A viagem de Colombo
Vamos “falar” hoje sobre Colombo. Os portugueses e espanhóis iniciaram o processo das grandes navegações, lançando-se em mares desconhecidos com o objetivo de encontrar uma rota marítima para as Índias.
Venho hoje com uma proposta de pesquisa.
Ela pode ser realizada em casa ou na escola com o auxílio do computador ou material selecionado pelo aluno.
Um pouco de história
As Grandes Navegações foram o processo de exploração do Oceano Atlântico realizado pioneiramente por Portugal no século XV e acompanhado por outros países europeus ao longo do XVI. Levaram a uma série de “descobrimentos” por parte dos europeus e resultaram, por fim, na chegada europeia ao continente americano em 1500.
Por meio das Grandes Navegações, iniciou-se a colonização da América e consolidou-se a passagem da Idade Média para a Idade Moderna.
Quando o assunto são as Grandes Navegações, o pioneirismo português sempre se destaca. Foi a partir do exemplo dado por Portugal que outros países da Europa, como Espanha e França, lançaram-se à navegação e exploração do Oceano Atlântico. O pioneirismo português foi resultado de uma série de condições que permitiram a esse pequeno país da Península Ibérica lançar-se nessa empreitada.
Na época, Portugal reunia condições políticas, econômicas, comerciais e geográficas que tornaram possível seu papel pioneiro. O resultado disso foi a “descoberta” de diversos locais desconhecidos pelos europeus, além da abertura de novas rotas e o surgimento de novas possibilidades de comércio. Para os portugueses, todo esse processo culminou na chegada da expedição de Pedro Álvares Cabral ao Brasil, em 1500.
Alguns fatores explicam esse pioneirismo de Portugal:
- Monarquia consolidada;
- Território unificado;
- Investimento no desenvolvimento de conhecimento náutico;
- Interesse da sociedade na expansão do comércio;
- Investimentos estrangeiros no comércio;
- Posição geográfica.
Leia mais no site História do mundo
Você sabe quem foi Colombo?
Cristóvão Colombo (1451-1506) foi um navegador genovês, comandante da frota espanhola que chegou às terras do “Novo Mundo”, em 12 de outubro de 1492. Acreditando ter alcançado as Índias pelo caminho do Ocidente, morreu sem saber que encontrara terras de um novo continente, na região da atual América Central.
Cristóvão Colombo (1451-1506) nasceu em Gênova, na Itália, no ano de 1451. Filho de um modesto tecelão, Domenico Colombi e de Susana Fontanarossa, foi o primogênito de cinco irmãos.
Possuía conhecimentos de geografia, astronomia, e matemática, mas é discutível que tenha frequentado a Universidade de Pádua. Dedicou-se ao desenho e a leitura de livros sobre navegação, entre eles O Milhão, de Marco Polo. O exemplar que lhe pertenceu, cheio de anotações nas margens, pode ser visto na Biblioteca Colombiana de Sevilha.
O princípio da carreira de navegador:
Com 14 anos começou a navegar em navios mercantes que percorriam a costa da Ligúria.
Com 22 anos, comandou um navio fretado por Renato II D’Anjour, pretendente ao trono de Nápoles, com o objetivo de interceptar uma embarcação do rei de Aragão, João II.
Em 1476, chegou a Portugal. Em 1477 participou de uma expedição que chegou à Islândia. Nos 10 anos em que ficou em Portugal (1476-1485) desenhou mapas e fez várias viagens, uma para Gênova e outras ao longo da costa africana. Cuidou dos interesses de importantes firmas genovesas.
Saiba mais em Ebiografia
Amostra
Quer compartilhar? Compartilhe o link.
Obrigada♥
Habilidades da BNCC:
(EF04LP21) Planejar e produzir textos sobre temas de interesse, com base em resultados de observações e pesquisas em fontes de informações impressas ou eletrônicas, incluindo, quando pertinente, imagens e gráficos ou tabelas simples, considerando a situação comunicativa e o tema/assunto do texto.
(EF15LP03) Localizar informações explícitas em textos.
(EF35LP03) Identificar a ideia central do texto, demonstrando compreensão global.
(EF35LP04) Inferir informações implícitas nos textos lidos.
(EF35LP05) Inferir o sentido de palavras ou expressões desconhecidas em textos, com base no contexto da frase ou do texto.
(EF04HI07) Identificar e descrever a importância dos caminhos terrestres, fluviais e marítimos para a dinâmica da vida comercial.
Parabéns pelo seu trabalho!
Obrigada♥