Cascão – O príncipe
Cascão – O príncipe é uma atividade de produção de texto.
Você também pode estar interessado em ver mais atividades:
Produção de texto
O texto é uma manifestação escrita acerca das ideias de um autor. Eles têm a função de transmitirem mensagens.
Do grego, a palavra “texto” significa “tecido”. Assim, se pensarmos em sua dimensão etimológica, as palavras seriam os fios e o texto seria o tecido completo e organizado.
A Produção de Textos ou Produção Textual é uma categoria da Língua Portuguesa que se ocupa do estudo do reconhecimento da estrutura dos vários tipos de textos, das intenções e das funções de cada mensagem.
A Produção de Textos predispõe de análise dos elementos necessários e que concorrem para uma redação coerente e coesa, bem como trabalhar as competências que auxiliam a manifestação da escrita.
Observando o desenho em quadrinhos, o aluno terá que escrever a historia que ele achar mais conveniente. Ela terá que ter o desenvolvimento baseado nos quadrinhos para forçar o direcionamento entre o que se escreve (produz) e que se vê.
Vale muito da criatividade do aluno, mas o que se quer é um texto que tenha começo, meio e fim, onde se entenda o que está sendo mostrado pelo aluno, na capacidade e no entendimento dele. Não force, deixe fluir.
Amostra
Quer compartilhar? Compartilhe o link.
Obrigada♥
Clique no quadro para baixar o arquivo em PDF
Cascão – O príncipe
ATENÇÃO
Caso esteja baixando via celular, talvez seja necessário fazer
login em sua conta do Google.
Baixando através de um computador não é necessário fazer login.
Habilidades da BNCC:
(EF35LP07) Utilizar, ao produzir um texto, conhecimentos linguísticos e gramaticais, tais como ortografia, regras básicas de concordância nominal e verbal, pontuação (ponto final, ponto de exclamação, ponto de interrogação, vírgulas em enumerações) e pontuação do discurso direto, quando for o caso.
(EF35LP08) Utilizar, ao produzir um texto, recursos de referenciação (por substituição lexical ou por pronomes pessoais, possessivos e demonstrativos), vocabulário apropriado ao gênero, recursos de coesão pronominal (pronomes anafóricos) e articuladores de relações de sentido (tempo, causa, oposição, conclusão, comparação), com nível suficiente de informatividade.
(EF35LP25) Criar narrativas ficcionais, com certa autonomia, utilizando detalhes descritivos, sequências de eventos e imagens apropriadas para sustentar o sentido do texto, e marcadores de tempo, espaço e de fala de personagens.