Planta carnívora

Planta Carnívora – Produção de texto

Planta Carnívora – Produção de texto – atividade de produção de texto a partir de tirinha. O aluno cria a narrativa e inclui a fala  das personagens no texto produzido por ele.

Você também pode estar interessado em ver mais atividades:

Sosprofessoratividades – Produção de texto

Sosprofessoratividades – Ficha literária

Sosprofessoratividades – Recomendações Literárias

Sosprofessoratividades – Reconto

Nos acompanhe também no nosso Pinterest  vendo nossas Atividades ou, no blog em alguma atividade de seu interesse, pesquise no “O que você procura?”.

Veja uma postagem muito interessante –  Reconto das lendas   você vai amar.

Atividades relacionadas em:

Atividade

Ao realizar esta atividade – Planta Carnívora – Produção de texto – o aluno irá narra a tirinha. É bom lembrar que narrar é contar os fatos, contar casos e situações, obedecendo uma sequência  lógico temporal. O momento da narração é único e pessoal, o aluno produz o texto narrativo baseado em suas observações e vivência. Já a parte do diálogo, esta o aluno deve copiar como está na tirinha.

O interessante deste tipo de produção de texto, é que os alunos podem ler para a turma sua produção e fazer comparações, mostrando como uma mesma tirinha pode ser narrada de formas diferentes.

A produção de texto de hoje mostra na tirinha uma planta carnívora.

O que você sabe sobre as plantas carnívoras?

Planta carnívora , às vezes chamada de planta insetívora , qualquer planta especialmente adaptada para capturar e digerir insetos e outros animais por meio de armadilhas e armadilhas engenhosas. A carnivoria nas plantas evoluiu independentemente cerca de seis vezes em várias famílias e ordens. As mais de 600 espécies conhecidas de plantas carnívoras constituem um grupo muito diverso , em alguns casos tendo pouco mais em comum do que seu hábito carnívoro.

Tipos De Armadilhas E Digestão

O conspícuo mecanismo de captura , que é sempre uma modificação folha , chama atenção especial para essas plantas. Uma variedade de mecanismos de captura existem e são designados como ativos ou passivos com base no fato demova-se para capturar a presa. Armadilhas de queda, como as encontradas em jarros , estão entre os tipos mais comuns de armadilhas e empregam folha oca com tampa cheia de líquido para coletar e digerir passivamente as presas. Armadilhas de papel moscas podem ser ativas ou passivas e dependem de pegajosas mucilagem , seja diretamente na superfície da folha (butterworts ) ou em pelos com ponta de glândula ( sundews ), para capturar presas.

As armadilhas instantâneas, como as da armadilha da Vênus ( Dionaea muscipula ), usam movimentos rápidos das folhas para capturar os insetos de forma ativa. Armadilhas de bexiga são encontradas apenas em plantas de bexiga (gênero Utricularia ) e sugam ativamente pequenos organismos usando um vácuo parcial . Armadilhas para panelas de lagosta, encontradas predominantemente em plantas saca-rolhas (gênero Genlisea ), usam pelos apontando para baixo para forçar a presa mais fundo na armadilha.

Usando enzimas ou bactérias , as plantas carnívoras digerem suas presas por meio de um processo de decomposição química análogo à digestão em animais. Os produtos finais, particularmente compostos de nitrogênio e sais, são absorvidos pelas plantas para permitir sua sobrevivência sob condições ambientais marginais ou hostis. A maioria das espécies carnívoras são plantas verdes que fabricam alimentos por fotossíntese a partir das matérias-primas da luz solar , água e dióxido de carbono na presença de clorofila . O hábito carnívoro aumenta a dieta derivada do solo pobre de seu ambiente .

Fonte: Encyclopaedia Britannica

Amostra

da atividade Planta Carnívora

Produção de texto 2
Baixe o arquivo em PDF

Quer compartilhar? Compartilhe o link.
Obrigada

Clique no quadro para baixar a atividade

Planta Carnívora

Planta Carnívora

ATENÇÃO!
Caso esteja baixando via celular, talvez seja necessário fazer
login em sua conta do Google.
Baixando através de um computador não é necessário fazer login.

Habilidades da BNCC:

(EF35LP25) Criar narrativas ficcionais, com certa autonomia, utilizando detalhes descritivos, sequências de eventos e imagens apropriadas para sustentar o sentido do texto, e marcadores de tempo, espaço e de fala de personagens.

(EF02LP01) Utilizar, ao produzir o texto, grafia correta de palavras conhecidas ou com estruturas silábicas já dominadas, letras maiúsculas em início de frases e em substantivos próprios, segmentação entre as palavras, ponto final, ponto de interrogação e ponto de exclamação.

2 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui