Tique, sorte ou azar
Olá amigos e amigas do Sosprofessoratividades. A proposta de hoje é inspirada em uma história da mitologia grega – Tique, sorte ou azar .
Atividade -Tique, sorte ou azar – contém duas folhas, uma com interpretação de texto e a outra com um pouco ortografia. Diferença entre Mal e Mau.
Atividades relacionadas em:
A mitologia é um sistema de crenças composta por uma série de narrativas chamadas de mito. Essas histórias buscam explicar tudo o que existe e é importante para uma sociedade.
O que é mitologia grega?
Quando falamos da mitologia grega, referimo-nos ao conjunto de histórias, mitos e lendas pertencentes à Grécia Antiga (c. 1200 aC-146 aC), considerada o berço cultural da civilização ocidental.
Está reunido em um conjunto diversificado de textos que sobrevivem à história , nos quais se percebe como os antigos gregos explicaram o mundo, praticavam sua religião e representavam sua cultura , bem como em esculturas , ilustrações, cerâmicas e outras formas de arte que respondem a o mesmo imaginário.
As histórias que compõem a mitologia grega eram inicialmente de natureza oral, já que em muitos casos são anteriores à invenção da escrita. Essas histórias foram recitadas por bardos ou aedas e, mais tarde, incorporadas ou convertidas em versão escrita.
Alguns deles são também a base da literatura grega, em particular os poemas épicos de Homero: a Ilíada e a Odisseia, cujos eventos ocorrem em torno da Guerra de Tróia (1250 aC segundo Heródoto), ou também os poemas de Hesíodo sobre a gênese de o mundo e os reinos gregos: a Teogonia e as Obras e os dias .
Outra fonte importante desses mitos é a obra teatral dos grandes dramaturgos da Grécia Antiga: Sófocles, Eurípides e Ésquilo. Nessas peças, episódios referentes à tradição mítica e heroica foram relatados, principalmente na forma de tragédias: histórias sobre a queda de heróis diante dos deuses.
Amostras
Quer compartilhar? Compartilhe o link.
Obrigada♥
Habilidades da BNCC:
(EF15LP03) Localizar informações explícitas em textos.
(EF35LP03) Identificar a ideia central do texto, demonstrando compreensão global.
(EF04LP01) Grafar palavras utilizando regras de correspondência fonema-grafema regulares diretas e contextuais.
ATENÇÃO!
Caso esteja baixando via celular, talvez seja necessário fazer
login em sua conta do Google.
Baixando através de um computador não é necessário fazer login.
Texto para copiar e colar no word.
Tique, sorte ou azar
Em grego, ela se chama Tique. Em português, Fortuna. Com um nome ou outro, a divindade desempenha papel pra lá de importante na vida de crianças e de adultos. Sabe qual é? Ela escolhe quem vai ter sorte ou azar. A opção não tem nada a ver com qualidades ou defeitos das criaturas. Tem a ver com o acaso. Há dias em que a caprichosa senhora acorda de bom humor. Bate o olho numa pessoa. Oba! A sortuda consegue tudo que quer. Se
Faz prova, tira nota 10. Se joga partida de futebol, faz gol de placa. Se aposta na Loteria, embolsa a bolada. Se quer um ficante, conquista o mais cobiçado pela moçada.
Mas, se Tique abre os olhos mal-humorada, valha-nos, Zeus. A dona do destino faz tudo dar errado na vida de gente pequena ou de gente grande. Se a pessoa vai tomar banho, o chuveiro jorra água fria. Se tem horário marcado, perde o ônibus. Se vai ao cinema, a sala está lotada. Se participa de corrida, chega em último lugar. Até Papai Noel esquece o presente.
Todos morrem de medo dela. Com razão. As escolhas da imprevisível deusa são aleatórias. Por mandar na sorte e no azar, Tique recebe muitos nomes. Uns a chamam de destino. Outros, de fato. Muitos falam em ventura ou desventura. Seja com que nome for, ela não olha o que faz. É ceguinha.
Dad Squarisi