O circo (música)
Ola, amigos e amigas do sosprofessoratividades.com, vamos para um Repost muito legal.
Para quem está buscando atividades com o tema Circo, esta foi elaborada em comemoração do Dia do circo – 27 de março.
A atividade “O circo (música)” trabalha interpretação de texto e uso do dicionário, explorando as partes de poema como estrofes, versos e rimas. A Música dá ritmo a aula e prende o aluno.
Compartilhe em suas redes sociais os dados ou o link do Blog ou da postagem que lhe agradou, como também, e se for permitido em sua escola, os resultados alcançados com sua turma. Nosso objetivo é ajudar e caso queira fazer um comentário, utilize o espaço apropriado no final de cada POST.
Você também pode estar interessado em ver:
Português – SOS Professor Atividades
Interpretação de texto – SOS Professor Atividades
O sapateiro
Circo – SOS Professor Atividades – atividades relacionadas com o tema
É Uma Delícia Comer Pipoca!
Viva-o-circo
4º e 5º ano – SOS Professor Atividades – todas as atividades
3º ano – SOS Professor Atividades – todas as atividades
Nos acompanhe também no nosso Pinterest e no blog em alguma atividade de seu interesse pesquise no “O que você procura?”.
História do Circo
Circo é um nome para uma companhia itinerante de artistas. Esses artistas geralmente são acrobatas, palhaços e animais treinados, embora existam circos que têm músicos, trapézios e outros dublês. Os circos geralmente se apresentam em tendas de circo com um ou mais picadeiros para a apresentação do espetáculo. Hoje, o circo é mais uma forma de arte do que um puro espetáculo.
História do circo
Alguns dizem que a história do circo começa no século 18 e outros dizem que a história do circo começa na Roma antiga. Acreditamos nos dois e falamos sobre todos os pontos importantes das origens do circo aqui.
Fatos do Circo
Os circos se esforçam para ser coloridos e capturar a atenção do público. Eles recrutam uma variedade de pessoas com habilidades diferentes e treinam diferentes animais com muitos truques para conseguir isso. E nesse esforço eles podem ir longe demais.
Circos Famosos
Como todos sabemos, os animais selvagens podem ser perigosos, as alturas podem ser perigosas e a negligência pode ser perigosa. Misture tudo isso e você terá uma grande parte do que é um circo. Esses aspectos trouxeram alguns grandes e famosos acidentes para a história do circo.
Vejamos:
Há quem diga que o circo surgiu pela primeira vez no século XVIII e se olharmos para as origens do circo moderno talvez tenham razão. Mas os primeiros circos surgiram na Roma Antiga e eram aqueles lugares onde se realizavam corridas de cavalos e carros, além de batalhas encenadas, combates de gladiadores e exibições de animais treinados.
O circo da época era o único espetáculo público em que homens e mulheres não eram separados. O primeiro circo na cidade de Roma foi o Circus Maximus, construído na era do Império Antigo. Quando concluído, poderia receber 250.000 pessoas e tinha 400m de comprimento e 90m de largura. Outros circos famosos da era romana foram Circus Flaminius, Circus Neronis e Circus of Maxentius.
O início do circo moderno começa no século 18 com Philip Astley, um oficial de cavalaria da Inglaterra. Ele abriu em Lambeth, Londres, em 4 de abril de 1768, um anfiteatro para a exibição de truques de equitação. Os truques não foram sua invenção, mas ele foi o primeiro a construir um lugar para sua apresentação diante de uma plateia. Ele chamou essa arena de performance de Círculo e o prédio de anfiteatro, mas eles ficaram conhecidos com o passar do tempo como Circo. Andrew Ducrow continuou, depois de Astley, a utilizar a mesma estratégia e era na época proprietário de seu próprio Anfiteatro.
O primeiro palhaço foi Joseph Grimaldi com seu papel de “Little Clown” na pantomima “The Triumph of Mirth; or, Harlequin’s Wedding” em 1781. Charles Dibdin e seu parceiro Charles Hughes abriram o The Royal Circus em Londres em 4 de novembro de 1782. Astley exportou seu Circus para a França no mesmo ano que “Amphithéâtre Anglais” e depois continuou a construir mais 18 circos em toda a Europa. Todos esses circos estavam em prédios especialmente construídos para eles.
As tendas de circo apareceram muito mais tarde.
O primeiro circo moderno nos Estados Unidos foi um na Filadélfia, fundado por John Bill Ricketts em 3 de abril de 1793. “The Circus of Pepin and Breschard” viajou de Montreal a Havana nas duas primeiras décadas do século 19 e eles construíram muitos edifícios de circo pelo caminho.
Joshuah Purdy foi o primeiro a usar uma grande tenda para o seu circo e fez isso em 1825. Thomas Taplin Cooke trouxe a tenda para a Inglaterra em 1838. Como as tendas eram mais fáceis de usar, lentamente substituíram os edifícios do circo, os edifícios adaptados e os espaços abertos. Um dos maiores (se não o maior circo itinerante) foi “The Barnum & Bailey Greatest Show On Earth”, que viajou de 1897 a 1902 pela Europa. Vale ressaltar o desejo de Lenin de que o circo se tornasse “o povo” e grande apoiador do circo intinerante.
O que chamamos hoje de “circo contemporâneo” (ou “noveau cirque”) apareceu na década de 1970 em muitos lugares como Austrália, Canadá, França, Costa Oeste dos Estados Unidos e Reino Unido. Este tipo de circo ainda tem atos circenses tradicionais, mas combina com técnicas teatrais para contar uma história ou apresentar um tema. Os primeiros exemplos de circo contemporâneo são: Circus Oz, formado na Austrália em 1978 a partir de SoapBox Circus e New Circus; Pickle Family Circus, formado em San Francisco em 1975; e Cirque du Soleil, fundado em Quebec em 1984. Os modernos são o Tiger Lillies, o Cirque Invisible, o Dislocate e o Vulcana Women’s Circus.
Amostras
As amostras são ilustrativas, veja abaixo como baixar o arquivo da atividade em PDF.
Música
Music vídeo by Nara Leão performing O Circo. (C) 2015 Universal Music Ltda
Aviso de propriedade
Todos os direitos reservados ao @sosprofessoratividades.com.
É proibido distribuir, reproduzir ou vender este material por qualquer meio, seja eletronicamente ou impresso, bem como reivindicá-lo como seu e tentar modificar ou remover avisos de direitos autorais, logotipos ou marcas d’água, uma vez que é protegido por direitos autorais.
O não cumprimento é uma violação da Lei de Direitos Autorais, nº 9.610/98, e pode ter consequências legais.
Clique na imagem para baixar a atividade em PDF
ATENÇÃO!
Caso esteja baixando via celular, talvez seja necessário fazer
login em sua conta do Google.
Baixando através de um computador não é necessário fazer login.
Quer compartilhar?
Compartilhe o link da atividade. Obrigada♥
https://sosprofessoratividades.com/o-circo-musica/
Habilidades da BNCC:
(EF15LP03) Localizar informações explícitas em textos.
(EF35LP03) Identificar a ideia central do texto, demonstrando compreensão global.
(EF35LP04) Inferir informações implícitas nos textos lidos.
(EF35LP05) Inferir o sentido de palavras ou expressões desconhecidas em textos, com base no contexto da frase ou do texto.
(EF04LP03) Localizar palavras no dicionário para esclarecer significados, reconhecendo o significado mais plausível para o contexto que deu origem à consulta.