indígena

O indígena

Olá, amigos do sosprofessoratividades.com, mais uma atividade planejada para as turmas do 3º ao 5º anos do Ensino Fundamental.

A atividade “O indígena” com o texto “É índio ou não é índio?”, de Daniel Munduruku, mostra a visão estereotipada de como nossa sociedade costuma retratar os indígenas, vendo-os como seres primitivos e selvagens.

Nosso papel como professor/escola é reconhecer a importância dos povos indígenas na história e na cultura do Brasil, valorizando suas contribuições e respeitando sua diversidade cultural e seus direitos.

Temos atualmente em nossa sociedade vários exemplos de indígenas que ocuparam ou ocupam papeis de destaque na política, cultura e nas artes.

Atividades

Temos várias atividades sobre Indígenas que você pode utilizar como atividades complementares, sabendo que cada uma delas contribui para a melhor compreensão da outra. Nossas coleções estão relacionadas para lhe trazer uma variedade de opções de atividades.

Há alguns exemplos de atividades em nossas coleções que podem te ajudar na preparação de sua aula.

Atividades relacionadas em:

Vocabulário Indígena – Cruzadinha – SOS Professor Atividades 1

História do Brasil – SOS Professor Atividades

índios – Pinterest

Os povos indígenas

Os povos indígenas no Brasil são diversos e possuem uma história e culturas ricas e distintas. Infelizmente, a visão estereotipada do povo indígena ainda persiste na sociedade brasileira, muitas vezes perpetuada pela mídia e pela falta de informação e educação adequadas sobre a diversidade cultural do país.

Essa visão estereotipada costuma retratar os indígenas como seres primitivos, atrasados e selvagens, o que é completamente equivocado e ofensivo. Os povos indígenas possuem conhecimentos e modos de vida ancestrais que foram desenvolvidos ao longo de séculos de convivência harmoniosa com a natureza, e que podem ser muito úteis para a construção de um futuro sustentável para todos.

Na atualidade, os povos indígenas enfrentam uma série de desafios, incluindo a perda de territórios, a degradação ambiental, a violência e a discriminação. No entanto, muitas comunidades indígenas resistem bravamente, lutando pela defesa de seus direitos e pela preservação de suas culturas e tradições.

É importante reconhecer a importância dos povos indígenas na história e na cultura do Brasil, valorizando suas contribuições e respeitando sua diversidade cultural e seus direitos. A promoção de uma educação intercultural, o apoio às iniciativas de fortalecimento das comunidades indígenas e a proteção dos seus territórios são medidas importantes para promover a justiça social e a construção de uma sociedade mais justa e igualitária.

Prof.: Betânia Maximiano

Amostras

As amostras são imagens da atividade “O indígena” para visualização de como ela é.

logo abaixo temos o botão “Clique na imagem para baixar a atividade em PDF”, para quem quiser baixar no computador.

indígena

Quer compartilhar?

Compartilhe o link. Obrigada♥

consciência negra

https://sosprofessoratividades.com/o-indigena/

 

Aviso de propriedade

Todos os direitos reservados ao @sosprofessoratividades.com.

É proibido distribuir, reproduzir ou vender este material por qualquer meio, seja eletronicamente ou impresso, bem como reivindicá-lo como seu e tentar modificar ou remover avisos de direitos autorais, logotipos ou marcas d’água, uma vez que é protegido por direitos autorais.

O não cumprimento é uma violação da Lei de Direitos Autorais, nº 9.610/98, e pode ter consequências legais.

 

Clique na imagem para baixar a atividade em PDF

O indígena

ATENÇÃO!
Caso esteja baixando via celular, talvez seja necessário fazer
login em sua conta do Google.
Baixando através de um computador não é necessário fazer login.

 

Habilidades da BNCC:

(EF03LP07) Identificar a função na leitura e usar na escrita ponto final, ponto de interrogação, ponto de exclamação e, em diálogos (discurso direto), dois-pontos e travessão.

(EF04LP05) Identificar a função na leitura e usar, adequadamente, na escrita ponto final, de interrogação, de exclamação, dois-pontos e travessão em diálogos (discurso direto), vírgula em enumerações e em separação de vocativo e de aposto.

(EF05LP04) Diferenciar, na leitura de textos, vírgula, ponto e vírgula, dois-pontos e reconhecer, na leitura de textos, o efeito de sentido que decorre do uso de reticências, aspas, parênteses.

(EF15LP03) Localizar informações explícitas em textos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui