Loteria de resultados
Olá, hoje com muita alegria trago aqui no site SOS Professor Atividades esta atividade de matemática -Loteria de resultados- que pode ser utilizada como fixação ou revisão dos algoritmos da multiplicação. É uma forma lúdica de trabalhar a tabuada e o mecanismos da multiplicação.
Quem é mais “antigo” com certeza lembra da Zebrinha da Loteria Esportiva que aparecia no Fantástico. Espero que os alunos acertem todas as multiplicações para não dar Zeba!
A atividade tem uma folha com uma tabela onde as multiplicações estão à esquerda e os “possíveis resultados” distribuídos em três colunas, lembrando assim, um volante de Loteria Esportiva.
É bom lembrar:
Durante muito tempo o aluno usa a estrutura aditiva para resolver multiplicação, isto é, ele resolve a multiplicação através da adição de parcelas iguais. Por exemplo, para efetuar 3 x 4 ele faz 4 + 4 + 4. Nas séries posteriores o aluno incorporará as tabuadas, utilizando, com menor frequência, a estrutura aditiva para resolver multiplicação. Contudo, é de grande importância que o professor trabalhe bem com sua turma a estrutura aditiva antes de começar a trabalhar com o algoritmo da multiplicação.
O aluno precisa assimilar que a multiplicação é uma adição de parcelas iguais e considera-se necessário que ele comece a estruturar com maior profundidade a multiplicação através de algumas de suas propriedades. Alguns alunos conseguem já apresentar a capacidade de fazer combinações, resolver situações-problema que envolvem estruturas multiplicativas.
Se houver dificuldade, deve-se oferecer ao aluno possibilidades de que ele possa resolver a situação manuseando material concreto ou através de desenhos.
Já
Algoritmo da multiplicação
Sabendo o resultado de multiplicações que envolvem apenas fatores menores ou iguais a 10, podemos definir um algoritmo que seja capaz de realizar qualquer multiplicação. Esse algoritmo será descrito a seguir a partir do exemplo seguinte: 25×482.
Primeiramente escreva os números a partir da casa das unidades, alinhando-as.
482
x 25
O primeiro número a ser multiplicado é o da casa das unidades da segunda linha. Ele deverá ser multiplicado por todo o primeiro número partindo da casa das unidades. Nesse caso, 5×2 = 10. No algoritmo acima, escreveremos:
1
482
x 25
0
Observe que o valor das unidades fica no resultado e o valor das dezenas “sobe”. Agora é hora de multiplicar 5×8. Lembre-se de somar a dezena que “subiu” ao resultado dessa multiplicação. Então, 5×8 = 40 e 40 + 1 = 41. Logo, teremos no algoritmo:
4 1
482
x 25
10
Por fim, multiplicaremos 5×4 = 20, que, somado a 4, resulta em 24. Como não há mais para onde “subir”, esse resultado será colocado por inteiro no local apropriado.
4 1
482
x 25
2410
Finalizadas as multiplicações referentes ao algarismo 5, iniciaremos as multiplicações referentes ao algarismo 2. Repare que esse número está na casa das dezenas, por isso, a primeira multiplicação deve ser colocada também na casa das dezenas, logo abaixo de 2410. Observe:
482
x 25
2410
4
Agora multiplique 2×8 = 16, deixe 6 e “suba” 1.
1
482
x 25
2410
64
Multiplique, por fim, 2×4 = 8 e some 1 ao resultado (8 + 1 = 9). No algoritmo, teremos:
1
482
x 25
2410
964
Para finalizar o cálculo, some os dois resultados encontrados:
1
482
x 25
2410
+ 964
12050
Propriedades da multiplicação
Existem quatro propriedades da multiplicação e uma que envolve multiplicação e adição.
São elas:
- Comutatividade;
- Associatividade;
- Existência de elemento neutro;
- Existência de elemento inverso multiplicativo;
- Distributividade.
Veja mais detalhadamente no site Brasil Escola
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Obrigada♥
Objetos de conhecimento:
- Propriedades das operações para o desenvolvimento de diferentes estratégias de cálculo com números naturais;
- Propriedades da igualdade.
Habilidades da BNCC:
(EF04MA05) – Utilizar as propriedades das operações para desenvolver estratégias de cálculo.
(EF04MA15) Determinar o número desconhecido que torna verdadeira uma igualdade que envolve as operações fundamentais com números naturais.
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