crônica

Crônica – A bola

Bem-vindos amigos e amigas do Sosprofessoratividades! Nós adoramos a sua presença aqui conosco.

Atividade de interpretação do texto “A bola”. Crômica do Luiz Fernando Verissimo em mais uma espetacular criação deste genial escritor brasileiro.

Fonte: VERISSIMO, Luis Fernando. Comédias para se ler na escola. Rio de Janeiro: Objetiva, 2001.

Os textos do Luiz Fernando são excelentes para trabalhar com criação e interpretação. Há um ar de inteligência nas crônicas que deixam todos os leitores presos no texto e a procura de uma conclusão ao seu modo. Você até tenta adivinhar o final, mas sempre vai ser surpreendido. Viva “Verissimo!”.

A bola é uma narrativa onde um pai tenta transferir o seu desejo de infância para o filho. Ele ficara encantado quando recebeu um presente do seu pai e pensou em fazer a mesma coisa. Mas, agora, o mundo é outro. Os valores mudaram. Como é possível mudar tanto e tão rápido. Uma só geração. Um piscar de olhos.

Não devemos nos frustrar com tamanho desatino? ou devemos? Por que as coisas mudam tão rápido? Como o gosto por algo pode variar tanto? Não devemos impor gosto a ninguém, ou devemos impor aos nossos filhos? Olha o que o pequeníssimo texto – A bola – pode trazer de reflexões.

Nossas coleções Copa do mundo e Futebol aproveitam ao máximo as atividades desta época em que a criança está supre envolvida, unindo a imaginação, a criatividade e o interesse em uma atividade extracurricular.

Você sabe né: Clicando em qualquer uma das TAG no final da postagem, você é direcionado para todas as publicações ativas do site que tratam do mesmo assunto. FAÇA UM TESTE.

Seja o nosso parceiro. Gostando do resultado. Publique na sua rede social e nos envie um comentário. Você pode compartilhar em suas redes sociais os dados ou o link do Blog ou da postagem que lhe agradar, como também, e se for permitido em sua escola, os resultados alcançados com sua turma. No final da postagem, deixamos o link para ser copiado.

Nosso objetivo é ajudar e caso queira fazer um comentário, utilize o espaço apropriado no final de cada POST.

 

Luis Fernando Verissimo

Nascido em Porto Alegre, 26 de setembro de 1936 é um escritor, humorista, cartunista, tradutor, roteirista de televisão, autor de teatro e romancista brasileiro. Já foi publicitário e revisor de jornal. É ainda músico, tendo tocado saxofone em alguns conjuntos. Com mais de 80 títulos publicados, é um dos mais populares escritores brasileiros contemporâneos. É filho do também escritor Érico Verissimo.

Viveu parte de sua infância e sua adolescência nos Estados Unidos, com a família, em função de compromissos profissionais assumidos por seu pai que era professor da Universidade da Califórnia em Berkeley (1943-1945) e diretor cultural da União Pan-americana em Washington, D.C. (1953-1956).

Em 1973 lançou, pela Editora José Olympio, seu primeiro livro, O Popular, com o subtítulo “crônicas, ou coisa parecida”, uma coletânea de textos já veiculados na imprensa, o que seria o formato da grande maioria de suas publicações até hoje. O livro de estreia de Verissimo recebeu elogios do importante crítico literário Wilson Martins, em O Estado de S. Paulo.

Em 1979, publicou seu quinto livro de crônicas, “Ed Mort e Outras Histórias”, o primeiro pela Editora L&PM, com a qual trabalharia durante 20 anos. Em 1981, o livro “O Analista de Bagé”, lançado na Feira do Livro de Porto Alegre, esgotou sua primeira edição em dois dias, tornando-se fenômeno de vendas em todo o país.

Em 1996, passou a publicar crônicas no jornal Extra Classe, veículo de comunicação lançado em março daquele ano. É colunista do jornal até os dias atuais. Em 1999, Verissimo deixou de desenhar as tiras de “As Cobras” e mudou de editora, trocando a L&PM pela Objetiva, que passou a republicar toda a sua obra. Uma destas antologias, “As Mentiras que os Homens Contam” (2000), já vendeu mais de 350 mil exemplares.

Em 2006, Verissimo chegou aos 70 anos de idade consagrado como um dos maiores escritores brasileiros contemporâneos, tendo vendido ao todo mais de 5 milhões de exemplares de seus livros.

O que é uma crônica?

crônica é um gênero textual muito presente em jornais, revistas, portais de internet e blogs. Esse tipo de texto se destaca por abordar aspectos do cotidiano, ou seja, questões comuns do nosso dia a dia.

São características da crônica?

  • Gênero narrativo marcado pela brevidade, narra fatos históricos em ordem cronológica.
  • Textos curtos e de fácil compreensão
  • Linguagem simples e descontraída
  • Poucos (ou nenhum) personagens nas histórias
  • Análise crítica sobre contextos e circunstâncias
  • Humor crítico, irônico e sarcástico
  • Linha cronológica estabelecida.
  • Publicada em jornal ou revista, destina-se à leitura diária ou semanal, pois trata de acontecimentos cotidianos.

Exemplos de crônica

Machado de Assis
  • Aquarelas;
  • A reforma pelo jornal;
  • O jornal e o livro;
  • Comentários da semana.

Luiz Fernando Verissimo

  • A metamorfose;
  • Incidente na casa do Ferreiro.
  • A Bola

Amostras

As amostras são imagens da atividade “Crônica – A bola” para visualização de como ela é.

logo abaixo temos o botão “Clique na imagem para baixar a atividade em PDF”, para quem quiser baixar no computador.

crônica - a bola

Quer compartilhar?

Compartilhe o link. Obrigada♥

Independência do Brasil 2

Crônica – A bola

 

Aviso de propriedade

Todos os direitos reservados ao @sosprofessoratividades.com.

É proibido distribuir, reproduzir ou vender este material por qualquer meio, seja eletronicamente ou impresso, bem como reivindicá-lo como seu e tentar modificar ou remover avisos de direitos autorais, logotipos ou marcas d’água, uma vez que é protegido por direitos autorais.

O não cumprimento é uma violação da Lei de Direitos Autorais, nº 9.610/98, e pode ter consequências legais.

 

Clique na imagem para baixar a atividade em PDF

 Crônica - A bola

ATENÇÃO!
Caso esteja baixando via celular, talvez seja necessário fazer
login em sua conta do Google.
Baixando através de um computador não é necessário fazer login.

 

Habilidades da BNCC:

(EF15LP03) Localizar informações explícitas em textos.

(EF35LP03) Identificar a ideia central do texto, demonstrando compreensão global.

(EF35LP04) Inferir informações implícitas nos textos lidos.

post: A bola

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.