O pinheiro humilde
Olá, amigos e amigas, do Sosprofessoratividades! Que bom que você está aqui. Esta atividade foi planejada para as turmas do 3º e 5º anos do ensino fundamental. Mas é você quem conhece a sua turma e sabe até onde eles podem ir.
O pinheiro humilde (Pinheiro de Natal) é uma atividade de português, com interpretação de texto e gramática, composta de três folhas. Uma com o texto bastante interessante e outras duas com várias questões onde o aluno revisará boa parte do que ele aprendeu no ano.
Lembre-se que há mais atividades com o tema Natal assim, aproveite para gerar uma atmosfera positiva para seus alunos. Há alguns exemplos de atividades em nossas coleções que podem te ajudar. Caso você esteja interessado acesse as nossas coleções Natal e Ano Novo onde temos diversas atividades.
Você pode compartilhar em suas redes sociais o link do Blog (no final da postagem, deixamos o link para ser copiado) ou da postagem que lhe agradar e, se for permitido em sua escola, os resultados alcançados com sua turma. Aproveitem e mandem fotos, fico sempre curiosa para ver como ficou e poste aqui nos comentários.
Nosso objetivo é ajudar e caso queira fazer um comentário, utilize o espaço apropriado no final de cada POST.
Você também pode estar interessado:
Papai Noel dos Correios – SOS Professor Atividades
Julieta em: O que é o Natal? – SOS Professor Atividades
Cruzadinha de Natal – SOS Professor Atividades
Cruzadinha Natalina – SOS Professor Atividades
Sosprofessoratividades –Data comemorativa
Sosprofessoratividades – Interpretação
Sosprofessoratividades – Recomendações Literárias
Amostras
As amostras são imagens da atividade “O pinheiro humilde (Pinheiro de Natal)” para visualização de como ela é.
Logo abaixo temos o botão “Clique na imagem para baixar a atividade em PDF”, para quem quiser baixar no computador.
Quer compartilhar?
Compartilhe o link. Obrigada♥
https://sosprofessoratividades.com/o-pinheiro-humilde/
Aviso de propriedade
Todos os direitos reservados ao @sosprofessoratividades.com.
É proibido distribuir, reproduzir ou vender este material por qualquer meio, seja eletronicamente ou impresso, bem como reivindicá-lo como seu e tentar modificar ou remover avisos de direitos autorais, logotipos ou marcas d’água, uma vez que é protegido por direitos autorais.
O não cumprimento é uma violação da Lei de Direitos Autorais, nº 9.610/98, e pode ter consequências legais.
Clique no quadro para baixar a atividade em PDF
Atividade O pinheiro humilde
ATENÇÃO!
Caso esteja baixando via celular, talvez seja necessário fazer
login em sua conta do Google.
Baixando através de um computador não é necessário fazer login.
Habilidade da BNCC:
(EF01HI08) Reconhecer o significado das comemorações e festas escolares, diferenciando-as das datas festivas comemoradas no âmbito familiar ou da comunidade.
(EF15LP03) Localizar informações explícitas em textos.
(EF35LP03) Identificar a ideia central do texto, demonstrando compreensão global.
(EF35LP04) Inferir informações implícitas nos textos lidos.
(EF35LP05) Inferir o sentido de palavras ou expressões desconhecidas em textos, com base no contexto da frase ou do texto.
Para copiar e colar no editor de texto ou passar no quadro
O pinheiro humilde
Conta-se que, quando os pastores foram visitar o Divino Infante, decidiram levar-lhe frutos e flores produzidos pelas árvores. Depois dessa colheita, houve uma conversa entre as plantas, um bosque. Regozijavam-se elas de ter podido oferecer algo ao seu Criador recém-nascido: uma, as suas tâmaras; outra, as nozes; uma terceira, as amêndoas; outras ainda, como a cerejeira e a laranjeira, que haviam oferecido tanto flores quanto frutos. Do pinheiro, porém, ninguém colheu nada. Pontiagudas folhas, ásperas pinhas, não eram dons apresentáveis.
O pinheiro, triste, reconheceu sua inutilidade e, não se sentiu à altura da conversa, rezou em silêncio: “Meu Deus recém-nascido, o que vou te oferecer? Minha pobre e nula existência. Esta, alegremente te dedico, com grande agradecimento por me terdes criado na vossa sabedoria e bondade”.
Deus ficou comovido com a humildade do pinheiro e, em recompensa, fez descer do céu uma multidão de estrelas, que pousaram nele. Eram de todos os matizes que existem no firmamento: douradas, prateadas, vermelhas, azuis… Quando o outro de pastores passou, levou não apenas os frutos das árvores, mas o pinheiro inteiro, a árvores de tal forma maravilhosa, da qual nunca se ouvira falar.
E lá foi o pinheiro ornar a gruta de Belém, sendo colocado bem junto do menino Jesus.