Luana Brasil

Luana, A menina que viu o Brasil neném

A proposta de hoje é a interpretação da sinopse de Flávia Marina do livro – Luana, A menina que viu o Brasil neném – de autoria de Aroldo Macedo e Oswaldo Faustino. A protagonista Luana nos leva para a época do descobrimento do Brasil e narra vários fatos da época. Como estamos trabalhando com a sinopse do livro – Luana, A menina que viu o Brasil neném – a atividade pode ser realizada mesmo que os alunos não tenham lido o livro.

Mas como boa leitora, recomendo que o professor providencie o mesmo para contar ao alunos e assim, tornar mais interessante a aula, uma vez que a menina Luana é apaixonante e tenho certeza que seus alunos ficarão encantados por ela. O livro Luana, A menina que viu o Brasil neném é da editora FTD.

Atividades relacionadas:

  Com muita ginga e graciosidade, a pequena capoeirista Luana nos leva à uma grande aventura: a história do descobrimento do Brasil. A encantadora menina de oito anos, quando toca o seu berimbau mágico, viaja através do tempo e nos leva junto para a época do descobrimento do nosso país. Entre um golpe e outro de capoeira e ao som do berimbau, Luana nos conta a história de seu povo, os afro-brasileiros, que foram escravos na época em que o Brasil ainda era um neném.

Nos conta também sobre a vida dos índios que aqui viviam antes da chegada dos portugueses. Sempre se divertindo e viajando pela história, Luana participa da chegada das caravelas de Pedro Álvares Cabral nas praias brasileiras e nos conta sobre a reação dos índios ao avistar as estranhas pessoas, cheias de roupas. Uma irresistível história infanto-juvenil através dos tempos sobre as raízes de nossa cultura e a importância das diferentes raças na formação do povo brasileiro.

                                                                                               Flávia  Marina

Amostras

Quer compartilhar? Compartilhe o link.
Obrigada

PDF

Habilidades da BNCC:

(EF35LP03) Identificar a ideia central do texto, demonstrando compreensão global.
(EF69LP45) Posicionar-se criticamente em relação a textos pertencentes a gêneros como quarta-capa, programa (de teatro, dança, exposição etc.), sinopse, resenha crítica, comentário em blog/vlog cultural etc., para selecionar obras literárias e outras manifestações artísticas (cinema, teatro, exposições, espetáculos, CD´s, DVD´s etc.), diferenciando as sequências descritivas e avaliativas e reconhecendo-os como gêneros que apoiam a escolha do livro ou produção cultural e consultando-os no momento de fazer escolhas, quando for o caso.

 

ATENÇÃO!
Caso esteja baixando via celular, talvez seja necessário fazer
login em sua conta do Google.
Baixando através de um computador não é necessário fazer login.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.