada com os alunos após a leitura de um livro paradidático, de uma forma divertida, saindo um pouca das tradicionais fichas literárias. O aluno é levado a fazer um reconto do livro lido, escrevendo sobre o ambiente onde se passa a história, os personagens e no final faz um reconto dividindo o livro em três partes: início, meio e fim.
Por apresentar um formato de flipbook, os alunos realizam a atividade de forma mais interessada e descontraída.
Você pode compartilhar, em suas redes sociais, os dados ou o link do Blog ou da postagem, como também, e se for permitido em sua escola, os resultados alcançados com sua turma. No final da postagem, há uma indicação do link para ser copiado e compartilhado. Nosso objetivo é ajudar e caso queira fazer um comentário, utilize o espaço apropriado no final de cada POST.
Você encontra mais atividades em:
Ficha Literária – SOS Professor Atividades
Literatura – SOS Professor Atividades
Livros – SOS Professor Atividades
Explorando os gêneros literários
O que são gêneros literários exemplos?
Os gêneros literários são categorias que organizam todos os tipos de textos literários pelas semelhanças formais, estruturais e temáticas que eles possuem.
Por que devemos trabalhar gêneros literários?
Muitas vezes, os alunos encontrarão um tipo de história que gostam de ler e nunca terão a chance de sair da rotina de leitura. Ao expor seus alunos a diferentes gêneros de textos, você pode abrir tantos novos mundos de leitura! Se isso por si só não for motivo suficiente para iniciar um estudo de gênero em sua sala de aula, considere como cada gênero tem seu próprio propósito e conjunto de recursos.
Se seus alunos nunca forem expostos à literatura tradicional, como fábulas e mitos, eles podem nunca conhecer a maravilha de contar histórias orais e passar histórias de geração em geração. Se eles nunca lerem biografias, eles podem não entender o valor de contar uma história em ordem cronológica. Se eles não lerem textos informativos desde tenra idade, eles podem ter dificuldades mais tarde com habilidades de pesquisa e compreensão de vocabulário específico do conteúdo.
Distinção entre ficção e não-ficção
A primeira habilidade é distinguir entre ficção e não-ficção. Uma estratégia que você pode usar para ensinar isso em sala de aula é com um tipo de livro. Dívida sua classe em grupos de 3-4 alunos e tenha uma pilha de livros para cada pequeno grupo explorar. Certifique-se de incluir livros de ficção e não-ficção, e peça-lhes para folhear os livros e discutir o que eles percebem sobre cada um dentro de seu grupo. Em seguida, peça-lhes para classificar os livros, mas não diga a eles categorias específicas para classificá-los… apenas veja o que acontece naturalmente.
Voltem para uma discussão em classe sobre o que eles notaram e como classificaram os livros. Enquanto eles compartilham o que notaram com você, escreva-os em tiras de frases ou cartões grandes. Algumas coisas comuns que eles podem apontar, ou que você pode precisar orientá-los, incluem:
- Alguns livros têm desenhos ou ilustrações, alguns têm fotografias reais;
- Alguns livros têm pessoas falando;
- Alguns livros falam sobre coisas inventadas como animais falantes;
- Alguns livros falam sobre coisas reais como animais ou clima ou pessoas famosas.
Neste ponto, você pode apresentar as palavras ficção e não-ficção para seus alunos, explicando que a escrita de ficção é obra da imaginação de um autor e destina-se a entreter o leitor, já a escrita de não-ficção destina-se a informar os leitores sobre o mundo real.
Passe alguns minutos classificando as tiras de frases ou cartões de índice em um gráfico âncora de duas colunas rotulado Ficção e Não-Ficção. Conhecendo esses dois rótulos agora, incentive seus alunos a classificar seus livros em categorias de ficção e não-ficção. Visite cada grupo brevemente para verificar a compreensão e montar o andaime conforme necessário.
Distinguindo entre ficção realista e fantasia
A segunda lição importante sobre gêneros envolve aprofundar-se mais especificamente na ficção e dividi-la em ficção realista e fantasia. Uma maneira de ensinar isso é compartilhar dois livros ilustrados com sua classe (um de ficção realista e um de fantasia) e ter uma discussão de comparação imediatamente depois. Crie um gráfico de duas colunas, mas não rotule cada coluna para começar, e liste as características que os alunos notam sobre cada livro, um livro por coluna. Finalmente, introduza os termos “Fantasia” e “Ficção Realista” ao rotular cada coluna.
