Insetos – Metamorfose da Borboleta

Atividade interativa onde o aluno irá identificar as etapas do processo de metamorfose da borboleta.

Vídeo

Como acontece a metamorfose?

É a lagarta que, transformada em crisálida ou casulo (para as mariposas), dará origem à borboleta. A natureza é capaz de truques de mágica extraordinários!

Como uma lagarta pode se transformar em borboleta? No entanto, eles são tão diferentes um do outro!

A feitura da crisálida e do casulo

A lagarta, uma vez atingido o tamanho adulto, vai tecer seu casulo (mariposa), o dia todo, com a seda que faz, para depois se transformar em crisálida dentro de seu casulo. A borboleta pode esperar vários meses antes de emergir para viver apenas alguns dias.

Para fazer a crisálida (borboleta diurna), a lagarta se agarra a um galho com um fio de seda. Muitas vezes, ele assume a cor das folhas ou galhos da árvore em que está localizado, tornando-se quase invisível.

Mas o que acontece na crisálida?

Metamorfose

O desenvolvimento da crisálida leva cerca de uma a duas semanas, mas a borboleta não emergirá até que as condições de luz solar e umidade sejam favoráveis. Ela pode, portanto, esperar entre algumas semanas e vários meses (para algumas mariposas).

Durante a fase de pupação, a lagarta se transforma em borboleta (ou imago). A ninfa vive de suas reservas e não se alimenta. Mas, por dentro, é a verdadeira reviravolta: os órgãos da lagarta são reorganizados para se adaptar à vida futura da borboleta. O cérebro e os olhos crescem, as antenas se alongam, as mandíbulas encolhem e a tromba se desenvolve. O trato digestivo se torna muito pequeno e os órgãos reprodutivos aparecem.

Emergência

Quando uma magnífica borboleta emerge da crisálida, falamos de emergência. A borboleta primeiro inala grandes baforadas de ar para inflar seu abdômen. Assim, ele dará lugar à crisálida para poder tirar a cabeça, as pernas e depois as asas.

Cuidado, se você ouvir o estalo da crisálida, significa que uma emergência está se preparando, a borboleta aparecerá em alguns segundos!

A borboleta permanece na posição correta com as asas abaixadas. Estes estão todos amassados, ele primeiro os inflará com ar misturado a um líquido que endurecerá as costelas das asas. Depois que suas asas ficarem rígidas, ele as deixará secar e, 1 a 2 horas depois, poderá voar para longe.

Amostras

da atividade Metamorfose da Borboleta

 

Quer compartilhar? Compartilhe o link.
Obrigada

Para baixar o PDF

CORUJAS
Todas as letras da senha são MAIÚSCULAS

ATENÇÃO!
Caso esteja baixando via celular, talvez seja necessário fazer
login em sua conta do Google.
Baixando através de um computador não é necessário fazer login.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.