Ordinais no aquário
Olá, amigos e amigas!
A atividade de hoje – Ordinais no aquário – é composta por duas folhas, na primeira tem um aquário com peixes numerados (números ordinais) e na segunda a atividade, onde o aluno deverá escrever por extenso os numerais ordinais correspondentes aos peixes do aquário.
Atividades relacionadas com números ordinais em:
O que os alunos precisam saber sobre os números ordinais.
Certamente, as primeiras coisas que os alunos precisam saber são as formas “primeiro”, “segundo”, “terceiro”, etc. Nos raros casos em que eles já conhecem algumas frações, pode ser útil dizer-lhes que os números ordinais são quase o mesmo (por exemplo, quinto / um quinto). Eles também podem estar cientes do uso de números ordinais em datas sem nunca fazer a conexão mental com outros usos, ou ter visto as formas 1ª, 2ª, etc. sem nunca ter pensado em como pronunciá-las.
Os alunos que não têm problemas com “primeiro” e “segundo” às vezes ainda dizem “vinte um” e “vinte e dois” para “vigésimo primeiro” e “vigésimo segundo”, então vale a pena ir até pelo menos 40 para mostrar a eles os padrões e para cobrir tudo o que eles precisam para entender. Outros alunos podem pronunciá-los corretamente, mas tente escrever formas curtas como 31 e 42.
Quando os números ordinais são e não são usados pode ser um problema, com o uso em inglês de ordinais nos nomes de reis e rainhas (por exemplo, Henrique Quinto), esses números ordinais também são utilizados quando se faz referência, por exemplo, à artigos, leis e capítulos.
Números ordinais.
Amostras
Quer compartilhar? Compartilhe o link.
Obrigada♥
Habilidades da BNCC:
(EF01MA01) Utilizar números naturais como indicador de quantidade ou de ordem em diferentes situações cotidianas e reconhecer situações em que os números não indicam contagem ou ordem, mas sim código de identificação.