Dia dos namorados
Que bom ver você por aqui!
A proposta de atividade de hoje é produção de texto – Dia dos namorados. Produção de texto, onde o aluno primeiro cria o diálogo e escreve dentro dos balões da história em quadrinhos. Depois, o aluno passa a história em quadrinhos com as falas produzidas por ele, para a forma de texto. Explorando bem a parte narrativa e completando com as falas dos balões.
Atividades relacionadas em:
O Dia dos namorados aqui no Brasil é comemorado no dia 12 de junho, dia anterior ao Dia de Santo Antônio – o santo casamenteiro 13 de junho. Nos países europeus e nos EUA, o dia dos namorados é o Dia de São Valentim, comemorado em 14 de fevereiro. A data é uma referência a um padre romano chamado Valentim, que no século III foi condenado à morte por contrariar as ordens do imperador Cláudio II.
Entenda melhor o Valentine’s day.
O Valentine’s Day ou Dia de São Valentim é comemorado em 14 de fevereiro. A ocasião conquistou maior popularidade nos Estados Unidos, mas São Valentim foi um sacerdote italiano condenado à morte por defender o direito de soldados do império romano se casarem, no século III.
O imperador Claudio II acreditava que soldados que tinham uma união estável eram piores em combate e não apresentavam um bom desempenho. Então, decidiu proibir os matrimônios.
Valentim, que resolveu realizar casamentos em segredo, foi descoberto e preso.
Encarcerado, ele se apaixonou por uma mulher e, em uma das cartas de amor, teria assinado “do seu Valentim”. Por isso, ao escrever um cartão no Valentine’s Day, o gesto inspira os enamorados de todo o mundo. A data é comemorada em diversos países como Canadá, Itália, Reino Unido, Suécia e no Japão.
No México, vizinho do território americano, Roberto Bolaños, criador do aclamado seriado Chaves, dedicou um episódio inteiro para falar sobre o Dia de São Valentim. No capítulo, personagens como Chiquinha, Popis e Nhonho escrevem cartas de afeto uns para os outros.
Amostra
Quer compartilhar? Compartilhe o link.
Obrigada♥
Habilidades da BNCC:
(EF35LP25) Criar narrativas ficcionais, com certa autonomia, utilizando detalhes descritivos, sequências de eventos e imagens apropriadas para sustentar o sentido do texto, e marcadores de tempo, espaço e de fala de personagens.
(EF02LP01) Utilizar, ao produzir o texto, grafia correta de palavras conhecidas ou com estruturas silábicas já dominadas, letras maiúsculas em início de frases e em substantivos próprios, segmentação entre as palavras, ponto final, ponto de interrogação e ponto de exclamação.