O Gato de botas

O Gato de Botas

Olá pessoal!

O post de hoje – O Gato de Botas – é uma versão da Dad Squarisi deste conto clássico que mostra como a esperteza vale mais do que a força bruta.

A atividade – O Gato de Botas – é composta por duas folhas: na primeira tem o conto O Gato de Botas e na segunda a atividade que explora o uso do dicionário, sinônimos, pronomes de tratamento e adjetivos. Está prontinha para você baixar e usar com  sua turma.

Você também pode estar interessado em ver mais atividades:

Sosprofessoratividades – Conto de fadas

Sosprofessoratividades – Fabula

Sosprofessoratividades – Ficha literária

Sosprofessoratividades – Recomendações Literárias

Nos acompanhe também no nosso Pinterest  vendo nossas Atividades ou, no blog em alguma atividade de seu interesse, pesquise no “O que você procura?”.

Outras atividades com contos de fadas:

Rapunzel

A Bela e a Fera

Cada um com seu jeito, cada jeito é de um!

Contos de fadas

A importância dos contos de fada.

Embora televisores, tablets e todos os tipos de dispositivos eletrônicos pareçam ter vindo para ficar, os contos de fadas ainda estão presentes e esperando para serem transmitidos.

Há pais que contam como as crianças são fascinadas pela televisão , entendendo-a como uma grande diversão, mas também há algumas dúvidas em seus comentários. Eles se perguntam se é bom que eles assistam tanto, se devem dedicar essas horas ou momentos de televisão a outras tarefas ou formas de se entreter. Quando nos deparamos com essas questões, a palavra criatividade sempre vem à mente.

Você sabia?

 O Gato de Botas é um conto de fadas de autoria do escritor francês Charles Perrault, incluído no livro Les contes de ma mère l’Oye, publicado em 1697.

O conto narra a história de um caçula de três irmãos que recebe como herança de seu pai um gato de estimação. Depois de ganhar um par de botas, o gato consegue convencer um rei muito poderoso de que pertence a um fidalgo chamado Marquês de Carabás, e consegue ao seu dono a mão da princesa em casamento.

Fonte : Wikipédia

Amostras

O Gato de Botas

Quer compartilhar? Compartilhe o link.
Obrigada

Clique no quadro para baixar a atividade

O Gato de Botas

PDF

ATENÇÃO!
Caso esteja baixando via celular, talvez seja necessário fazer
login em sua conta do Google.
Baixando através de um computador não é necessário fazer login.

Curiosidade

O gato de botas

Habilidades do BNCC:

EF02LP26) Ler e compreender, com certa autonomia, textos literários, de gêneros variados, desenvolvendo o gosto pela leitura.

(EF35LP05) Inferir o sentido de palavras ou expressões desconhecidas em textos, com base no contexto da frase ou do texto.

(EF35LP03) Identificar a ideia central do texto, demonstrando compreensão global.

(EF04LP03) Localizar palavras no dicionário para esclarecer significados, reconhecendo o significado mais plausível para o contexto que deu origem à consulta.

(EF01LP15) Agrupar palavras pelo critério de aproximação de significado (sinonímia) e separar palavras pelo critério de oposição de significado (antonímia).

EF03LP09) Identificar, em textos, adjetivos e sua função de atribuição de propriedades aos substantivos.

(EF04LP07) Identificar em textos e usar na produção textual a concordância entre artigo, substantivo e adjetivo (concordância no grupo nominal).

(EF35LP14) Identificar em textos e usar na produção textual pronomes pessoais, possessivos e demonstrativos, como recurso coesivo anafórico.

Texto para copiar e colar no Word.

O Gato de Botas

O moleiro morreu e deixou os bens para os três filhos. O mais velho recebeu o moinho. O segundo, o burro. O terceiro, o gato. Ao ver o bichano, o caçula ficou decepcionado. O felino o consolou:
_ Se me comprar um saco e par de botas, torno o senhor muito famoso.
O rapaz comprou. O gato, de botas e com o saco às costas, foi até um sítio onde havia uma coelheira. Ao chegar, pois farelos no saco e se fez de morto. Ops! Um coelho, atraído pelo cheiro, se aproximou. Caiu na armadilha. O gato o levou para o rei e disse:

_ Senhor, o marquês de Carabás mandou este coelho.
O soberano que adorava carne de orelhudos, ficou feliz. No dia seguinte, o gato caçou duas perdizes e deu-as de presente a sua majestade. Pra lá de encantado, o monarca convidou a filha para conhecerem o marquês de Carabás. O gato armou um plano. Mandou o amo ir até o rio para tomar banho. Quando a carruagem real passou por ali, o felino gritou:

_ Socorro! Os ladrões roubaram as roupas do marquês de Carabás.
O rei mandou buscar vestes de príncipe. O falso marquês se vestiu. Ficou lindo. A princesa se encantou
com ele. Ele se encantou com ela. O gato saiu na frente da comitiva. Ao encontrar camponeses,
obrigava-os a dizer que as terras, as plantações e os palácios eram do marquês.
O rei, maravilhado, estimulou o casamento da filha com o súdito. O casal vive feliz. O gato? Só
corre atrás de ratos para se divertir. Para matar a fome, tem comida demais.

Dad Squarisi – O Gato de Botas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.