Brincando de casinha

 Brincando de casinha

Uma boa história em quadrinhos, o Brincando de casinha, é para ler, interpretar e comentar com a turma. Serve para mostrar a força que tem um bom exemplo.

A força de um exemplo supera toneladas de palavras e conselhos.

Você também pode estar interessado em ver mais atividades:

Acesse outros posts em: Sosprofessoratividades – Interpretação de Texto Sosprofessoratividades – história em Quadrinhos ou na área de históriaSosprofessoratividades – História.

No acompanhe também no nosso Pinterest  vendo nossas historias em quadrinhos , e  no blog em alguma atividade de seu interesse pesquise no “O que você procura?”, ou, no blog, uma atividade especial para o dia da árvore.

O Bom exemplo

A história em quadrinhos – Brincando de casinha – mostra como Cebolinha observa  os exemplos dados pelo pai. É  natural do ser humano espelhar-se em alguém para moldar seus costumes, crenças, atitudes, escolhas, comportamentos, etc. Isso acontece por um fenômeno natural, nitidamente percebido no comportamento das crianças, cujas ações são diretamente influenciadas pelas atitudes dos pais ou familiares próximos de seu convívio diário. Sendo assim, vamos ficar ligados nos exemplos que damos ao nossos filhos, alunos e amigos. Costumeiramente somos lembrados pelos exemplos que transmitimos aos demais.

Em Brincando de casinha, Mauricio de Sousa mostra para as crianças e adultos que essa história de “brincar de casinha” não é brincadeira só de meninas. O homem moderno/atual deve trabalhar em conjunto a esposa em sua casa, realizando as tarefas domésticas, fazendo a sua contribuição no que for possível e tiver habilidade, aprendendo o que não souber e facilitando, assim, a organização do lar. As tarefas do lar são obrigações de todos que se abrigam sobre o mesmo teto, tomando cuidado com o espaço de cada individuo e a harmonia entre os afazeres externos e internos de cada um dentro da comunidade: Lar.

Biografia de Mauricio de Sousa

Mauricio de Sousa (1935) é um cartunista e empresário brasileiro. Criou a “Turma da Mônica”, e vários outros personagens de história em quadrinhos. É membro da Academia Paulista de Letras, ocupando a cadeira nº. 24. É o mais famoso e premiado autor brasileiro de história em quadrinhos.

Mauricio de Sousa nasceu em Santa Isabel, São Paulo, no dia 27 de outubro de 1935. Seu pai, Antônio, tinha uma barbearia e uma gráfica nos fundos da casa, destruída pelas autoridades do Estado Novo em 1940.

Em 1959, Maurício de Souza convenceu o editor da Folha da Manhã a publicar uma tirinha vertical semanal e, a partir daí, trocou a máquina de escrever pela prancheta. Nascia seus personagens: o cãozinho “Bidu” e seu dono “Franjinha”.

As tirinhas se tornaram um sucesso e, passaram a ser republicadas em mais de cem jornais do país. Entre os outros personagens da de Mauricio de Sousa destacam-se: Chico Bento, Rosinha, Penadinho, Horácio, Anjinho, Piteco, Floquinho e Tina. Os 3 mais famosos são:

Cebolinha, o garoto de cabelos espetados, que fala trocando o “R” pelo “L”, foi inspirado em um garoto de Mogi das Cruzes. Criado em 1960, se tornou parceiro de aventuras, ou vítima, da Mônica, a qual vive tentando derrotar com seus planos infalíveis. Seu primeiro gibi foi lançado em 1973.

O Cascão foi criado em 1961, também inspirado em um menino de Mogi. Mesmo com sua mania de sujeira, teve aceitação imediata e, com grande popularidade teve sua revista própria criada em 1982.

A filha de Mauricio, Mônica, foi a inspiradora da Mônica dos quadrinhos. Criada em 1963, como personagem secundária, fez sua estreia na tira de nº. 18 do Cebolinha, juntamente com seu coelhinho Sansão. O desenho da Mônica passou por diversas modificações e com o sucesso, acabou ganhando revista própria, em maio de 1970.

Amostra ilustrativa, baixe o arquivo em PDF.

Brincando de casinha

Brincando de casinha
Baixe o arquivo em PDF

Quer compartilhar? Compartilhe o link.
Obrigada

Clique no quadro para baixar a atividade

Brincando de casinha

papai

ATENÇÃO!
Caso esteja baixando via celular, talvez seja necessário fazer
login em sua conta do Google.
Baixando através de um computador não é necessário fazer login.

Habilidade da BNCC

(EF35LP03) Identificar a ideia central do texto, demonstrando compreensão global.
(EF35LP04) Inferir informações implícitas nos textos lidos.
(EF15LP03) Localizar informações explícitas em textos.

 

Post: Brincando de casinha

2 COMENTÁRIOS

  1. Parabéns pelo material produzido! Excelentes sugestões! Prática pedagógica bastante significativa! 👏👏👏👏👏👏👏

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.