Sujeito e predicado

Sujeito e predicado

Sujeito e predicado – atividade de fixação para alunos do 5º ano.

Nos acompanhe também no nosso Pinterest  vendo nossas atividades, e  no blog em alguma atividade de seu interesse pesquise no “O que você procura?”.

Atividades relacionadas:

Sujeito e predicado – SOS Professor Atividades

Pronomes Oblíquos – SOS Professor Atividades

Presente de Natal – Avaliação do 4º bimestre – SOS Professor Atividades

Para o professor lembrar

Núcleo do sujeito e predicado

Para analisar orações, você deve aprender a reconhecer os elementos que as compõem. A primeira instância é o sujeito e o predicado; o sujeito é aquele que executa uma ação e o predicado descreve a ação que o sujeito executou. Esses tipos de sentenças são chamados de bimembres (dois membros, sujeito e predicado). Núcleo do sujeito e predicado

Para saber o que é o sujeito, deve-se responder à pergunta “quem?”, E para conhecer o predicado, à pergunta “o quê?” Por exemplo, em “Luís come frutas”, o sujeito é  Luís  e o predicado  come frutas  .

Agora, cada um desses membros tem um núcleo, que é o elemento fundamental da frase. O núcleo do sujeito (ou locução nominal) pode ser um substantivo ou pronome; o núcleo do predicado (ou frase verbal) é o verbo principal da frase.

Como identificar

Como já dissemos, o núcleo do sujeito pode ser um substantivo ou um pronome, e é a palavra central do sujeito. Deve sempre concordar em número e pessoa com a conjugação do verbo. Vejamos um exemplo: “Os meninos na esquina jogam futebol”.

Se o sujeito responder à pergunta de quem, temos que seriam  Os meninos da esquina  , e se o predicado responder à pergunta de quem, seria eles  jogam futebol  . No sintagma nominal, o núcleo é  meninos  .

No caso dos pronomes, teríamos o seguinte: “Jogam futebol”: o núcleo do sujeito seriam  eles  , que coincidem em pessoa e número com o verbo (  jogam  ).

Há orações em que o sujeito é oculto, ou seja, não aparece expressamente: “Temos muito trabalho pela frente”. Nesse caso, o sujeito é  Nós  , pois concorda em número e pessoa com o verbo, que é  Nós  . O núcleo do sujeito, neste caso,  somos nós  .

Por outro lado, existem dois tipos de sujeitos de acordo com a quantidade de núcleos que possui, um sujeito simples e um sujeito composto. O sujeito simples é aquele com apenas um núcleo. Por exemplo, “Várias crianças assistiram ao concerto na praça da varanda”. O sujeito é  Várias crianças  e seu núcleo  crianças  .

Outro exemplo: “As grandes árvores verdes farfalharam com a brisa”, o sujeito é  As grandes árvores verdes  , e o núcleo são as  árvores .

O sujeito composto é aquele com dois ou mais núcleos, ligados por conectores: “Meu irmão e eu queremos ir à exposição William Turner no museu”. Os sujeitos são  meu irmão e eu  , e os núcleos são  irmão  e  eu  .

Outro exemplo: “Um cachorro e um gato brigavam na rua”. Os núcleos seriam  cão  e  gato  .

Como identificar o núcleo do predicado?

O núcleo do predicado é a palavra mais importante, é o verbo principal em torno do qual os outros elementos do predicado são organizados sintaticamente. É um verbo conjugado em qualquer uma de suas formas pessoais e concorda em número e pessoa com o sujeito.

Por exemplo: “Os meninos da esquina jogam futebol”, aqui o predicado é eles  jogam futebol  , e o núcleo é eles  jogam  (coincide em número e pessoa com o sujeito). Outro exemplo: “Minha filhinha aprendeu a ler aos três anos”. O predicado é  aprendeu a ler aos três anos  , e o núcleo é  aprendeu  , por ser o verbo mais importante da frase e aquele que concorda com o sujeito.

O predicado pode ser de duas classes de acordo com o tipo de verbo: predicado verbal e predicado nominal. O predicado verbal tem como núcleo um verbo não copulativo, ou seja, um verbo predicativo que expressa apenas uma ideia completa, como em “Os meninos  jogam  futebol”, “  Comemos  toda a sobremesa”.

O predicado nominal é aquele cujo núcleo é um verbo copulativo (ser, ser, ser, aparecer), como em “As árvores  são  altas”, “João  é feliz”. Núcleo do sujeito e predicado

O predicado também pode ser simples ou composto; o simples é aquele que contém um único verbo como núcleo (“As macieiras  floresceram  cedo”), e o composto é aquele que contém mais de um núcleo verbal (“  Cantaram  e  riram de  alegria”).

É sempre bom estudar o conteúdo antes de passá-lo para a turma.

Amostras

da atividade sujeito e predicado

Aviso de propriedade

Este material é totalmente gratuito e elaborado por @sosprofessoratividades.com.

Todas as atividades do blog/site são protegidas pela lei dos direitos autorais, nº 9.610/98 – proibido a venda, cópias para outros sites, blogs ou redes sociais.

Quer compartilhar? Compartilhe o link.
Obrigada

Sujeito e predicado 2 – SOS Professor Atividades

Clique no quadro para baixar o arquivo em PDF

sujeito e predicado

ATENÇÃO!
Caso esteja baixando via celular, talvez seja necessário fazer
login em sua conta do Google.
Baixando através de um computador não é necessário fazer login.

Habilidade da BNCC:

(EF05LP06) Flexionar, adequadamente, na escrita e na oralidade, os verbos em concordância com pronomes pessoais/nomes sujeitos da oração.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui