Cruza regiões do Brasil

Cruza – Regiões do Brasil

A atividade de hoje é sobre as Regiões do Brasil, ela apresenta uma cruzadinha das regiões e uma atividade com mapa e legenda.

Indicada para ajudar a fixação do conteúdo sobre as Regiões do Brasil.

Você encontra mais atividades em:

Veja as características das Regiões do Brasil:

Norte

A região Norte é a maior região do Brasil e faz fronteira com seis diferentes países sul-americanos.

Estados:

Amazonas (AM)
Roraima (RR)
Amapá (AP)
Pará (PA)
Tocantins (TO)
Rondônia (RO)
Acre (AC)

Clima:

Os estados que compõem esta região têm seus territórios predominantemente cobertos pela floresta amazônica e consequentemente um clima equatorial: altas temperaturas e altos níveis de chuvas.

População:

Apesar de ser a segunda região menos populosa do Brasil, o Norte abriga uma população diversificada de tribos indígenas, migrantes do Nordeste e do Sul e os descendentes de colônias locais. O local também é marcado por enormes propriedades e pelo conflito constante e violento entre proprietários de terras e tribos indígenas.

Economia:

Sua economia é impulsionada pela extração de matéria-prima da floresta amazônica e pela mineração, com destaque para a Serra dos Carajás (Pará), de onde é extraída a maior quantidade de minério de ferro do país e a Serra do Navio (Amapá) a grande produtor de manganês.

Mesmo tendo a menor contribuição para o PIB brasileiro, o Norte possui grande concentração industrial graças à Zona Franca de Manaus , que oferece incentivos fiscais a empresas estrangeiras e nacionais que desenvolvam negócios na região. A zona de livre comércio torna o local um hotspot de tecnologia no Brasil.

Nordeste

O Nordeste é a região brasileira com o maior litoral do país, o que torna a região muito atraente para turistas de todo o mundo. São uma fonte de renda muito importante para o Nordeste, milhares de turistas estrangeiros e brasileiros visitam o Nordeste anualmente em busca de belas praias, vistas e sol .

Estados:

Maranhão (MA)
Piauí (PI)
Ceará (CE)
Rio Grande do Norte (RN)
Pernambuco (PE)
Paraíba (PB)
Sergipe (SE)
Alagoas (AL)
Bahia (BA)

Clima:

Composto por vários estados, o Nordeste apresenta não um tipo de clima, mas quatro diferentes. No interior dos estados o clima é semiárido, enquanto no sul da Bahia e no centro do Maranhão o clima é tropical. As áreas litorâneas são úmidas e o clima costeiro as acompanha, enquanto o clima úmido equatorial pode ser encontrado no oeste do Maranhão.

População:

A região Nordeste foi o primeiro local efetivamente colonizado pelos portugueses no século XVI e isso explica a diversidade étnica ali apresentada. Quando as caravelas de Portugal chegaram às terras nordestinas, os índios já estavam ali instalados, o que promoveu um encontro cultural entre indígenas e portugueses e, com o tempo, foram trazidos escravos africanos . A mistura étnica e cultural desses três grupos ainda marca a composição da população nordestina até hoje.

Economia:

O início da economia brasileira é historicamente baseado em atividades ligadas à extração do Pau-brasil e à produção de cana-de – açúcar , ambas iniciadas no Nordeste. Essas atividades predominaram na economia do país por muitos anos tornando a região a mais rica do Brasil até meados do século XVIII. No entanto, ao longo dos anos, a economia estagnou.

No século 21, a economia nordestina começou a se recuperar, sendo atualmente a terceira maior economia entre as cinco regiões brasileiras. Muitas indústrias saíram do Sudeste e se estabeleceram no Nordeste em busca de benefícios fiscais. Atividades relacionadas à informática, extração de óleo, criação de cabras, agricultura de frutas tropicais, produção de mel e pesca de camarão também são dois setores muito fortes da economia nordestina.

Centro-Oeste

O Centro-Oeste é a segunda maior região do Brasil em área, mas em termos de população é a menos populosa. É a única região que faz fronteira com todas as outras regiões brasileiras e também com outros países. Por isso bases militares foram construídas lá no passado para defender as fronteiras brasileiras. As fronteiras e a construção de Brasília ajudaram a povoar essa região do interior.

Estados:

Mato Grosso (MT)
Mato Grosso do Sul (MS)
Goiás (GO)
Distrito Federal (DF)

Clima:

No Centro-Oeste predomina o clima tropical semiúmido, com presença de duas estações bem definidas: um verão úmido, com chuvas entre os meses de março e outubro e um clima seco nos meses de inverno entre abril a setembro com temperaturas variando em torno de 25 e 19 graus. O clima rural é muito comum nesta região.

População:

Os indígenas foram os primeiros habitantes da Região Centro-Oeste e ainda hoje têm uma presença muito forte, mas não foram os únicos a morar na região. Os portugueses-brasileiros – conhecidos como bandeirantes – chegaram depois dos indígenas. Eles chegaram a fundar uma série de aldeias devido à descoberta de ouro da região. Agricultores de Minas Gerais e São Paulo também ocuparam o Centro-Oeste, onde organizaram enormes fazendas para a criação de gado. Segundo estudos, o Centro-Oeste é composto por 66,6% de descendentes de europeus, 21,7% de afrodescendentes e 12% de indígenas.

