Natal Cristão
Olá, amigos e amigas, do Sosprofessoratividades! Que bom que você está aqui. Esta atividade foi planejada para as turmas do ensino fundamental.
A atividade “Natal Cristão” é a proposta de painel natalino para enfeitar sua sala de aula e ou a própria escola. O arquivo apresenta moldura para fotos, painel com a imagem da Sagrada Família e a frase Feliz Natal! Tudo bem lindo e agradável de se ver!
Use papel de no mínimo gramatura 120, quanto mais grosso o papel melhor será o resultado.
Segue abaixo um pequeno texto sobre o Natal cristão, onde apresentamos a origem da comemoração e as possíveis escolhas da data pelos grupos católicas à época. A importância do Natal aqui não é o fator religioso, pois há pessoas que seguem outras religiões que não tem Jesus como seu ápice, mas Jesus e o Natal (ou o Dia de Natal) é comemorado mundialmente como se fossem coisa só.
Há alguns exemplos de atividades em nossas coleções que podem te ajudar. Caso você esteja interessado acesse as nossas coleções Natal e Ano Novo onde temos diversas atividades abortando o tema.
Você pode compartilhar em suas redes sociais o link do Blog (no final da postagem, deixamos o link para ser copiado) ou da postagem que lhe agradar e, se for permitido em sua escola, os resultados alcançados com sua turma. Aproveitem e mandem fotos, fico sempre curiosa para ver como ficou e poste aqui nos comentários.
Nosso objetivo é ajudar e caso queira fazer um comentário, utilize o espaço apropriado no final de cada POST.
Você também pode estar interessado:
Cartão de Natal – Globo de neve – SOS Professor Atividades – 3º ao 5º ano
Cartão Árvore de Natal – SOS Professor Atividades – 3º ao 5º ano
Julieta em: O que é o Natal? – SOS Professor Atividades – 3º ao 5º ano
Data comemorativa – SOS Professor Atividades
A origem do Natal Cristão
A comunidade cristã primitiva se distinguia entre a identificação da data do nascimento de Jesus e a celebração litúrgica desse evento. A observância real do dia do nascimento de Jesus demorou a chegar. Em particular, durante os dois primeiros séculos do cristianismo, houve forte oposição ao reconhecimento dos aniversários dos mártires ou, aliás, de Jesus. Numerosos Padres da Igreja fizeram comentários sarcásticos sobre o costume pagão de celebrar aniversários quando, de fato, santos e mártires deveriam ser homenageados nos dias de seu martírio – seus verdadeiros “aniversários”, da perspectiva da Igreja.
A origem que de atribuir 25 de dezembro como a data de nascimento de Jesus não é clara, pois o Novo Testamento não fornece nenhuma pista a esse respeito. O dia 25 de dezembro foi identificado pela primeira vez como a data do nascimento de Jesus por Sextus Julius Africanus em 221 e mais tarde se tornou a data universalmente aceita.
Uma explicação generalizada da origem desta data é que 25 de dezembro foi a cristianização do “dies solis invicti nati” (“dia do nascimento do sol invicto”), um feriado popular no Império Romano que celebrava o solstício de inverno como um símbolo do ressurgimento do sol, o abandono do inverno e o anúncio do renascimento da primavera e do verão. Lembrando que o dia 21 de dezembro é o dia com a noite mais longa no hemisfério norte e a partir deste dia, a escuridão fica mais curta até o dia 21 de junho, onde há a inversão para o dia mais longo.
De fato, depois que 25 de dezembro se tornou amplamente aceito como a data do nascimento de Jesus, os escritores cristãos frequentemente faziam a conexão entre o renascimento do sol e o nascimento do Filho de Deus. Uma das dificuldades com essa visão é que ela sugere uma disposição indiferente por parte da igreja cristã de se apropriar de um festival pagão quando a igreja primitiva estava tão determinada a se distinguir categoricamente das crenças e práticas pagãs. Mas nada impedia de se proclamar uma data de nascimento e substituir a festa pagã pela festa Cristã.
Uma segunda visão sugere que 25 de dezembro se tornou a data do nascimento de Jesus por um raciocínio a priori que identificou o equinócio da primavera como a data da criação do mundo e o quarto dia da criação, quando a luz foi criada, como o dia de Jesus “Concepção” (ou seja, 25 de março). Assim, o dia 25 de dezembro, nove meses depois, tornou-se a data do nascimento de Jesus. Por muito tempo a celebração do nascimento de Jesus foi observada em conjunto com seu batismo, celebrado em 6 de janeiro.
O Natal começou a ser amplamente celebrado com uma liturgia específica no século IX, mas não atingiu a importância litúrgica da Sexta-feira Santa ou da Páscoa, os outros dois grandes feriados cristãos. As igrejas católicas romanas celebram a primeira missa de Natal à meia-noite, e as igrejas protestantes têm cada vez mais realizado cultos à luz de velas de Natal na noite de 24 de dezembro.
Cânticos de Natal com leituras das Escrituras narrando a história da salvação desde a saída do Jardim do Éden até a vinda de Cristo.
Amostras
As amostras são imagens da atividade “Natal Cristão” para visualização de como ela é.
Logo abaixo temos o botão “Clique na imagem para baixar a atividade em PDF”, para quem quiser baixar no computador.
Quer compartilhar?
Compartilhe o link. Obrigada♥
https://sosprofessoratividades.com/natal-cristao/
Aviso de propriedade
Todos os direitos reservados ao @sosprofessoratividades.com.
É proibido distribuir, reproduzir ou vender este material por qualquer meio, seja eletronicamente ou impresso, bem como reivindicá-lo como seu e tentar modificar ou remover avisos de direitos autorais, logotipos ou marcas d’água, uma vez que é protegido por direitos autorais.
O não cumprimento é uma violação da Lei de Direitos Autorais, nº 9.610/98, e pode ter consequências legais.
Clique no quadro para baixar a atividade em PDF
ATENÇÃO!
Caso esteja baixando via celular, talvez seja necessário fazer
login em sua conta do Google.
Baixando através de um computador não é necessário fazer login.
Habilidade da BNCC:
(EF01HI08) Reconhecer o significado das comemorações e festas escolares, diferenciando-as das datas festivas comemoradas no âmbito familiar ou da comunidade.