Independência do Brasil 2

Independência do Brasil 2

Olá, amigos e amigas do sosprofessoratividades.com, vamos a mais uma atividade. Esta foi planejada para as turmas do 4º ao 5º ano do ensino fundamental. Mas é você quem conhece a sua turma e sabe até onde eles podem ir.

Independência do Brasil 2 é uma atividade de fixação, excelente para auxiliar o aluno a entender e fixar as principais informações sobre nossa Independência de Portugal. Você professor, pode fazer pesquisa com a turma ou aplicar após a aula.

Mais atividades utilizando este fato marcante da nossa história estão na coleção Independência do Brasil. Quando o aluno se sente envolvido pelo tema (em discussão na sala de aula ou em casa, murais, assistindo Televisão etc.), fixa de forma mais marcante o assunto das atividades. Por isso, acho importante que o tema seja bastante explorado, e que o aluno tenha o maior número possível de atividades relacionadas.

Você pode compartilhar em suas redes sociais os dados ou o link do Blog ou da postagem que lhe agradar, como também, e se for permitido em sua escola, os resultados alcançados com sua turma. No final da postagem, deixamos o link para ser copiado.

Nosso objetivo é ajudar e caso queira fazer um comentário, utilize o espaço apropriado no final de cada POST.

Você também pode estar interessado:

Independência do Brasil – Pinterest

Independência do Brasil em Quadrinhos – SOS Professor Atividades – 3º ao 5º ano

Independência Caça-palavras – SOS Professor Atividades – 3º ao 5º ano

História do Brasil – SOS Professor Atividades

Brasil – SOS Professor Atividades

Um breve resumo da nossa história

A história do Brasil é um conto complexo de política e poder. 

Antes da chegada dos europeus, o Brasil era povoado por diversas sociedades conhecidas como silvícolas ou indígenas. Assim, o território já era habitado por povos nativos. Existiam diversos grupos indígenas no país, entre os principais estão: Karajá, Bororo, Kaigang e Yanomani. No passado, esta população era de quase 2 milhões de pessoas. Pouco se sabe sobre esses assentamentos, pois não há muitas evidências escritas sobre seu estilo de vida.

Os portugueses desembarcaram no Brasil em 1500 e foi reivindicado por Pedro Álvares Cabral como colônia de Portugal. Em 1532, São Vicente foi estabelecida como o primeiro assentamento português permanente e, em 1549, Salvador foi declarada como a primeira capital do Brasil, tornando-se um grande porto para cana-de-açúcar e escravos.

Uma grande quantidade de escravos foi trazida da África para trabalhar nas lavouras, mineração e extrativismo brasileiro. A escravidão passou a ser a maior força de trabalho no período colonial e, o Brasil conseguiu expandir suas fronteiras através de guerras e acordos territoriais com a Espanha, França e Países Baixos.

De tal modo, a presença da capital em Salvador tinha o claro objetivo de facilitar o controle e a resolução das questões ligadas à grande produção de açúcar que havia na região nordeste. No século XVIII, a capital foi transferida para a cidade do Rio de Janeiro, pois houve a mudança do modelo econômico da colônia, passando a extrair minérios nas regiões sudeste e assim, facilitando o controle do estado.

Napoleão Bonaparte, Imperador Francês, estava tentando conquistar a Europa durante o início de 1800 e invadiu a peninsular Iberica, onde se encontra Portugal e Espanha. As tropas francesas invadiram Lisboa, capital portuguesa, e o Principe Regente João VI fugiu para o Brasil, para a cidade do Rio de Janeiro. Don João criou a Corte Real Portuguesa no Rio de Janeiro e promoveu o Brasil para a categoria de reino unido a Portugal.

“Reino Unido de Portugal, Brasil e Algarves” foi a designação oficial assumida em16 de dezembro de 1815, a elevação do então Estado do Brasil (1549-1815), uma colónia portuguesa, a reino para que fosse juridicamente possível a realização de uma união política com o Reino de Portugal e dos Algarves (sua metrópole soberana até então), devido à transferência da família real e da nobreza portuguesa para o Brasil.

Quem declarou a independência do Brasil?

A partir de 1808, o rei português governou seu vasto império do Rio de Janeiro, e com o fim da guerra na Europa, com a derrota da França e a Revolta de Porto, Dom João VI, em 1820, foi obrigado a voltar para Europa e deixou seu filho Dom Pedro, como Principe regente do Brasil.

Os revolucionários de Porto, mesmo inspirados por princípios liberais, exigiram a volta do pacto colonial, isto é, que o Brasil voltasse a ser colônia. O Principe Regente, não aceitou as exigências da Corte Portuguesa e declarou a independência total de Portugal, em 07 de setembro de 1822, tornando-se o Império do Brasil. Neste ano comemorarmos “Independência do Brasil 200 anos”.

O período imperial iniciou-se em 1822, sendo que até 1831, Dom Pedro I governou, entregando seu trono ao seu filho de cinco anos, Dom Pedro II. De 1831 a 1840, o Brasil foi governado por uma junta de três representantes período regencial.

Segundo Reinado é um período da história do Brasil inerente ao Império do Brasil que compreende 49 anos, iniciando-se com o fim do período regencial em 23 de julho de 1840, com a declaração de maioridade de Pedro de Alcântara, e tendo o seu término em 15 de novembro de 1889, quando a monarquia constitucional parlamentarista vigente foi derrubada pela Proclamação da República.

O território foi renomeado para República dos Estados Unidos do Brasil e renomeado novamente para República Federativa do Brasil em 1967.

Amostra

A amostra é a imagem da atividade “Independência do Brasil 2” para visualização de como ela é.

Logo abaixo temos o botão “Clique na imagem para baixar a atividade em PDF”, para quem quiser baixar no computador.

Independência do Brasil 2

 

Quer compartilhar?

Compartilhe o link. Obrigada♥

Independência do Brasil 2

https://sosprofessoratividades.com/independencia-do-brasil-2/

Aviso de propriedade

Todos os direitos reservados ao @sosprofessoratividades.com.

É proibido distribuir, reproduzir ou vender este material por qualquer meio, seja eletronicamente ou impresso, bem como reivindicá-lo como seu e tentar modificar ou remover avisos de direitos autorais, logotipos ou marcas d’água, uma vez que é protegido por direitos autorais.

O não cumprimento é uma violação da Lei de Direitos Autorais, nº 9.610/98, e pode ter consequências legais.

Clique na imagem para baixar a atividade PDF

Independência do Brasil 2

ATENÇÃO!
Caso esteja baixando via celular, talvez seja necessário fazer
login em sua conta do Google.
Baixando através de um computador não é necessário fazer login.

 

Habilidades da BNCC:

(EF04HI01) Reconhecer a história como resultado da ação do ser humano no tempo e no espaço, com base na identificação de mudanças e permanências ao longo do tempo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.