Economia:

A região Centro-Oeste possui uma população urbana relativamente grande, enquanto nas áreas rurais as densidades populacionais predominantes são baixas, indicando que a pecuária extensiva é a atividade mais importante. A agricultura comercial, por sua vez, ganhou grande destaque nos últimos anos e já ultrapassa a extração vegetal e mineral.

As atividades Industriais ainda não são muito extensas; no entanto, é notável que o distrito agroindustrial de Anápolis seja onde está localizado o maior parque industrial do Centro-Oeste do Brasil. Os principais destaques da área são os ativos de produção para a indústria farmacêutica e de fertilizantes .

Sudeste

O Sudeste é o centro vital do país, onde se concentram as maiores cidades, a maior densidade populacional, as maiores jazidas de minério de ferro, as maiores hidrelétricas, a maior malha ferroviária e os melhores portos . É a mais importante região industrial, comercial e financeira do Brasil, empregando 70% da classe trabalhadora brasileira.

Estados:

São Paulo (SP)
Rio de Janeiro (RJ)
Espírito Santo (ES)
Minas Gerais (MG)

Clima:

A região possui diversos tipos de clima, sendo o tropical o que prevalece nas áreas litorâneas do Rio de Janeiro , Espírito Santo, norte de Minas Gerais e oeste de São Paulo. Normalmente as temperaturas são altas com duas estações bem definidas: o verão – marcado por fortes chuvas – e o inverno – muito seco.

População:

A população do Sudeste pode ser considerada a mais diversa do Brasil, composta por todos os tipos de nacionalidades, etnias e cores de pele. A região era habitada por tribos indígenas quando ocorreu a ocupação portuguesa. Com a expansão do café no final do século 19 e início do século 20, o Sudeste recebeu imigrantes de várias partes do mundo, principalmente italianos, japoneses, alemães, sírios e libaneses para trabalhar nas plantações de café.

O fluxo migratório para a região nunca cessou, depois vieram espanhóis, coreanos, poloneses, suíços, holandeses, franceses e muitos outros para o Sudeste brasileiro. Estima-se que mais de 70 nacionalidades diferentes compõem a população do Sudeste. Além dos imigrantes estrangeiros, os estados do Sudeste, em particular São Paulo, atraem centenas de milhares de migrantes de outras regiões brasileiras.

Economia:

Economicamente, o Sudeste se destaca como as regiões mais desenvolvidas do país, abrigando o maior parque industrial brasileiro. A indústria é bastante diversificada, operando nos segmentos de aço, automotivo metalúrgica, computador tecnologia , alimentos, petroquímica, e muitos outros.

A pecuária é praticada com técnicas modernas, o que aumenta a produtividade. Outra importante fonte de financiamento é o setor de serviços, com bancos, mercado de capitais e turismo, principalmente na cidade litorânea do Rio de Janeiro e centro de negócios de São Paulo.

Sul

O Sul pode ser a menor área do território brasileiro, mas sua população é duas vezes maior que o número de habitantes das regiões Norte e Centro-Oeste. Com um desenvolvimento relativamente igual nos setores de ensino fundamental, médio e superior, essa população apresenta as maiores taxas de alfabetização registradas no Brasil, o que explica o desenvolvimento social e cultural da região.

Estados:

Paraná (PR)
Rio Grande do Sul (RS)
Santa Catarina (SC)

Clima:

O Sul é o único brasileiro localizado quase inteiramente abaixo do Trópico de Capricórnio, portanto, esta região é a mais fria do Brasil. Em altitudes mais elevadas, ocorrem nevascas e geadas ocasionais. As estações são bem definidas e as chuvas costumam se distribuir em grandes quantidades ao longo do ano.

População:

Os indígenas, como em todas as regiões brasileiras, foram os primeiros habitantes do Sul, mas com a colonização do país estrangeiros europeus passaram a ocupar a região. As florestas do sul foram colonizadas por imigrantes alemães, italianos e eslavos, o que fez com que a região tivesse um aspecto europeu na arquitetura e nas características físicas de sua população. A região sul dos campos foi, desde a colonização, ocupada por latifundiários.

Economia:

As florestas do sul são caracterizadas por fazendas de médio porte com atividades agrícolas policulturas; os campos são utilizados para a pecuária extensiva e para o cultivo de trigo e soja. Hoje em dia, com o êxodo rural e as inovações agrícolas, a concentração fundiária aumentou muito.

A maior parte da receita do Sul tem origem nos serviços e nas áreas industriais, como os setores metalúrgico, têxtil, automobilístico e alimentício, sendo muito fortes. Também predominam as atividades extrativistas e de geração de energia elétrica, principalmente por meio da Usina Hidrelétrica de Itaipu, a segunda maior do mundo.

 

Amostra ilustrativa, baixe o arquivo em PDF

Cruza regiões do Brasil

 

Quer compartilhar? Compartilhe o link.
Obrigada

menina de oculos

ATENÇÃO!
Caso esteja baixando via celular, talvez seja necessário fazer
login em sua conta do Google.
Baixando através de um computador não é necessário fazer login.

Habilidades da BNCC:

(EF04GE05) Distinguir unidades político-administrativas oficiais nacionais (Distrito, Município, Unidade da Federação e grande região), suas fronteiras e sua hierarquia, localizando seus lugares de vivência.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.