Descobrimento do Brasil – Resumo
A atividade – Descobrimento do Brasil – Resumo – é uma pesquisa para completar a folha com o resumo sobre o Descobrimento do Brasil.
O objetivo dessa atividade é aproveitar a data/conteúdo Descobrimento do Brasil, de uma forma mais lúdica e resumida. É ideal para comemorar a data e fazer um belo mural.
Atividades relacionadas em:
Relembrando o Descobrimento do Brasil.
O ano que vamos lembrar é o de 1.500 ano…
Em 1.500, o rei de Portugal, D. Manuel, “o Venturoso” , organizou uma esquadra composta de 13 caravelas e deu o comando a Pedro Alvares Cabral. Ele recebeu a ordem de estabelecer o comércio com as Índias, seguindo a rota recém-inaugurada por Vasco da Gama, contornando a África.
Mas Cabral recebeu também uma outra ordem: que foi de atravessar o Oceano Atlântico e oficializar a posse de uma nova terra no Ocidente.
O rei já sabia da existência dessa terra e ela já estava garantida pelo Tratado de Tordesilhas. A esquadra partiu no início do mês de março e no dia 21 de abril avistou os primeiros sinais de terra.
No dia seguinte, 22 de abril, os portugueses avistaram um monte, que recebeu o nome de Monte Pascoal.
Em 23 de abril, a esquadra ancorou no ilhéu da Coroa Vermelha, atual baia de Cabrália, no estado da Bahia. Os portugueses deram ao local o nome de Porto Seguro.
Cabral tomou posse oficial da terra, em 26 de abril, em nome da Coroa Portuguesa. Mandou levantar uma cruz e o frei Henrique Soares de Coimbra que acompanhava Cabral na viagem, celebrou uma missa.
Gaspar Lemos retornou a Portugal, levando uma carta de Pero Vaz de Caminha, o escrivão da armada. Em sua carta, ele fazia um relato da viagem, da terra encontrada e de seus habitantes,
Como vemos, tudo indica que os portugueses já sabiam da existência dessas terras. Cabral teria vindo tomar posse em nome de Portugal, antes de prosseguir a caminho das Índias, seu principal objetivo.
No dia 02 de maio, Cabral seguiu viagem para as Índias, mas antes, pensando que a nova terra fosse uma ilha, deu-lhe o nome de Ilha de Vera Cruz. O restante da história, fica para outro post.
Agora, você já parou para pensar como seria viajar naquela época?
Para chegar no Brasil a esquadra de Cabral demorou cerca de um mês e meio!
Como era a vida na armada de Pedro Álvares Cabral?
Nada de glamour: marinheiros viviam na imundície, tinham pouca comida e dormiam ao relento.
Em 9 de março de 1500, 13 navios da expedição de Pedro Álvares Cabral deixaram Lisboa, levando 1,5 mil homens. Eram três caravelas (naves menores e ágeis, com até 50 toneladas) e dez naus (com até 250 toneladas e capacidade para 200 pessoas). Além do tamanho, a principal diferença era o formato das velas. A caravela foi o trunfo que fez de Portugal uma potência marítima até o século 18. Ela era leve, mudava de direção com agilidade, navegava rápido contra o vento e chegava mais perto da costa do que navios maiores. Outro fator importante para o domínio naval português foi a utilização de caravelas armadas com canhões.
Para mais informações sobre as dificuldades enfrentadas por Cabral durante a viagem veja em: Super
Amostra
Quer compartilhar? Compartilhe o link.
Obrigada♥
Habilidades da BNCC:
(EF04LP21) Planejar e produzir textos sobre temas de interesse, com base em resultados de observações e pesquisas em fontes de informações impressas ou eletrônicas, incluindo, quando pertinente,
imagens e gráficos ou tabelas simples, considerando a situação comunicativa e o tema/assunto do texto.
(EF15LP03) Localizar informações explícitas em textos.
(EF03LP25) Planejar e produzir textos para apresentar resultados de observações e de pesquisas em fontes de informações, incluindo, quando pertinente, imagens, diagramas e gráficos ou tabelas simples, considerando a situação comunicativa e o tema/assunto do texto.