litoral baiano

Litoral baiano

Atividade litoral baiano, apresenta situações-problema explorando algumas das mais belas praias do litoral baiano. É uma forma divertida de trabalhar com a turma situações-problema e o sistema de medidas de comprimento (km). Que tal nas próximas férias você e sua família irem conhecer e aproveitar as maravilhas do litoral baiano?

 

Você também pode estar interessado em ver:

 

Você conhece a Bahia?

Um pouco de história… A Bahia foi o local de chegada dos primeiros portugueses ao Brasil no ano de 1500, a região do que viria a ser o estado da Bahia começou a ser povoada por portugueses em 1534. Até então, a região era habitada por indígenas como os tupinambás, os aimorés e os tupiniquins. No território correspondente ao atual estado da Bahia, foram formadas cinco capitanias hereditárias entre 1534 e 1566, conservadas até a segunda metade do século XVIII.

Foram elas: a Capitania da Bahia, doada a Francisco Pereira Coutinho em 5 de março de 1534; a Capitania de Porto Seguro, doada a Pero do Campo Tourinho em 27 de maio de 1534; a Capitania de Ilhéus, doada a Jorge de Figueiredo Correia em 26 de julho de 1534; a Capitania das Ilhas de Itaparica e Tamarandiva, doada a dom Antonio de Athayde em 15 de março de 1598; e a Capitania do Paraguaçu ou do Recôncavo da Bahia, doada a Álvaro da Costa em 29 de março de 1566.

Tomé de Sousa, o primeiro governador-geral, fundou Salvador, que se tornou a primeira capital do país em 1549 devido à necessidade de se criar um centro político e administrativo capaz de congregar todas as capitanias. Foi, por muitos anos, a maior cidade das Américas. Em 1572, o governo colonial dividiu o país em dois governos: um sediado em Salvador, e o outro no Rio de Janeiro.

A situação se manteve até 1581, quando a capital do Brasil passou a ser, novamente, apenas Salvador. A capital foi transferida para o Rio de Janeiro definitivamente em 1763 pelo rei dom João V devido à descoberta do ouro e pedras preciosas em Minas Gerais, de modo que a nova capital tivesse mais fácil acesso às regiões mineradoras. Desde então, o eixo Sul-Sudeste se consolidou como o novo centro econômico-político-administrativo do Brasil.

Em Salvador, concentrou-se uma grande população de europeus, índios, negros e mestiços – em decorrência da economia centrada no comércio com dezenas de engenhos instalados na vasta região do Recôncavo.

O território original da Bahia compreendia a margem direita do Rio São Francisco (a esquerda pertencia a Pernambuco). Estava, basicamente, dividido entre dois grandes feudos: a Casa da Ponte e a Casa da Torre, dos senhores Guedes de Brito e Garcia d’Ávila, respectivamente – promotores da ocupação de seu território.

Amostra

da atividade “Litoral baiano”

litoral baiano
Baixe o arquivo em PDF

Quer compartilhar? Compartilhe o link.
Obrigada

CORUJAS

ATENÇÃO!
Caso esteja baixando via celular, talvez seja necessário fazer
login em sua conta do Google.
Baixando através de um computador não é necessário fazer login.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.