Luana, A menina que viu o Brasil neném
A proposta de hoje é a interpretação da sinopse de Flávia Marina do livro – Luana, A menina que viu o Brasil neném – de autoria de Aroldo Macedo e Oswaldo Faustino. A protagonista Luana nos leva para a época do descobrimento do Brasil e narra vários fatos da época. Como estamos trabalhando com a sinopse do livro – Luana, A menina que viu o Brasil neném – a atividade pode ser realizada mesmo que os alunos não tenham lido o livro.
Mas como boa leitora, recomendo que o professor providencie o mesmo para contar ao alunos e assim, tornar mais interessante a aula, uma vez que a menina Luana é apaixonante e tenho certeza que seus alunos ficarão encantados por ela. O livro Luana, A menina que viu o Brasil neném é da editora FTD.
Atividades relacionadas:
Com muita ginga e graciosidade, a pequena capoeirista Luana nos leva à uma grande aventura: a história do descobrimento do Brasil. A encantadora menina de oito anos, quando toca o seu berimbau mágico, viaja através do tempo e nos leva junto para a época do descobrimento do nosso país. Entre um golpe e outro de capoeira e ao som do berimbau, Luana nos conta a história de seu povo, os afro-brasileiros, que foram escravos na época em que o Brasil ainda era um neném.
Nos conta também sobre a vida dos índios que aqui viviam antes da chegada dos portugueses. Sempre se divertindo e viajando pela história, Luana participa da chegada das caravelas de Pedro Álvares Cabral nas praias brasileiras e nos conta sobre a reação dos índios ao avistar as estranhas pessoas, cheias de roupas. Uma irresistível história infanto-juvenil através dos tempos sobre as raízes de nossa cultura e a importância das diferentes raças na formação do povo brasileiro.
Flávia Marina
Amostras
Quer compartilhar? Compartilhe o link.
Obrigada♥
Habilidades da BNCC:
(EF35LP03) Identificar a ideia central do texto, demonstrando compreensão global.
(EF69LP45) Posicionar-se criticamente em relação a textos pertencentes a gêneros como quarta-capa, programa (de teatro, dança, exposição etc.), sinopse, resenha crítica, comentário em blog/vlog cultural etc., para selecionar obras literárias e outras manifestações artísticas (cinema, teatro, exposições, espetáculos, CD´s, DVD´s etc.), diferenciando as sequências descritivas e avaliativas e reconhecendo-os como gêneros que apoiam a escolha do livro ou produção cultural e consultando-os no momento de fazer escolhas, quando for o caso.