
Jarupari, o índio de luz e trovão
A proposta de hoje é a atividade Jarupari, o índio de luz e trovão, ela pode ser utilizada pelo professor em qualquer época do ano, não somente na época do folclore ou Dia do índio.
A atividade fala sobre um personagem folclórico que é um indígena.
Você encontra mais atividades em:
Conheça mais sobre a lenda do Jarupari…
De acordo com a Wikipédia
Jurupari (ou Jarupari) seria, na verdade, o deus da escuridão e do mal, que visitaria os índios em sonhos, assustando-os com pesadelos e presságios de perigos horríveis, impedindo, entretanto, que suas vítimas gritassem – o que, por vezes, causava asfixia. Esta é a mais “provável”, já que o significado da palavra Jurupari seja algo como “aquele que cala”, “que tapa a boca”, ou ainda “aquele que visita nossa rede”.
Os jesuítas estimularam esta versão da lenda, alguns mesmo dizendo que foram eles que a criaram, sendo imediatamente aceita pelos indígenas, ávidos por uma explicação sobre o porquê de terem pesadelos. Para Câmara Cascudo, essa concepção de criatura dos “pesadelos” é um amálgama de lendas europeias e africanas, inventadas pelas amas de leite para o controle do comportamento das crianças.
Aparência
Por vezes, é visto como um caboclo medonho que está sempre rindo, aleijão de boca torta, sendo muito cruel e vingativo. Em algumas culturas indígenas, é descrito como uma cobra com braços; em outras, como um índio comum dotado de grande sabedoria e poderes divinos. Já foi descrito como um bebê invisível, ou simplesmente como uma “presença” (espírito).Em alguns dos mitos que envolvem o jurupari, esse herói morre queimado, e, das suas cinzas, nasce a palmeira de paxiúba (Socratea exorrhiza), uma árvore de cuja madeira são feitos os instrumentos juruparis tocados nesse ritual. Entre os índios tucanos, a flauta (simiômi’i-põrero) é feita da madeira do uacu (Monopteryx angustifolia). Segundo Piedade, é um instrumento sagrado que tem som de trovão, tendo sido utilizado pelos homens para recuperar os instrumentos juruparis que as mulheres haviam roubado.
Amostra ilustrativa
da atividade Jarupari

Quer compartilhar? Compartilhe o link.
Obrigada♥
Clique no quadro para baixar a atividade
Habilidades da BNCC:
(EF35LP05) Inferir o sentido de palavras ou expressões desconhecidas em textos, com base no contexto da frase ou do texto.
(EF01HI08) Reconhecer o significado das comemorações e festas escolares, diferenciando-as das datas festivas comemoradas no âmbito familiar ou da comunidade.