Cruza – Regiões do Brasil
A atividade de hoje é sobre as Regiões do Brasil, ela apresenta uma cruzadinha das regiões e uma atividade com mapa e legenda.
Indicada para ajudar a fixação do conteúdo sobre as Regiões do Brasil.
Você encontra mais atividades em:
Veja as características das Regiões do Brasil:
Norte
A região Norte é a maior região do Brasil e faz fronteira com seis diferentes países sul-americanos.
Estados:
Amazonas (AM)
Roraima (RR)
Amapá (AP)
Pará (PA)
Tocantins (TO)
Rondônia (RO)
Acre (AC)
Clima:
Os estados que compõem esta região têm seus territórios predominantemente cobertos pela floresta amazônica e consequentemente um clima equatorial: altas temperaturas e altos níveis de chuvas.
População:
Apesar de ser a segunda região menos populosa do Brasil, o Norte abriga uma população diversificada de tribos indígenas, migrantes do Nordeste e do Sul e os descendentes de colônias locais. O local também é marcado por enormes propriedades e pelo conflito constante e violento entre proprietários de terras e tribos indígenas.
Economia:
Sua economia é impulsionada pela extração de matéria-prima da floresta amazônica e pela mineração, com destaque para a Serra dos Carajás (Pará), de onde é extraída a maior quantidade de minério de ferro do país e a Serra do Navio (Amapá) a grande produtor de manganês.
Mesmo tendo a menor contribuição para o PIB brasileiro, o Norte possui grande concentração industrial graças à Zona Franca de Manaus , que oferece incentivos fiscais a empresas estrangeiras e nacionais que desenvolvam negócios na região. A zona de livre comércio torna o local um hotspot de tecnologia no Brasil.
Nordeste
O Nordeste é a região brasileira com o maior litoral do país, o que torna a região muito atraente para turistas de todo o mundo. São uma fonte de renda muito importante para o Nordeste, milhares de turistas estrangeiros e brasileiros visitam o Nordeste anualmente em busca de belas praias, vistas e sol .
Estados:
Maranhão (MA)
Piauí (PI)
Ceará (CE)
Rio Grande do Norte (RN)
Pernambuco (PE)
Paraíba (PB)
Sergipe (SE)
Alagoas (AL)
Bahia (BA)
Clima:
Composto por vários estados, o Nordeste apresenta não um tipo de clima, mas quatro diferentes. No interior dos estados o clima é semiárido, enquanto no sul da Bahia e no centro do Maranhão o clima é tropical. As áreas litorâneas são úmidas e o clima costeiro as acompanha, enquanto o clima úmido equatorial pode ser encontrado no oeste do Maranhão.
População:
A região Nordeste foi o primeiro local efetivamente colonizado pelos portugueses no século XVI e isso explica a diversidade étnica ali apresentada. Quando as caravelas de Portugal chegaram às terras nordestinas, os índios já estavam ali instalados, o que promoveu um encontro cultural entre indígenas e portugueses e, com o tempo, foram trazidos escravos africanos . A mistura étnica e cultural desses três grupos ainda marca a composição da população nordestina até hoje.
Economia:
O início da economia brasileira é historicamente baseado em atividades ligadas à extração do Pau-brasil e à produção de cana-de – açúcar , ambas iniciadas no Nordeste. Essas atividades predominaram na economia do país por muitos anos tornando a região a mais rica do Brasil até meados do século XVIII. No entanto, ao longo dos anos, a economia estagnou.
No século 21, a economia nordestina começou a se recuperar, sendo atualmente a terceira maior economia entre as cinco regiões brasileiras. Muitas indústrias saíram do Sudeste e se estabeleceram no Nordeste em busca de benefícios fiscais. Atividades relacionadas à informática, extração de óleo, criação de cabras, agricultura de frutas tropicais, produção de mel e pesca de camarão também são dois setores muito fortes da economia nordestina.
Centro-Oeste
O Centro-Oeste é a segunda maior região do Brasil em área, mas em termos de população é a menos populosa. É a única região que faz fronteira com todas as outras regiões brasileiras e também com outros países. Por isso bases militares foram construídas lá no passado para defender as fronteiras brasileiras. As fronteiras e a construção de Brasília ajudaram a povoar essa região do interior.
Estados:
Mato Grosso (MT)
Mato Grosso do Sul (MS)
Goiás (GO)
Distrito Federal (DF)
Clima:
No Centro-Oeste predomina o clima tropical semiúmido, com presença de duas estações bem definidas: um verão úmido, com chuvas entre os meses de março e outubro e um clima seco nos meses de inverno entre abril a setembro com temperaturas variando em torno de 25 e 19 graus. O clima rural é muito comum nesta região.
População:
Os indígenas foram os primeiros habitantes da Região Centro-Oeste e ainda hoje têm uma presença muito forte, mas não foram os únicos a morar na região. Os portugueses-brasileiros – conhecidos como bandeirantes – chegaram depois dos indígenas. Eles chegaram a fundar uma série de aldeias devido à descoberta de ouro da região. Agricultores de Minas Gerais e São Paulo também ocuparam o Centro-Oeste, onde organizaram enormes fazendas para a criação de gado. Segundo estudos, o Centro-Oeste é composto por 66,6% de descendentes de europeus, 21,7% de afrodescendentes e 12% de indígenas.
