Expressões numéricas
Olá, amigos e amigas do sosprofessoratividades.com, vamos a mais uma atividade para os nossos pequenos dos anos iniciais do ensino fundamental.
A postagem de hoje é uma atividade de matemática com expressões numéricas contendo as operações de adição e subtração e está planejada para as turmas de 5º ano, mas é sua turma e é você quem decide.
Veja a nossa coleção Expressões Numéricas, que possui uma grande quantidade de postagens sobre o assunto, para as diversas turmas do ensino fundamental.
Você pode compartilhar, em suas redes sociais, os dados ou o link do Blog ou da postagem, como também, e se for permitido em sua escola, os resultados alcançados com sua turma. No final da postagem, há uma indicação do link para ser copiado e compartilhado.
Nosso objetivo é ajudar e caso queira fazer um comentário, utilize o espaço apropriado no final de cada POST.
Você também pode estar interessado:
Chuva de expressões numéricas – Pinterest
Expressões numéricas Sinais – SOS Professor Atividades – 4º ao 6º ano
4 Operações – SOS Professor Atividades
Algoritmo 1 – SOS Professor Atividades – 4º e 5º ano
Algoritmo II – SOS Professor Atividades – 4º e 5º ano
Como ensinar expressões numéricas no ensino fundamental
Neste post, você aprenderá sobre expressões numéricas simples no ensino fundamental e como ensinar essas expressões em uma sala de aula.
Expressões numéricas são importantes ao aprender sobre números. Elas podem ajudar os alunos a entender como as coisas funcionam e facilitar os estudos. Ao usar expressões numéricas ao aprender sobre números, você terá uma melhor compreensão do que está acontecendo no mundo ao seu redor.
Expressões Numéricas no Ensino Fundamental.
Na escola primária, os alunos aprendem sobre expressões numéricas que são usadas para representar números em uma frase ou em um problema de matemática, então, o objetivo de aprender sobre expressões numéricas no ensino fundamental é poder resolver problemas de matemática e entender conceitos matemáticos.
Quando você usa uma representação numérica esta é uma das muitas maneiras de representar números que expressão valores ou quantidades. Como exemplo, as expressões numéricas são muito usadas para descrever condições climáticas, como temperatura, umidade e velocidade do vento. Mas você também pode simplesmente ver o resultado da representação mencionada e utilizar a informação para seu proveito.
A expressões numéricas podem ser usadas para resolver equações, como por exemplo y = mx + c, assim, para saber o que esta equação representa teríamos que resolvê-la. Podemos descobrir o valor de y, considerando, por exemplo, m = 3, X = 2 e c = 5 (y = 3×2 + 5=11).
Outra função é poder usar palavras para representar um número, como exemplo o 12, podendo ser escrito como dois mais dez, ou doze, vinte e dois menos dez e assim por diante. Lembrando que, uma maneira de ajudar os alunos a aprender sobre numerais é usá-los para fazer cálculos de seu cotidiano. Na muito mirabolante. Por exemplo, se você deseja encontrar o custo total de algo, para cabeça desta criança, use “vinte reais e quarenta e oito centavos” em vez de “dois mil novecentos e setenta e quatro reais e quarenta e oito centavos”. Pois ele sabe o que é R$ 24,46, mas vai ter dificuldade de entender R$ 2.974,48. Com o passar do tempo, isso se torna natural.
Dicas para o Ensino de Expressões Numéricas no Ensino Fundamental
Ao ensinar expressões numéricas é muito importante usá-las ao aprender sobre números. Ao discutir o valor de algo (termo) é importante que sua colocação em sala de aula seja bem definida. Exemplo, você deve usar expressões como “cento e noventa e seis pessoas na quadra de esporte” ao invés de o resultado é 196. 196 o que? Mesmo que pareça obvio, é bom expressar.
Organizadores gráficos
Para ajudar os alunos a visualizar e entender o que estão aprendendo sobre números, pode ser útil ter organizadores gráficos, como réguas ou diagramas, que mostrem quantos números diferentes são representados por cada parte do diagrama. Isso ajudará os alunos a desenvolver uma compreensão das relações entre os números, quantidades e valores.
Qual é a ordem das expressões?
Ordem das operações é como os cálculos devem ser feitos. Isto é, as regras definidas para que qualquer pessoa possa chegar ao mesmo resultado se fizer as contas corretamente, ou seja, dentro das normas pré estabelecidas.
A ordem para realizar as operações é parênteses, potências, multiplicações e divisões e adição e subtração. Ou seja, resolver o que estão entre parênteses, depois as potências numéricas, e assim por diante. Quando os cálculos forem mais avançados entrarão outras regras que complementarão os estudos das crianças.
Observe que “Multiplicações e divisões” e “adição e subtração” têm a mesma prioridade entre si, isto é, você pode fazer qualquer um primeiro. Como exemplo, resolva as expressões numéricas 10 x 20 / 5 ou 20/5 x 10, ou ainda, 10/5 x20 e você encontrará o mesmo resultado que é 40.
Amostra
As amostras são imagens da atividade para mostrar como elas são.
Logo abaixo temos o botão “Clique na imagem para baixar a atividade em PDF”, para quem quiser baixar no computador.
Quer compartilhar?
Compartilhe o link. Obrigada♥
https://sosprofessoratividades.com/expressoes-numericas/
Aviso de propriedade
Todos os direitos reservados ao @sosprofessoratividades.com.
É proibido distribuir, reproduzir ou vender este material por qualquer meio, seja eletronicamente ou impresso, bem como reivindicá-lo como seu e tentar modificar ou remover avisos de direitos autorais, logotipos ou marcas d’água, uma vez que é protegido por direitos autorais.
O não cumprimento é uma violação da Lei de Direitos Autorais, nº 9.610/98, e pode ter consequências legais.
Clique na imagem para baixar em PDF
ATENÇÃO!
Caso esteja baixando via celular, talvez seja necessário fazer
login em sua conta do Google.
Baixando através de um computador não é necessário fazer login.
Habilidades da BNCC:
(EF05MA10) Concluir, por meio de investigações, que a relação de igualdade existente entre dois membros permanece ao adicionar, subtrair, multiplicar ou dividir cada um desses membros por um mesmo número, para construir a noção de equivalência.
(EF05MA11) Resolver e elaborar problemas cuja conversão em sentença matemática seja uma igualdade com uma operação em que um dos termos é desconhecido.