Arredondamentos
A proposta traz subtrações com arredondamentos. O aluno deverá dar o resultado aproximado das subtrações presentes nas situações-problema.
Mas para quê aprender a fazer arredondamentos? A habilidade de fazer arredondamentos vai além da sala de aula. Muitas vezes nos pegamos arredondando números para fazer um cálculo.
Às vezes, você pode achar útil saber a resposta aproximada para um cálculo.
Você pode estar em uma loja e desejar saber amplamente quanto terá de pagar.
Você pode precisar saber aproximadamente quanto dinheiro você precisa para pagar algumas contas.
Você também pode querer saber aproximadamente qual é a resposta certa para um cálculo mais complicado, para verificar se o seu trabalho detalhado está correto.
Seja qual for a sua necessidade precisa, você quer saber como estimar ou aproximar a resposta certa.
Arredondamentos
Uma forma muito simples de estimativa é o arredondamento. O arredondamento costuma ser a habilidade-chave de que você precisa para estimar um número rapidamente. É aqui que você simplifica um número longo “arredondando” ou expressando em termos da unidade mais próxima, dez, cem, décimos ou um certo número de casas decimais.
Por exemplo, 1.654 para o milhar mais próximo é 2.000. Para os 100 mais próximos, é 1.700. Para a dezena mais próxima, é 1.650.
A maneira como funciona é simples: você olha para a casa número um à direita do nível para o qual está arredondando e vê se está mais próximo de 0 ou 10.
Na prática, isso significa que, se você for solicitado a arredondar para os 10 mais próximos, você analisa as unidades. Se você estiver arredondando para três casas decimais, verá a quarta casa decimal (o quarto número à direita da casa decimal) e assim por diante. Se esse número for 5 ou mais, você arredonda para cima para o próximo número, e se for 4 ou menos, você arredonda para baixo.
Estimativa
A estimativa pode ser considerada ‘ligeiramente melhor do que uma suposição fundamentada. Se um palpite for totalmente aleatório, um palpite bem informado pode ser um pouco mais próximo.
A estimativa, ou aproximação, deve fornecer uma resposta amplamente correta, digamos, com aproximação de 10 ou 100, se você estiver trabalhando com números maiores.
Provavelmente, a maneira mais simples de estimar é arredondar todos os números com os quais você está trabalhando para o 10 mais próximo (ou 100, se estiver trabalhando aos milhares no momento) e, em seguida, fazer o cálculo necessário.
Por exemplo , se você está estimando quanto terá que pagar, primeiro arredonde cada valor para cima ou para baixo para a unidade de moeda mais próxima, real, libra, dólar, euro etc. ou mesmo para as 10 unidades mais próximas e, em seguida, some os valores arredondados.
Muitas lojas gostam de dar preços que terminam em 0,09 e especialmente 0,99. A razão para isso é que uma camisa que custa 24,99 “parece” mais barata do que uma que custa 25,00. Ao comprar vários itens, pode ser útil manter um registro, uma estimativa do custo total, arredondando os itens para a unidade monetária mais próxima.
Se você está tentando calcular a quantidade de carpete de que precisará, arredonde o comprimento de cada parede até o metro ou meio metro mais próximo, se o cálculo for simples, e multiplique-os para obter a área.
Amostra
da atividade com arredondamentos
Baixe o arquivo em PDF
Quer compartilhar? Compartilhe o link.
Obrigada♥
Link da atividade com arredondamentos
Habilidades da BNCC:
(EF03MA04) Estabelecer a relação entre números naturais e pontos da reta numérica para utilizá-la na ordenação dos números naturais e também na construção de fatos da adição e da subtração, relacionando-os com deslocamentos para a direita ou para a esquerda.
(EF03MA05) Utilizar diferentes procedimentos de cálculo mental e escrito, inclusive os convencionais, para resolver problemas significativos envolvendo adição e subtração com números naturais.