Estilingue

O estilingue

Olá, amigos do sosprofessoratividades.com, mais uma atividade planejada para as turmas do 3º ao 5º ano do ensino fundamental.

A atividade “O estilingue” é uma história em quadrinhos do Papa-Capim de Mauricio de Sousa. Nela é trabalhada a interpretação de texto da história em Quadrinhos. Como a maioria das histórias em quadrinhos do Papa-Capim, ela tem uma conotação ecológica.

Atividades

Siga as nossas coleções Interpretação de texto e Produção de texto, onde encontramos atividades que se complementam com diversos temas. Veja se há uma conexão de sua aula com alguns dos temas já apresentados. Tenha um excelente dia.

Há alguns exemplos de atividades em nossas coleções que podem te ajudar na preparação de sua aula.

Você pode estar interessado:

Produção de texto – Pinterest

Atividades para o 3º e 5º ano – SOS Professor Atividades

Papa-Capim em: O presente ideal

Você sabe né: Clicando em qualquer uma das TAG no final da postagem, você é direcionado para todas as publicações ativas do site que tratam do mesmo assunto. FAÇA UM TESTE.

Você pode compartilhar em suas redes sociais os dados ou o link do Blog ou da postagem que lhe agradar, como também, e se for permitido em sua escola, os resultados alcançados com sua turma. No final da postagem, deixamos o link para ser copiado.

Nosso objetivo é ajudar e caso queira fazer um comentário, utilize o espaço apropriado no final de cada POST.

Qual é a história do estilingue?

Estilingue, também chamado atiradeira, baleadeira, baladeira, funda, bodoque, bodogue, badoque e setra em partes do Brasil, fisga ou setra em Portugal e fisga e xifuta em Angola, é um tipo de atiradeira – um objeto usado para o disparo de projéteis, impulsionado por força mecânica manual, com auxílio de elásticos. As formas clássicas de estilingue são construídas com um galho de árvore forquilhado, em forma de “Y”, munido de tiras elásticas. Sua história, portanto, não remonta a épocas anteriores à invenção da borracha.

O que é que significa estilingue?

Estilingues, em boa parte de sua história inicial, eram artesanais, feitos pelo próprio dono; todavia, a partir do início do século XX começou-se a produção em grande escala para venda, o que contribuiu para surgirem estilingues de outros formatos e de outras matérias primas como madeira entalhada, plástico ou metal.

No Brasil o estilingue é conhecido também por diversos outros nomes, entre eles baladeira, baleadeira, baleeira, beca, badogue, badoque, bodoque, funda, peteca, seta ou setra.

Chiloida: O nome “chiloida” (pronúncia: xilóida), sinônimo de estilingue comum em Santa Catarina e em outras regiões de imigração e colonização alemã no Brasil, vem diretamente do alemão Schleuder, que é a palavra alemã para estilingue.

Badoque: Estritamente falando, todavia, o badoque (também badogue ou bodoque) é um atirador artesanal diferente do estilingue propriamente dito, já que consiste de um artefato também artesanal, mas em formato de arco, similar ao arco de flecha, feito de um pau e cordão, e não se utiliza elásticos.

Funda: Embora o estilingue também seja conhecido em algumas regiões como funda, ela é em verdade outro dispositivo, este sem elásticos. Foi com uma funda que, segundo a Bíblia, Davi derrotou Golias.

Origem do termo

O termo estilingue tem origem no inglês, sling, de slingshot = “funda”, “atiradeira”, respectivamente, por variação epentética.

Construção

Originalmente era montado usando-se uma forquilha de madeira (um galho bifurcado em “Y”, cuja parte de baixo é usada como cabo) em cujas extremidades simétricas se prendiam as pontas de uma tira elástica.

No centro da tira elástica é afixado uma peça de couro chamada “malha” em português e “Pouch” em inglês, que servia como contendor para o objeto ou munição que se desejava arremessar, geralmente pedregulhos ou pequenos frutos redondos ou “mamonas”.

A árvore mais comumente usada é o leiteiro, goiabeira, jabuticabeira, entre outras que naturalmente tem galhos perfeitos em Y, e com uma boa resistência. Para o elástico, um material comum é a borracha de câmaras de ar, cortada em tiras. Atualmente, nas cidades maiores se usa também uma peça de ferro de construção dobrada para fazer as vezes de forquilha e como elástico usa-se uma mangueira de látex muito comum em estabelecimentos hospitalares, popularmente conhecida como “tripa de mico”.

Estilingue pode matar

O estilingue é uma arma de baixo poder, é normalmente usada por crianças como brinquedo ou na caça de passarinhos e outros pequenos animais ou utilizados em manifestações. Em alguns países, alguns modelos podem ser considerados proibidos, considerando-se a utilidade ou potência, medida pela força de “puxada”, em quilos ou libras, como arcos e bestas.

Fonte: Wikipédia

Amostras

As amostras são imagens da atividade “O estilingue” para visualização de como ela é.

Logo abaixo temos o botão “Clique na imagem para baixar a atividade em PDF”, para quem quiser baixar no computador.

estilingue

Quer compartilhar?

Compartilhe o link. Obrigada♥

Sítio do Picapau Amarelo

https://sosprofessoratividades.com/o-estilingue/

 

Aviso de propriedade

Todos os direitos reservados ao @sosprofessoratividades.com.

É proibido distribuir, reproduzir ou vender este material por qualquer meio, seja eletronicamente ou impresso, bem como reivindicá-lo como seu e tentar modificar ou remover avisos de direitos autorais, logotipos ou marcas d’água, uma vez que é protegido por direitos autorais.

O não cumprimento é uma violação da Lei de Direitos Autorais, nº 9.610/98, e pode ter consequências legais.

 

Clique na imagem para baixar a atividade em PDF

estilingue

ATENÇÃO!
Caso esteja baixando via celular, talvez seja necessário fazer
login em sua conta do Google.
Baixando através de um computador não é necessário fazer login.

 

Habilidades da BNCC:

(EF35LP05) Inferir o sentido de palavras ou expressões desconhecidas em textos, com base no contexto da frase ou do texto.

(EF15LP03) Localizar informações explícitas em textos.

(EF35LP03) Identificar a ideia central do texto, demonstrando compreensão global.

(EF01HI08) Reconhecer o significado das comemorações e festas escolares, diferenciando-as das datas festivas comemoradas no âmbito familiar ou da comunidade.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.