Livros infantojuvenis
Olá amigos e amigas do Sosprofessoratividades!
A proposta de hoje – Livros infantojuvenis – é a lista dos seis livros infantojuvenis mais procurados na internet. Por que o post é sobre livros infantojuvenis?
Porque a literatura infantojuvenil é a literatura voltada para a faixa etária dos alunos a partir do quinto ano.
Atividades relacionadas em:
Datas Comemorativas
18 de abril – Dia Nacional do Livro Infantil é a data escolhida para celebrar a literatura infantil nacional. Isso porque, nesse dia, em 1882, nascia o escritor Monteiro Lobato, considerado o pai da literatura infantil brasileira.
23 de Abril — Dia Mundial do Livro é uma data escolhida pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) para celebrar o livro, incentivar a leitura, homenagear autores e refletir sobre seus direitos legais.
Você sabe a diferença entre literatura infantil e literatura infantojuvenil?
A literatura infantojuvenil é um ramo dentro da literatura geral especializado em criar conteúdo dedicado às várias fases da infância e adolescência. Os contos de fada são o maior e mais famoso exemplo desse tipo de literatura. Porém, apesar do termo “literatura infantojuvenil” ser bem genérico, esse universo é subdividido em duas categorias: literatura infantil, voltada para crianças entre 4 e 10 anos de idade; e literatura juvenil, que abrange os títulos voltados para as crianças e adolescentes entre 11 e 16 anos.
Todos sabemos ou já ouvimos falar sobre a importância da literatura na vida de uma pessoa. Mas de acordo com alguns especialistas a importância da literatura não se resume apenas aos livros lidos depois de adulto – muito pelo contrário. Muitos especialistas apontam para a influência que os livros lidos durante a infância e adolescência têm na formação de caráter e personalidade de um indivíduo. E esse peso é tamanho que a literatura infantojuvenil é um nicho amplamente trabalhado por autores, psicólogos, e pedagogos, além de, é claro, dos pais e tutores.
A literatura infantojuvenil faz parte do processo de formação de qualquer pessoa. A literatura apoia o aprendizado na escola e contribuir para o desenvolvimento da postura cidadã e de valores dos alunos. Por isso, não se pode menosprezá-la. Fazer leituras para a turma e trabalhar com literatura em sala é essencial no processo de aprendizagem e na formação do aluno.
Os livros presentes na atividade – Livros infantojuvenis.
Arca de Noé
– traz uma coleção de 32 poemas sobre animais escritos pelo autor, e que posteriormente foram transformados em músicas, gravadas por famosas vozes da música brasileira, como Chico Buarque, Elis Regina, Moraes Moreira, Ney Matogrosso e Alceu Valença.
Ficha técnica do livro Arca de Noé
- Título original: Arca de Noé
- Autor: Vinícius de Moraes
- Editora: Companhia das Letras
- Número de páginas: 88
- Primeira publicação: 1970
Com Quantos Pingos se faz uma Chuva?
– Inspirada pela eterna curiosidade das crianças, a autora Maria Amália Camargo explora o universo dos questionamentos infantis em seu livro Com Quantos Pingos se faz uma Chuva?. Com ilustrações da artista plástica Ionit Zilberman, o livro traz uma série de perguntas lúdicas e poéticas, sem nenhuma resposta.
A intenção é incentivar a criatividade das crianças e também abrir os olhos dos pais para a poesia que permeia essa fase da infância marcada pelo descobrimento do mundo. Lançado em 2018, a obra tem sido uma aposta certeira de muitos pais e educadores no universo da literatura infantil.
Ficha técnica do livro Com Quantos Pingos se faz uma Chuva?
- Título original: Com Quantos Pingos se faz uma Chuva
- Autora: Maria Amália Camargo
- Ilustrações: Ionit Zilberman
- Editora: ÔZé
- Número de páginas: 32
- Primeira publicação: 2018
Amoras
– Na história uma menina está debaixo de uma amoreira com o pai, quando ele elogia a beleza e doçura das frutinhas. A menina, então, se reconhece nas amoras e assimila a sua identidade. Dedicada para sua filha, Amoras também traz referências à religião e nomes da história e resistência afro, como Zumbi e Martin Luther King.
Ficha técnica do livro Amoras
- Título original: Amoras
- Autor: Emicida
- Ilustrações: Aldo Fabrini
- Editora: Companhia das Letras
- Número de páginas: 44
- Primeira publicação: 2018
Os Aventureiros
– A história é uma continuação tanto dos livros anteriores quanto dos vídeos do seu canal no YouTube, e conta sobre a chegada de uma nova personagem para o time de heróis da cidade fictícia chamada Lunara. Além da historinha ilustrada, a obra também traz jogos, imagens para colorir, passatempos, e pôsteres ilustrados.
Ficha técnica do livro Os Aventureiros
- Título original: Os Aventureiros
- Autor: Luccas Neto
- Editora: Ediouro
- Número de páginas: 68
- Primeira publicação: 2019
Luluca no Mundo dos Desafios
– é o segundo livro da youtuber mirim e é uma coletânea de passatempos, jogos e ilustrações para as crianças se divertirem em casa.
Ficha técnica do livro Luluca no Mundo dos Desafios
- Título original: Luluca no Mundo dos Desafios
- Autora: Luluca
- Editora: Astral Cultural
- Número de páginas: 64
- Primeira publicação: 2020
As Aventuras de Mike
– Em formato de diário, o livro conta a história de Mike, um menino desastrado e peculiar, que resolve participar de uma competição de biscoitos junto com seu melhor amigo. Os personagens e a história são inspirados nas esquetes escritas e interpretadas pelo próprio casal nos vídeos do canal.
Ficha técnica do livro As Aventuras de Mike
- Título original: As Aventuras de Mike
- Autores: Gabriel Dearo e Manu Digilio
- Editora: Planeta
- Número de páginas: 144
- Primeira publicação: 2019
Fonte: Zoom
Amostras
Quer compartilhar? Compartilhe o link.
Obrigada♥
Habilidades da BNCC:
(EF01HI08) Reconhecer o significado das comemorações e festas escolares, diferenciando-as das datas festivas comemoradas no âmbito familiar ou da comunidade.
(EF15LP01) Identificar a função social de textos que circulam em campos da vida social dos quais participa cotidianamente (a casa, a rua, a comunidade, a escola) e nas mídias impressa, de massa e digital, reconhecendo para que foram produzidos, onde circulam, quem os produziu e a quem se destinam.
(EF15LP15) Reconhecer que os textos literários fazem parte do mundo do imaginário e apresentam uma dimensão lúdica, de encantamento, valorizando-os, em sua diversidade cultural, como patrimônio artístico da humanidade.