Ostara, a deusa do amanhecer.

Ostara, a deusa do amanhecer.

Ostara, a deusa do amanhecer, é uma atividade com texto mitológico sobre a origem do coelho da Páscoa. A atividade –  Ostara, a deusa do amanhecer – trabalha a interpretação de texto, uso do dicionário, e um pouco de gramática.

Em  uma das questões da atividade é pedido para o aluno localizar no texto as interjeições.

Para lembrar.

Interjeição é uma palavra invariável (não sofre variação em gênero, número e grau) que representa um recurso da linguagem afetiva.
Ela expressa sentimentos, sensações, estados de espírito, sendo sempre acompanhadas de um ponto de exclamação (!).
As interjeições são consideradas “palavras-frases” pois representam frases-resumidas, formadas por sons vocálicos (Ah! Oh! Ai!), por palavras (Droga! Psiu! Puxa!) ou por um grupo de palavras, nesse caso, chamadas de locuções interjetivas (Meu Deus! Ora bolas!).

Quem acompanha o blog já deve ter observado o quanto eu gosto de trabalhar textos mitológicos com a minha turma. O texto de hoje mostra como a mitologia explica a origem do coelho da Páscoa. Uma versão diferente para esse símbolo pascoal tão querido pelas crianças.

Atividade com textos mitológicos em:

As histórias sobre a deusa começaram na Alemanha, onde foi dito que ela trouxe renascimento, renovação e fertilidade para a terra durante o mês de abril. De acordo com a lenda, ela foi responsável por despertar a criatividade e apoiar o crescimento de uma vida nova.

A lebre também é significativa nessa história, pois acredita-se que ela está ligada à Lua, que representa a feminilidade e fertilidade. A lebre é um símbolo especial para a deusa Ostara.

Texto para copiar e colar no Word

Ostara, a deusa do amanhecer.
Ostara é a deusa do amanhecer. O nome dela tem tudo a ver com a aurora e a luz. Quer dizer Sol nascente. A diva adora crianças. Canta e faz magia pra divertir os meninos e as meninas que a seguem para todos os lugares.

Um dia, um pássaro pousou na mão de Ostara. Ela disse umas palavras. Ops! Ele se transformou em coelho, o animal favorito da deusa. Os garotos ficaram maravilhados. Mas, com o passar dos meses, o orelhudo foi ficando triste, triste, triste. Queria voar.

As crianças pediram à deusa que acabasse com o encanto. Ela tentou, mas não conseguiu. Esperou a primavera, quando seus poderes chegavam ao apogeu. Oba! O coelho voltou a ser pássaro por um tempo. Feliz encheu o ninho de ovos. Quando virou coelho de novo, pintou os ovos e os distribuiu pelo mundo.

Páscoa: A palavra Páscoa tem tudo a ver com Ostara. Sabe por quê? Páscoa vem do hebraico. Na língua dos judeus, quer dizer passagem. Ostara também é passagem – da noite para o dia.

Na origem: Os judeus foram escravos. Depois, se libertaram. A Páscoa comemora a passagem da escravidão para a liberdade.

Cristãos: A Páscoa cristã lembra a ressurreição de Cristo. Também quer dizer passagem.

Dad Squarisi

Amostras

Quer compartilhar? Compartilhe o link.
Obrigada

PDF

Habilidades da BNCC:

(EF35LP05) Inferir o sentido de palavras ou expressões desconhecidas em textos, com base no contexto da frase ou do texto.
(EF04LP03) Localizar palavras no dicionário para esclarecer significados, reconhecendo o significado mais plausível para o contexto que deu origem à consulta.
(EF15LP03) Localizar informações explícitas em textos.
(EF35LP03) Identificar a ideia central do texto, demonstrando compreensão global.
(EF35LP04) Inferir informações implícitas nos textos lidos.
(EF35LP05) Inferir o sentido de palavras ou expressões desconhecidas em textos, com base no contexto da frase ou do texto.

ATENÇÃO!
Caso esteja baixando via celular, talvez seja necessário fazer
login em sua conta do Google.
Baixando através de um computador não é necessário fazer login.

 

4 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.