Com sua classe, crie uma definição gerada pelo aluno de cada termo para incluir neste gráfico âncora. A coisa mais importante a enfatizar e certificar-se é evidente em sua definição, é que a ficção realista PODE acontecer, mas a fantasia NÃO PODE.
Reconhecendo outros gêneros
A terceira habilidade é identificar características de outros gêneros. Criar um gráfico de âncora de aula em andamento é uma ótima maneira de ensinar uma variedade de gêneros e pode ser adaptado para qualquer nível de ensino fundamental. Tudo o que você precisa para começar é um gráfico simples de três colunas com os seguintes rótulos: Gênero, Recursos e Exemplos. Consulte o recurso incluído para obter um exemplo deste gráfico âncora.
Você pode introduzir um gênero de cada vez com base no currículo de sua escola ou distrito. Se você escolher esse método, compartilhe 2 ou 3 exemplos do gênero específico e faça uma discussão em classe sobre os recursos que todos os livros têm em comum. Se os alunos não puderem nomear o gênero específico, nomeie-o por eles, adicionando-o ao gráfico e crie uma definição gerada pelo aluno. Liste as histórias que você compartilhou como exemplos e adicione outras ao longo do ano à medida que as encontrar.
Se você prefere introduzir vários gêneros ao mesmo tempo, ou está ensinando no ensino fundamental e só precisa fazer uma revisão básica do gênero, talvez prefira começar com um tipo de livro ou uma caça ao tesouro. Para um tipo de livro, forneça a pequenos grupos de alunos um conjunto de livros, de uma variedade de gêneros. Peça-lhes para folhear os livros e anotar as características que notam em cada um em notas adesivas. Em seguida, peça-lhes que classifiquem os livros de acordo com características comuns.
Reúna-se em classe para discutir como eles classificaram os livros e adicione esses gêneros ao seu gráfico âncora. Se você optar por começar com uma caça ao tesouro, dê aos alunos um determinado período para pesquisar na biblioteca da escola ou na biblioteca da sala de aula. Você pode pedir que eles gravem uma lista de quantos gêneros puderem encontrar, ou você pode querer que eles extraiam exemplos específicos para uma variedade de gêneros.
Ensinar gêneros para alunos do ensino fundamental não é uma aula de um dia de forma alguma. Será uma progressão contínua de série a série, e até mês a mês dentro de um ano letivo. Se você priorizar o compartilhamento de exemplos ricos de uma ampla variedade de gêneros literários com sua classe, eles se tornarão melhores leitores e aprenderão a apreciar o valor único de cada gênero.
Amostras
As amostras são imagens da atividade “Flipbook Literário” para visualização.
Logo abaixo temos o botão “Clique na imagem para baixar a atividade em PDF”, para quem quiser baixar no computador.
Aviso de propriedade
Todos os direitos reservados ao @sosprofessoratividades.com.
É proibido distribuir, reproduzir ou vender este material por qualquer meio, seja eletronicamente ou impresso, bem como reivindicá-lo como seu e tentar modificar ou remover avisos de direitos autorais, logotipos ou marcas d’água, uma vez que é protegido por direitos autorais.
O não cumprimento é uma violação da Lei de Direitos Autorais, nº 9.610/98, e pode ter consequências legais.
ATENÇÃO!
Caso esteja baixando via celular, talvez seja necessário fazer
login em sua conta do Google.
Baixando através de um computador não é necessário fazer login.
Quer compartilhar?
Compartilhe o link. Obrigada♥
https://sosprofessoratividades.com/Flipbook-Livro/
Habilidades da BNCC:
(EF15LP02) Estabelecer expectativas em relação ao texto que vai ler (pressuposições antecipadoras dos sentidos, da forma e da função social do texto), apoiando-se em seus conhecimentos prévios sobre as condições de produção e recepção desse texto, o gênero, o suporte e o universo temático, bem como sobre saliências textuais, recursos gráficos, imagens, dados da própria obra (índice, prefácio etc.), confirmando antecipações e inferências realizadas antes e durante a leitura de textos, checando a adequação das hipóteses realizadas.