Marchinha
Olá, Amigos do Sosprofessoratividades.com é muito bom ter vocês aqui. Este arquivo foi planejado para as turmas do 4º ao 5º ano do ensino fundamental.
Marchinha Pirata da perna de pau, do compositor Braguinha – serviu como inspiração para a criação desse post. Queria trabalhar com a turma marchinhas de Carnaval e fazer uma pequena revisão de ordem alfabética e separação silábica. Este material pode ser utilizado por turmas do 4º e 5º ano.
A atividade é composta por três folhas com: a letra da música, interpretação de texto e gramática. Seria muito interessante o professor levar para a sala de aula a música, assim, os alunos terão a oportunidade de conhecer esse ritmo musical tão popular no século XX. Você encontra facilmente a música em APPs de música e no YouTube.
Atividades
Temos várias atividades sobre Carnaval e Interpretação de texto, que você pode utilizá-las como atividades complementares, sabendo que cada uma delas contribui para a melhor compreensão da outra.
Há alguns exemplos de atividades em nossas coleções que podem te ajudar na preparação de sua aula. Acesse as nossas coleções Volta as aulas e Recursos Pedagógicos, onde temos diversas atividades abortando temas de interesse dos aulos. Vá lá!
Você também pode estar interessado em ver:
Carnaval – SOS Professor Atividades
Baile de Carnaval – SOS Professor Atividades – 4º e 5º ano
4º e 5º ano – SOS Professor Atividades – todas as atividades
Português – SOS Professor Atividades
Separação silábica – SOS Professor Atividades
Produção de texto – SOS Professor Atividades
Gramática – SOS Professor Atividades
O que são as marchinhas de Carnaval?
Durante quase todo o século XX, era ao som das marchinhas que os brasileiros festejavam os folguedos de rua e de salão do Carnaval. Por ter uma cadência similar as músicas tocadas pelas fanfarras militares, recebeu o nome de marcha e foi carinhosamente apelidada pelos foliões brasileiros de marchinha.
Chiquinha Gonzaga foi a pioneira em composição de marchinhas, com suas canções cheias de ritmo. Nos primeiros Carnavais, as músicas que tocavam eram de origem europeia e não tinham letras. Sem falar que o ritmo não tinha nada a ver com as músicas feitas pelos nossos compositores. A partir de Chiquinha Gonzaga, outros compositores começaram a escrever, temos como exemplos: João de Barro (Braguinha), Donga, Noel Rosa, Lamartine Babo, Ari Barros, Mauro de Almeida e muitos mais.
O rádio teve papel importante na divulgação e popularização das marchinhas. Como não havia televisão, as pessoas/foliões se reuniam em torno do rádio ansiosas para ouvir os lançamentos para o próximo Carnaval. Assim, ficavam afiadas na letra das novas músicas de Carnaval. Isso acontecia a partir do mês de dezembro. Quando o Carnaval chegava, as novas músicas eram tocadas e cantadas nas ruas, pelos blocos e cordões, e nos bailes de salão.
O Carnaval de rua, dos blocos e dos grandes salões, continua incentivando a composição de marchinhas. Só que agora, de um gênero leve, humorado e satírico de comentar costumes, personagens e acontecimentos do dia a dia, do Brasil e do mundo.
Amostras
As amostras são imagens da atividade “Marchinha” para visualização de como ela é.
Logo abaixo temos o botão “Clique na imagem para baixar a atividade em PDF”, para quem quiser baixar no computador.
Aviso de propriedade
Todos os direitos reservados ao @sosprofessoratividades.com.
É proibido distribuir, reproduzir ou vender este material por qualquer meio, seja eletronicamente ou impresso, bem como reivindicá-lo como seu e tentar modificar ou remover avisos de direitos autorais, logotipos ou marcas d’água, uma vez que é protegido por direitos autorais.
O não cumprimento é uma violação da Lei de Direitos Autorais, nº 9.610/98, e pode ter consequências legais.
Clique na imagem para baixar a atividade em PDF
ATENÇÃO!
Caso esteja baixando via celular, talvez seja necessário fazer
login em sua conta do Google.
Baixando através de um computador não é necessário fazer login.
Quer compartilhar?
Compartilhe o link. Obrigada♥
Habilidades da BNCC:
(EF03LP05) Identificar o número de sílabas de palavras, classificando-as em monossílabas, dissílabas, trissílabas e polissílabas.
(EF15LP03) Localizar informações explícitas em textos.
(EF35LP03) Identificar a ideia central do texto, demonstrando compreensão global.
(EF35LP04) Inferir informações implícitas nos textos lidos.
(EF35LP05) Inferir o sentido de palavras ou expressões desconhecidas em textos, com base no contexto da frase ou do texto.
(EF04LP03) Localizar palavras no dicionário para esclarecer significados, reconhecendo o significado mais plausível para o contexto que deu origem à consulta.
(EF35LP12) Recorrer ao dicionário para esclarecer dúvida sobre a escrita de palavras, especialmente no caso de palavras com relações irregulares fonema-grafema.