Economia:
A região Centro-Oeste possui uma população urbana relativamente grande, enquanto nas áreas rurais as densidades populacionais predominantes são baixas, indicando que a pecuária extensiva é a atividade mais importante. A agricultura comercial, por sua vez, ganhou grande destaque nos últimos anos e já ultrapassa a extração vegetal e mineral.
As atividades Industriais ainda não são muito extensas; no entanto, é notável que o distrito agroindustrial de Anápolis seja onde está localizado o maior parque industrial do Centro-Oeste do Brasil. Os principais destaques da área são os ativos de produção para a indústria farmacêutica e de fertilizantes .
Sudeste
O Sudeste é o centro vital do país, onde se concentram as maiores cidades, a maior densidade populacional, as maiores jazidas de minério de ferro, as maiores hidrelétricas, a maior malha ferroviária e os melhores portos . É a mais importante região industrial, comercial e financeira do Brasil, empregando 70% da classe trabalhadora brasileira.
Estados:
São Paulo (SP)
Rio de Janeiro (RJ)
Espírito Santo (ES)
Minas Gerais (MG)
Clima:
A região possui diversos tipos de clima, sendo o tropical o que prevalece nas áreas litorâneas do Rio de Janeiro , Espírito Santo, norte de Minas Gerais e oeste de São Paulo. Normalmente as temperaturas são altas com duas estações bem definidas: o verão – marcado por fortes chuvas – e o inverno – muito seco.
População:
A população do Sudeste pode ser considerada a mais diversa do Brasil, composta por todos os tipos de nacionalidades, etnias e cores de pele. A região era habitada por tribos indígenas quando ocorreu a ocupação portuguesa. Com a expansão do café no final do século 19 e início do século 20, o Sudeste recebeu imigrantes de várias partes do mundo, principalmente italianos, japoneses, alemães, sírios e libaneses para trabalhar nas plantações de café.
O fluxo migratório para a região nunca cessou, depois vieram espanhóis, coreanos, poloneses, suíços, holandeses, franceses e muitos outros para o Sudeste brasileiro. Estima-se que mais de 70 nacionalidades diferentes compõem a população do Sudeste. Além dos imigrantes estrangeiros, os estados do Sudeste, em particular São Paulo, atraem centenas de milhares de migrantes de outras regiões brasileiras.
Economia:
Economicamente, o Sudeste se destaca como as regiões mais desenvolvidas do país, abrigando o maior parque industrial brasileiro. A indústria é bastante diversificada, operando nos segmentos de aço, automotivo metalúrgica, computador tecnologia , alimentos, petroquímica, e muitos outros.
A pecuária é praticada com técnicas modernas, o que aumenta a produtividade. Outra importante fonte de financiamento é o setor de serviços, com bancos, mercado de capitais e turismo, principalmente na cidade litorânea do Rio de Janeiro e centro de negócios de São Paulo.
Sul
O Sul pode ser a menor área do território brasileiro, mas sua população é duas vezes maior que o número de habitantes das regiões Norte e Centro-Oeste. Com um desenvolvimento relativamente igual nos setores de ensino fundamental, médio e superior, essa população apresenta as maiores taxas de alfabetização registradas no Brasil, o que explica o desenvolvimento social e cultural da região.
Estados:
Paraná (PR)
Rio Grande do Sul (RS)
Santa Catarina (SC)
Clima:
O Sul é o único brasileiro localizado quase inteiramente abaixo do Trópico de Capricórnio, portanto, esta região é a mais fria do Brasil. Em altitudes mais elevadas, ocorrem nevascas e geadas ocasionais. As estações são bem definidas e as chuvas costumam se distribuir em grandes quantidades ao longo do ano.
População:
Os indígenas, como em todas as regiões brasileiras, foram os primeiros habitantes do Sul, mas com a colonização do país estrangeiros europeus passaram a ocupar a região. As florestas do sul foram colonizadas por imigrantes alemães, italianos e eslavos, o que fez com que a região tivesse um aspecto europeu na arquitetura e nas características físicas de sua população. A região sul dos campos foi, desde a colonização, ocupada por latifundiários.
Economia:
As florestas do sul são caracterizadas por fazendas de médio porte com atividades agrícolas policulturas; os campos são utilizados para a pecuária extensiva e para o cultivo de trigo e soja. Hoje em dia, com o êxodo rural e as inovações agrícolas, a concentração fundiária aumentou muito.
A maior parte da receita do Sul tem origem nos serviços e nas áreas industriais, como os setores metalúrgico, têxtil, automobilístico e alimentício, sendo muito fortes. Também predominam as atividades extrativistas e de geração de energia elétrica, principalmente por meio da Usina Hidrelétrica de Itaipu, a segunda maior do mundo.
Amostra ilustrativa, baixe o arquivo em PDF
Quer compartilhar? Compartilhe o link.
Obrigada♥
ATENÇÃO!
Caso esteja baixando via celular, talvez seja necessário fazer
login em sua conta do Google.
Baixando através de um computador não é necessário fazer login.
Habilidades da BNCC:
(EF04GE05) Distinguir unidades político-administrativas oficiais nacionais (Distrito, Município, Unidade da Federação e grande região), suas fronteiras e sua hierarquia, localizando seus lugares de vivência.