Dezena de milhar
Olá, a proposta de hoje é uma atividade com Dezena de milhar. Vamos trabalhar a composição e decomposição de números até a Dezena de milhar. A atividade é composta por duas folhas onde o aluno realiza a composição e decomposição dos números e tem o uso do quadro valor de lugar ( QVL). Atividade recomendada para os alunos do 4° ano do ensino fundamental.
Atividades relacionadas em:
Sistema de Numeração decimal
O objetivo do trabalho nesta etapa é o conhecimento das estruturas dos sistemas de numeração, evidenciado pela identificação de classes e ordens e pelo uso adequado do princípio posicional.
Na etapa anterior, o trabalho em base decimal atingiu até a 4ª ordem. É conveniente que o professor recorde com a classe o significado do princípio posicional dos algarismos. Para isso, é necessário rever o trabalho realizado na etapa anterior envolvendo até a 4ª ordem. As ordens seguintes serão introduzidas acrescentando-se ao QVL (Quadro Valor de Lugar), mais algumas unidades às que já ali se encontram.
Exemplos para alcançar a classe das Dezenas de milhar:
9.995 + 5 = 10.000
9.999 + 1 = 10.000
A grande verdade é, se o aluno já compreendeu bem o sistema de numeração decimal (e sua base dez), ele não terá dificuldades em aprender a dezena de milhar nem as classes seguintes.
A medida que o aluno se torna capaz de representar no Quadro Valor de Lugar (QVL), números maiores, deve também saber registrá-los simbolicamente.
O agrupamento de três ordens formando uma classe é o recurso usado para facilitar a escrita e a leitura destes numerais, visto que podem ser explorados numerais com até seis algarismos.
O aluno deve construir novas fichas para seu Quadro Valor de Lugar (QVL) de modo que possa agrupar as ordens já conhecidas, formando classes:
A 1ª classe contem três ordens:
unidades simples;
dezenas simples;
centenas simples.
A segunda classe também conte três ordens:
unidades de milhar;
dezenas de milhar;
centenas de milhar.
Todas as atividades já realizadas com números até 90.000 podem ser realizadas com números de seis ou mais ordens:
- interpretação do valor relativo dos algarismos de cada ordem;
- decomposição simples;
- decomposição e reagrupamento, de diferentes maneiras;
- representação no Quadro Valor de Lugar (QVL) de diferentes números;
- escrita de numerais com seis ou mais algarismos;
- escrita de numerais, por extenso, isto é, usando palavras;
- contagem de dez em dez, cem em cem etc., abrangendo números maiores que mil;
- arredondamento, na linha numérica ou não, para a dezena, ou centena, ou milhar mais próximo.
O professor poderá apresentar assuntos de geografia e ciências para trabalhar com numerais formados de oito, nove ou mais algarismos.
- superfície do estado;
- produção agrícola de estados ou regiões do Brasil;
- valor desta produção;
- distância entre os astros e o Sol;
- distância entre a Terra e os planetas;
- camadas atmosféricas;
- número de glóbulos sanguíneos, etc.
Estes números podem ser representados de diferentes maneiras: no Quadro Valor de Lugar, por meio de palavras, decompondo-os em suas ordens e recompondo-os pela adição.
É muito importante desenvolver a habilidade ler e organizar gráficos e tabelas estatísticas, reconhecendo dados arredondados ou aproximados, interpretando as duplas entradas (abscissas e ordenadas) do material.
Amostras
Quer compartilhar? Compartilhe o link.
Obrigada♥
Habilidades da BNCC:
(EF04MA01) Ler, escrever e ordenar números naturais até a ordem de dezenas de milhar.
(EF04MA02) Mostrar, por decomposição e composição, que todo número natural pode ser escrito por meio de adições e multiplicações por potências de dez, para compreender o sistema de numeração decimal e desenvolver estratégias de cálculo.
Que trabalho maravilhoso vai ajudar muito a minha turma do 3° ano
Fico feliz em ajudar.♥