Algoritmo da multiplicação no QVL
Olá, amigos e amigas do sosprofessoratividades.com, vamos a mais uma atividade para os nossos pequenos dos anos iniciais do ensino fundamental.
A atividade proposta hoje, Algoritmo da multiplicação no QVL, é para ajudar a fixação e compreensão do processo do algoritmo da multiplicação, tão fundamental para o avanço dos alunos do quarto ano. Ela é indicada para a introdução das operações de multiplicação. Consideramos ser de suma importância que os alunos entendam as ideias da multiplicação e a suas regras.
A atividade está dividida em duas folhas, onde o professor escrever as multiplicações que quer trabalhar com a turma.
Você pode compartilhar, em suas redes sociais, os dados ou o link do Blog ou da postagem, como também, e se for permitido em sua escola, os resultados alcançados com sua turma. No final da postagem, há uma indicação do link para ser copiado e compartilhado. Nosso objetivo é ajudar e caso queira fazer um comentário, utilize o espaço apropriado no final de cada POST.
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O Algoritmo de Multiplicação Padrão
Esta é uma lição completa com explicações e exercícios sobre o algoritmo padrão de multiplicação (multiplicando-se em colunas), destinado normalmente ao quarto ano do ensino fundamental 1.
Primeiro, a lição explica (passo a passo) como multiplicar um número de dois dígitos por um número de um dígito.
O algoritmo padrão de multiplicação baseia-se no princípio que você já conhece: multiplicar em partes (produtos parciais), ou seja, basta multiplicar as e as dezenas separadamente, e adicionar.
No entanto, da forma padrão, a adição é feita ao mesmo tempo que a multiplicação. O cálculo parece mais compacto e requer menos espaço do que a “maneira fácil de multiplicar” que você aprendeu.
- Multiplique 53 por 4,
Da maneira padrão de multiplicar
Multiplique os:
4 × 3 = 12
Coloque 2 no lugar dos que estão, mas escreva o dígito de dezenas (1) acima da coluna dezenas como
uma pequena nota de memória. Você está se reagrupando (ou carregando).
Em seguida, multiplique as dezenas, adicionando o 10 que reagrupamos.
4 × 5 + 1 = 21
Escreva 21 na frente do 2.
Note que 21 dezenas significam 210!
“Do jeito fácil”
No “caminho fácil”, multiplicamos em partes, e a adição é feita separadamente.
Multiplique as unidades e escreva o valor achado na primeira linha.
Multiplique a unidade pela dezena e escreva o achado na segunda linha, acrescendo o 0 na casa da unidade.
Some os dois achados, para obter o resultado.
Multiplique 35 por 7,
A maneira padrão de multiplicar
Multiplique os:
7 × 5 = 35
Escreva o resultado da unidade e reagrupa as 3 dezenas (coloque as dezenas sobre a dezena do multiplicador)
Multiplique e adicione as dezenas:
7 × 3 + 3 = 24
Escreva o resultado (24) na frente da unidade (5) feita no cálculo acima.
“Do jeito fácil”
No “caminho fácil”, multiplicamos em partes, e a adição é feita separadamente.
Multiplique as unidades e escreva o valor achado na primeira linha.
Multiplique a unidade pela dezena e escreva o achado na segunda linha, acrescendo o 0 na casa da unidade.
Some os dois achados, para obter o resultado.
Com um número de 3 ou 4 dígitos você tem que se reagrupar muitas vezes.
Multiplique os primeiros fatores (unidades) da mesma forma que visto anteriormente:
4 × 3 = 12
Escreva o resultado (2) unidade do produto e reagrupe a dezena (1) para a coluna dezenas.
Em seguida, multiplique a dezena multiplicando pelo multiplicador, adicionando o 1 reagrupado Dezenas.
4 × 4 + 1 = 17
Escreva (7) no lugar das dezenas do produto e reagrupar a centena (1) para a coluna centena (observe que ele virou 100).
Então multiplique as centenas pelo multiplicador, adicionando o reagrupado 100.
4 × 2 + 1 = 9
Escreva 9 no lugar das centenas do produto, obtendo o resultado da multiplicação.
Agora com quatro algarismos no multiplicando.
Multiplique os:
5 × 2 = 10
Escreva o resultado (0) unidade do produto e reagrupe a dezena (1) para a coluna dezenas.
Em seguida, multiplique a dezena multiplicando pelo multiplicador, adicionando o 1 reagrupado Dezenas.
5 × 5 + 1 = 26
Escreva a dezena (6) no lugar das dezenas do produto e reagrupar a centena (2) para a coluna centena (observe que ele virou 200).
Então multiplique as centenas pelo multiplicador, adicionando o reagrupado 200.
5 × 6 + 2 = 32
Escreva 2 no lugar das centenas do produto e reagrupar o Três mil.
Multiplique os milhares.
5 × 7 + 3 = 38
Escreva 38 na frente do 260 (Milhar). Obtendo o resultado do produto.
Como fazer o a atividade
A atividade consiste em folhas para você escrever as multiplicações com números que contenham até 6 ordens na resposta. Você pode escolher os algarismos que quiser, observando exclusivamente este item. O aluno usando o algoritmo da multiplicação calcule
Caso você não saiba como utilizar esse material, vá na seguinte página do blog que explica tudo direitinho
Algoritmo da multiplicação Vídeo – SOS Professor Atividades – 4º e 5º ano
ou no Youtube
Veja o exemplo abaixo:
Gosto de trabalhar esse processo de multiplicação com lápis de cor, escolho vermelho para unidades e azul para as dezenas.
Assim, o aluno consegue visualizar bem o processo da multiplicação.
Amostras
As amostras são imagens da atividade Algoritmo da multiplicação no QVL para mostrar como eles são.
Logo abaixo temos o botão “Clique na imagem para baixar a atividade em PDF”, para quem quiser baixar no computador.
Observação importante: Amostras em branco para o professor escrever as multiplicações que quer trabalhar com a turma.
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Habilidades da BNCC:
(EF03MA03) Construir e utilizar fatos básicos da adição e da multiplicação para o cálculo mental ou escrito.
(EF03MA05) Utilizar diferentes procedimentos de cálculo mental e escrito, inclusive os convencionais, para resolver problemas significativos envolvendo adição e subtração com números naturais.
(EF04MA05) Utilizar as propriedades das operações para desenvolver estratégias de cálculo.
(EF04MA06) Resolver e elaborar problemas envolvendo diferentes significados da multiplicação (adição de parcelas iguais, organização retangular e proporcionalidade), utilizando estratégias diversas, como cálculo por estimativa, cálculo mental e algoritmos.
(EF04MA15) Determinar o número desconhecido que torna verdadeira uma igualdade que envolve as operações fundamentais com números naturais.