O Bom Samaritano

O Bom Samaritano

O Bom Samaritano – Nossa proposta está riquíssima! Além do texto para leitura e interpretação, temos atividade de reconto, botton para os alunos “Meu coração é misericordioso”, e palitoches para as turmas menores.

Os palotoches e os bottons os menores adoram. Faça uma atividade de leitura com eles, essa é uma boa história.

Você também pode estar interessado em ver:

3º ao 5º ano – SOS Professor Atividades – todas as atividades

Português – SOS Professor Atividades

Produção de texto – SOS Professor Atividades

História Bíblica – SOS Professor Atividades

Salomão e as duas mães

Moisés e o Mar Vermelho

4º e 5º ano – SOS Professor Atividades – todas as atividades

Nos acompanhe também no nosso Pinterest e no blog em alguma atividade de seu interesse pesquise no “O que você procura?”.

 

A história

A história do Bom Samaritano, também conhecida como a parábola do Bom Samaritano, é uma história contada por Jesus, registrada na Bíblia, no Evangelho de Lucas.

Jesus conta essa história para explicar o conceito de ‘amar ao próximo’.

De acordo com Lucas 10:25-37, Jesus estava pregando um dia, quando um especialista na lei lhe perguntou como ele poderia herdar a vida eterna.

Jesus perguntou-lhe o que estava escrito na Lei.

O especialista em lei respondeu dizendo: ‘Ame o Senhor seu Deus com todo o seu coração e com toda a sua alma e com todas as suas forças e com todo o seu entendimento e ame o seu próximo como a si mesmo’.

Jesus disse que estava correto. Se o especialista em direito fizesse todas essas coisas, ele viveria.

Mas o especialista em direito estava confuso. — Mas quem é meu vizinho? ele perguntou.

A título de explicação, Jesus contou a seguinte história.

O significado

A história do Bom Samaritano é geralmente aceita para levar a moral de que você deve ser gentil com todos e considerar todos como seus vizinhos, mesmo que eles tenham uma origem diferente de você ou acreditem em coisas diferentes. Há também um ponto sobre a hipocrisia a ser feita, com os homens supostamente ‘santos’ passando por alguém que realmente precisa de sua ajuda.

Ao longo do tempo, muitos teólogos diferentes estudaram a parábola e apresentaram diferentes interpretações. Alguns argumentam que a história é uma parábola, com cada personagem representando um tema ou um grupo de pessoas. Em um nível básico, no entanto, o tema principal da história é a bondade sem discriminação, estendendo a mão para outras pessoas que precisam de sua ajuda e sendo um vizinho genuinamente bom para todos que você conhece.

Por que ensinar a história?

A história do Bom Samaritano pode ser uma ótima ferramenta para abrir discussões sobre bondade, caridade e encontrar maneiras de ajudar pessoas que você não conhece. As histórias bíblicas podem ser uma ótima maneira de abordar grandes temas, transpondo tópicos potencialmente assustadores, como preconceito, fé, morte, traição, amor, dever, amizade e confiança em narrativas fáceis de entender. Esses temas podem ser mais fáceis de falar se você estiver descrevendo personagens em uma história, em vez de pessoas que você conhece. Textos religiosos e filosóficos, incluindo a história do Bom Samaritano, podem ser uma porta de entrada para discussões em classe sobre o bem, o mal e o que faz uma vida boa.

As histórias bíblicas também são interessantes do ponto de vista literário e histórico. As crianças podem se interessar pelas maneiras pelas quais a cultura popular é influenciada por textos antigos como a Bíblia. Vários filmes de super-heróis e romances infantis clássicos apresentam personagens que são ‘bons samaritanos’. Depois de ler a história, por que não pedir às crianças exemplos de personagens que encontraram em livros, programas de TV e filmes, que eles acham que exemplificam a mensagem da história

A história na arte e na cultura

A história do Bom Samaritano teve um enorme impacto na arte e na cultura. Na era medieval, a história foi tema de muitos belos vitrais. Estas janelas do Bom Samaritano eram particularmente populares na França no século XIII. Uma das mais impressionantes é a janela do corredor sul da nave da Catedral de Notre-Dame de Chartres, em Chartres, França, criada por volta de 1210.

Desde então, no entanto, a popularidade da história permanece consistente. Cenas da parábola foram retratadas por alguns dos artistas mais famosos do mundo, incluindo Aimé Morot, Rembrandt, Jan Wijnants, Vincent van Gogh e Giacomo Conti.

Samaritans é uma instituição de caridade registrada criada para ajudar pessoas em sofrimento emocional, em risco de suicídio no Reino Unido e na Irlanda. Embora o nome da caridade venha da parábola do Bom Samaritano, a organização em si não é religiosa.

Amostras

As amostras são apenas ilustrativas, baixe o arquivo em PDF.

Aviso de propriedade

Este material é totalmente gratuito e elaborado por @sosprofessoratividades.com. Todas as atividades do blog/site são protegidas pela lei dos direitos autorais, nº 9.610/98 – proibido a venda, cópias para outros sites, blogs ou redes sociais.

Clique na imagem para baixar a atividade em PDF

Coala2

ATENÇÃO!
Caso esteja baixando via celular, talvez seja necessário fazer
login em sua conta do Google.
Baixando através de um computador não é necessário fazer login.

Quer Compartilhar?

Compartilhar

Habilidades da BNCC:

(EF15LP03) Localizar informações explícitas em textos.

(EF35LP03) Identificar a ideia central do texto, demonstrando compreensão global.

(EF35LP04) Inferir informações implícitas nos textos lidos.

(EF35LP05) Inferir o sentido de palavras ou expressões desconhecidas em textos, com base no contexto da frase ou do texto.

(EF04LP03) Localizar palavras no dicionário para esclarecer significados, reconhecendo o significado mais plausível para o contexto que deu origem à consulta.

(EF35LP07) Utilizar, ao produzir um texto, conhecimentos linguísticos e gramaticais, tais como ortografia, regras básicas de concordância nominal e verbal, pontuação (ponto final, ponto de exclamação, ponto de interrogação, vírgulas em enumerações) e pontuação do discurso direto, quando for o caso.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.