Sereia Iara
atividade de artes para mural do folclore.
Hoje no SOS Professor Atividades – você encontra uma sugestão de mural para 22 de agosto – Dia do folclore, uma arte bem fácil e divertida com a sereia Iara.
A lenda da sereia Iara
Iara é a senhora das águas.
Ela é uma sereia, meio mulher, meio peixe.
A sereia Iara vive no fundo das águas dos rios. Quando chega o entardecer, a sereia vem à tona para colher flores e se enfeitar.
As índias avisam seus filhos, principalmente aqueles já rapazes, para não chegarem perto das águas na hora do pôr do sol. A sereia Iara pode enfeitiça-los pela sua beleza. Eles se atiram na água para alcança-la e acabam morrendo afogados porque a sereia Iara nunca consegue ser alcançada.
Os filhos escutam os conselhos de suas mães. Sabem que a sereia Iara é linda _ ela canta e encanta!
Lenda do folclore brasileiro – recontada.
A lenda das sereias existe em vários locais do planeta e há muitos anos.
As histórias de sereias datam dos primeiros relatos escritos da humanidade, mas quanto sabemos sobre as míticas criaturas marinhas?
O que é uma sereia?
Uma sereia é uma criatura mítica que vive no mar, frequentemente descrita como tendo a cabeça e o corpo de uma mulher e o rabo de um peixe abaixo da cintura.
Histórias de sereias existem há milhares de anos e abrangem culturas em todo o mundo – de assentamentos costeiros na Irlanda ao deserto de Karoo, na África do Sul, sem litoral. A palavra inglesa sereia é um composto de “mere” (inglês antigo para mar) e “maid” (uma menina ou jovem).
O que uma sereia simboliza?
Com uma história tão rica e variada, o símbolo da sereia é tão mutável quanto o próprio mar. Em algumas culturas, a sereia significa vida e fertilidade no oceano. Em outros, ela incorpora a natureza destrutiva da água, atraindo marinheiros para a morte – servindo como um presságio para tempestades, mares turbulentos e desastres.
Aqui estão alguns dos mitos e lendas de sereias:
Grécia e Roma Antigas
As sereias da mitologia grega e romana se aproximam consideravelmente da aparência e do caráter dos mitos europeus em que pensamos hoje.
Muitos mitos gregos antigos equiparam as sereias às sereias. No entanto, embora compartilhem muitas características, agora são vistos como duas entidades diferentes.
Um famoso conto popular grego afirmava que a irmã de Alexandre o Grande, Tessalônica, foi transformada em uma sereia após sua morte em 295 aC e vivia no mar Egeu.
Sempre que um navio passava, ela fazia uma pergunta aos marinheiros: “O rei Alexandre está vivo?” Se os marinheiros respondessem corretamente, declarando “Ele vive, reina e vence o mundo”, Tessalônica permitiria que o navio continuasse sua jornada. Qualquer outra resposta foi dita para irritá-la, e ela conjuraria uma tempestade e condenaria o navio e seus marinheiros à morte no mar.
Europa Oriental
Muitas vezes traduzido como “sereia”, os Rusalki são ninfas aquáticas da mitologia eslava.
Embora inicialmente considerados espíritos benevolentes da fertilidade e da agricultura, Rusalki ganhou uma descrição mais sinistra em 1800. Eles eram considerados fantasmas de mulheres que morreram violentas por afogamento. Em sua raiva e tristeza, os Rusalki agora atraíam homens e crianças para suas sepulturas aquáticas.
Irlanda
Os merrows fêmeas, com sua beleza e longos cabelos verdes, lembram nossas visões tradicionais das sereias. Sua contraparte, o merrow macho é considerado grotesco, cruel e mais peixe do que homem. A natureza implacável do merrow masculino é o motivo pelo qual se diz que as criaturas se relacionam com humanos.
Sudeste Asiático
O folclore do sudeste asiático inclui a história de uma princesa sereia, Suvannamaccha (que significa “peixe dourado”).
No Ramayana, os países recontam do poema épico indiano, um dos heróis, Hanuman tenta construir uma ponte de pedras sobre o mar.
Seus planos são prejudicados por Suvannamaccha, que foi instruído a impedir a conclusão da ponte. Os dois se encontram e se apaixonam e Suvannamaccha acaba ajudando Hanuman a terminar o caminho. A sereia agora é vista como um arauto da boa sorte e sua figura é retratada em amuletos, serpentinas e ícones em todo o Camboja, Tailândia e Laos.
Ilhas Escocesas e Escócia
Embora não seja exatamente “suspeito”, o selkie escocês tem sido frequentemente conectado à mitologia das sereias.
Essas criaturas que mudam de forma vivem como focas no mar e se transformam em humanos na terra. Nas histórias gaélicas, eles são frequentemente descritos como “maighdean-mhara”, que significa “donzela do mar”. Em suas histórias, os selkies são criaturas incertas. Há histórias deles tentando pessoas para a água, mas outros em que jogam fora suas peles de foca, se casam com humanos e começam famílias.
Esses contos geralmente terminam em tragédia quando a selkie retorna aos oceanos, com ou sem seus entes queridos.
Europa Ocidental
Um espírito feminino encontrado em muitos contos populares europeus medievais, o Melusine tem uma serpente ou cauda de peixe e às vezes tem asas. Hungria, França e Alemanha têm relatos diferentes sobre Melusina. A lenda mais famosa a descreve como uma garota obstinada que tenta se vingar de seu pai humano em nome de sua mãe fada, apenas para ser punida por sua mãe com um rabo.
Vídeo
o passo a passo da Sereia Iara
Veja como ficam as Sereias Iara
Quer compartilhar? Compartilhe o link.
Obrigada♥
PDF com os moldes da Sereia Iara
Habilidades da BNCC:
(EF01HI08) Reconhecer o significado das comemorações e festas escolares, diferenciando-as das datas festivas comemoradas no âmbito familiar ou da comunidade.
(EF15LP18) Relacionar texto com ilustrações e outros recursos gráficos.
Amei!!!!
Obrigada!
Nossa eu Amooooo, esse blog. Você é demais….
Carol, seu comentário me deixa muito feliz! ♥