diga NÃO

Dia Internacional da Mulher, diga NÃO à violência!

A data de 25 de novembro ficou conhecida como o “Dia da Não Violência Contra a Mulher”, foi decidido por organizações de mulheres de todo o mundo reunidas em Bogotácropped SeloCoruja, na Colômbia, em 1981 em homenagem as irmãs, que responderam com a vida ao ato insano praticado pelos homens.

No dia 25 de março de 1911 um incêndio na fábrica Triangle Shirtwaist Company matou 146 mulheres, dentre as 500 que trabalhavam lá – desse número, cerca de 20 eram homens. A maioria das funcionárias que morreram eram imigrantes judias e algumas tinham apenas 14 anos.

Em homenagem à luta e às conquistas das mulheres, o Dia Internacional da Mulher foi definitivamente instituído pela ONU no ano de 1975, sendo que a escolha do dia 8 de março está relacionada com a greve das operárias russas de 1917.

Entretanto, ao longo da história, outros acontecimentos recordam a luta das mulheres, que faziam longas jornadas de trabalho, recebiam salários muito baixos e, além disso, não tinham direito ao voto.

São vários exemplos de lutas das mulheres pelo mundo. Essas lutas levaram décadas ou séculos, e não terminam por agora. Nenhuma destas mulheres que travaram batalhas enormes para adquirir o respeito dos que deveriam respeitá-las incondicionalmente jamais devem ser esquecidas. Esta data é composta por fragmentos destas batalhas, destas Mulheres e de suas lutas.

Em 28 fevereiro de 1909 aconteceu a primeira celebração das mulheres nos Estados Unidos. Esse evento surgiu inspirado na greve das operárias da fábrica de tecidos em NY que ocorreu em 1908.

Ainda ……..

“O Dia Internacional da Mulher é uma data comemorativa que foi oficializada pela Organização das Nações Unidas na década de 1970. Essa data simboliza a luta histórica das mulheres para terem suas condições equiparadas às dos homens. Inicialmente, essa data remetia à reivindicação por igualdade salarial, mas, atualmente, simboliza a luta das mulheres não apenas contra a desigualdade salarial, mas também contra o machismo e a violência.”

A violência contra mulher é algo rotineiro e afeta qualquer classe. Apesar do grande número de violência contra essas vítimas, a Lei 11.340/06, conhecida como Lei Maria da Penha, alcançou avanços alarmantes no combate desta violência.

Atividades

Esta atividade faz parte da subcategoria Mulher, onde temos diversas atividades voltadas para o tema que é muito importante na nossa sociedade, para por fim a desigualdade, a misoginia, e mostrar o nós mulheres conseguimos através do tempo. A gama de material é muito rica, vale a pena consultar, pois alguns exemplos de atividades em nossas coleções que podem te ajudar na preparação de sua aula.

Aqui no Blog temos algumas postagens muito interessantes sobre o assunto:

Mulher Maravilha – SOS Professor Atividades – 4º e 5º ano

Dia Internacional da Mulher – SOS Professor Atividades – 4º e 5º ano

Temos também uma coleção de imagens no Mulher – Pinterest.

Nossa intenção é ajudar com temas que prendam a atenção do aluno na matéria. Gostando, compartilhe a atividade.

 

Cartas – Mural

diga NÃO

Site: ccs2.ufpel.edu.br

ATENÇÃO!
Caso esteja baixando via celular, talvez seja necessário fazer
login em sua conta do Google.
Baixando através de um computador não é necessário fazer login.

 

Quer compartilhar?

Compartilhe o link “Dia Internacional da Mulher, diga NÃO à violência!”. Obrigada♥

diga NÃO

https://sosprofessoratividades.com/diga-nao/

Habilidade da BNCC:

(EF01HI08) Reconhecer o significado das comemorações e festas escolares, diferenciando-as das datas festivas comemoradas no âmbito familiar ou da comunidade.

 

Aviso de propriedade

Todos os direitos reservados ao @sosprofessoratividades.com.

É proibido distribuir, reproduzir ou vender este material por qualquer meio, seja eletronicamente ou impresso, bem como reivindicá-lo como seu e tentar modificar ou remover avisos de direitos autorais, logotipos ou marcas d’água, uma vez que é protegido por direitos autorais.

O não cumprimento é uma violação da Lei de Direitos Autorais, nº 9.610/98, e pode ter consequências legais.

 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.