Interpretando tirinhas
Olá amigos do SOS Professor Atividades!
A proposta de hoje – Interpretando tirinhas 2 – é uma atividade de interpretação com as tirinhas do Mauricio de Sousa, formada por quatro folhas, cada folha com uma tirinha diferente da outra. Sou apaixonada pela Turma da Mônica e sempre que possível desenvolvo atividades com as tirinhas do Mauricio de Sousa.
Espero que gostem da atividade – Interpretando tirinhas 2 – e que seja útil para você e seus alunos.
Atividades relacionadas em:
Caso você esteja interessado, acesse outros posts complementares em: Sosprofessoratividades – história em Quadrinhos .
No acompanhe também no nosso Pinterest ou, no blog em alguma atividade de seu interesse.
Como interpretar as tirinhas e histórias em quadrinhos?
Noções básicas sobre códigos e convenções de quadrinhos:
É importante que os alunos entendam as dicas visuais fornecidas no texto. Embora as palavras e as imagens trabalhem juntas para contar a história, os quadrinhos são principalmente narrativas visuais. Portanto, os leitores devem aproveitar e integrar alguns conhecimentos e compreensões de fundo importantes sobre textos visuais, elementos cômicos e estruturas narrativas para fazer sentido.
Quanto mais conhecimento os leitores tiverem sobre a maneira como os textos visuais funcionam, mais bem-sucedidos eles provavelmente serão.
Você sabia?
O Tico-Tico
A primeira revista em quadrinhos do Brasil, de acordo com o site Plenarinho.
Aqui no Brasil, foi em 1905 que surgiu a revista semanal O Tico-Tico, considerada a primeira revista em quadrinhos do nosso país. O nome Tico-Tico vinha do agitado passarinho com o mesmo nome. A revista foi influenciada pela publicação francesa La Semaine de Suzette e teve uma tiragem inicial de 11 mil exemplares. Não demorou muito para que a Tico-Tico caísse no gosto das pessoas e por décadas a revista publicou histórias de vários autores. Em alguns números, a tiragem chegou a 100 mil exemplares.
A Tico-Tico era uma revista com pequenas histórias que não eram necessariamente ligadas entre si. Legal, né? Imagina você comprar uma única revista e poder curtir as aventuras de vários heróis?!
Fãs
A revista tinha vários fãs famosos, entre eles o jurista, político e diplomata brasileiro Ruy Barbosa, a escritora Ruth Rocha e os desenhistas Maurício de Souza e Ziraldo.
O poeta Carlos Drummond de Andrade, outro grande fã, disse uma vez que muita gente importante leu a revista quando criança. Drummond brincou: — Se alguns alcançaram importância mas fizeram bobagens, O Tico-Tico não teve culpa. O Dr. Sabe-Tudo e o Vovô (dois personagens da revista) ensinavam sempre a maneira correta de viver, de sentar-se à mesa e de servir à pátria. E da remota infância, esse passarinho gentil voa até nós, trazendo no bico o melhor que fomos um dia. Obrigado, amigo!”.
Concorrência que veio de fora
Durante muitos anos, a Tico-Tico foi a grande referência de quadrinhos no Brasil. Mas a partir da década de 30, os quadrinhos norte-americanos chegaram ao País para concorrer com a Tico-Tico, que não acompanhava as mudanças.
Os super-heróis estrangeiros invadiram as revistas com histórias completas. Então, em 1957, as histórias da Tico-Tico deixaram de ser semanais. A revista brasileira foi perdendo terreno, e na década de 60 só publicava almanaques.
Saudades
Depois de 2.097 edições e quase 57 anos de existência, a Tico-Tico deixou de existir.
A revista foi um marco muito importante para os quadrinhos brasileiros e até hoje é lembrada por ter participado da infância de tantas crianças.
Fontes: site da USP, UniversoHQ, Guia dos Quadrinhos e HQmaniacs
Amostras
da atividade Interpretando tirinhas-2
Quer compartilhar? Compartilhe o link.
Obrigada♥
Habilidades da BNCC:
(EF15LP03) Localizar informações explícitas em textos.
(EF35LP03) Identificar a ideia central do texto, demonstrando compreensão global.
(EF35LP04) Inferir informações implícitas nos textos lidos.
(EF35LP05) Inferir o sentido de palavras ou expressões desconhecidas em textos, com base no contexto da frase ou do texto.