natal cristão

Natal Cristão

Olá, amigos e amigas, do Sosprofessoratividades! Que bom que você está aqui. Esta atividade foi planejada para as turmas do ensino fundamental.

A atividade “Natal Cristão” é a proposta de painel natalino para enfeitar sua sala de aula e ou a própria escola. O arquivo apresenta moldura para fotos, painel com a imagem da Sagrada Família e a frase Feliz Natal! Tudo bem lindo e agradável de se ver!

Use papel de no mínimo gramatura 120, quanto mais grosso o papel melhor será o resultado.

Segue abaixo um pequeno texto sobre o Natal cristão, onde apresentamos a origem da comemoração e as possíveis escolhas da data pelos grupos católicas à época. A importância do Natal aqui não é o fator religioso, pois há pessoas que seguem outras religiões que não tem Jesus como seu ápice, mas Jesus e o Natal (ou o Dia de Natal) é comemorado mundialmente como se fossem coisa só.

Há alguns exemplos de atividades em nossas coleções que podem te ajudar. Caso você esteja interessado acesse as nossas coleções Natal e Ano Novo onde temos diversas atividades abortando o tema.

Você pode compartilhar em suas redes sociais o link do Blog (no final da postagem, deixamos o link para ser copiado) ou da postagem que lhe agradar e, se for permitido em sua escola, os resultados alcançados com sua turma. Aproveitem e mandem fotos, fico sempre curiosa para ver como ficou e poste aqui nos comentários.

Nosso objetivo é ajudar e caso queira fazer um comentário, utilize o espaço apropriado no final de cada POST.

 

Você também pode estar interessado:

Para o Natal – Pinterest

Cartão de Natal – Globo de neve – SOS Professor Atividades – 3º ao 5º ano

Cartão Árvore de Natal – SOS Professor Atividades – 3º ao 5º ano

Julieta em: O que é o Natal? – SOS Professor Atividades – 3º ao 5º ano

Data comemorativa – SOS Professor Atividades

 

A origem do Natal Cristão

A comunidade cristã primitiva se distinguia entre a identificação da data do nascimento de Jesus e a celebração litúrgica desse evento. A observância real do dia do nascimento de Jesus demorou a chegar. Em particular, durante os dois primeiros séculos do cristianismo, houve forte oposição ao reconhecimento dos aniversários dos mártires ou, aliás, de Jesus. Numerosos Padres da Igreja fizeram comentários sarcásticos sobre o costume pagão de celebrar aniversários quando, de fato, santos e mártires deveriam ser homenageados nos dias de seu martírio – seus verdadeiros “aniversários”, da perspectiva da Igreja.

A origem que de atribuir 25 de dezembro como a data de nascimento de Jesus não é clara, pois o Novo Testamento não fornece nenhuma pista a esse respeito. O dia 25 de dezembro foi identificado pela primeira vez como a data do nascimento de Jesus por Sextus Julius Africanus em 221 e mais tarde se tornou a data universalmente aceita.

Uma explicação generalizada da origem desta data é que 25 de dezembro foi a cristianização do “dies solis invicti nati” (“dia do nascimento do sol invicto”), um feriado popular no Império Romano que celebrava o solstício de inverno como um símbolo do ressurgimento do sol, o abandono do inverno e o anúncio do renascimento da primavera e do verão. Lembrando que o dia 21 de dezembro é o dia com a noite mais longa no hemisfério norte e a partir deste dia, a escuridão fica mais curta até o dia 21 de junho, onde há a inversão para o dia mais longo.

De fato, depois que 25 de dezembro se tornou amplamente aceito como a data do nascimento de Jesus, os escritores cristãos frequentemente faziam a conexão entre o renascimento do sol e o nascimento do Filho de Deus. Uma das dificuldades com essa visão é que ela sugere uma disposição indiferente por parte da igreja cristã de se apropriar de um festival pagão quando a igreja primitiva estava tão determinada a se distinguir categoricamente das crenças e práticas pagãs. Mas nada impedia de se proclamar uma data de nascimento e substituir a festa pagã pela festa Cristã.

Uma segunda visão sugere que 25 de dezembro se tornou a data do nascimento de Jesus por um raciocínio a priori que identificou o equinócio da primavera como a data da criação do mundo e o quarto dia da criação, quando a luz foi criada, como o dia de Jesus “Concepção” (ou seja, 25 de março). Assim, o dia 25 de dezembro, nove meses depois, tornou-se a data do nascimento de Jesus. Por muito tempo a celebração do nascimento de Jesus foi observada em conjunto com seu batismo, celebrado em 6 de janeiro.

O Natal começou a ser amplamente celebrado com uma liturgia específica no século IX, mas não atingiu a importância litúrgica da Sexta-feira Santa ou da Páscoa, os outros dois grandes feriados cristãos. As igrejas católicas romanas celebram a primeira missa de Natal à meia-noite, e as igrejas protestantes têm cada vez mais realizado cultos à luz de velas de Natal na noite de 24 de dezembro.

Cânticos de Natal com leituras das Escrituras narrando a história da salvação desde a saída do Jardim do Éden até a vinda de Cristo.

Amostras

As amostras são imagens da atividade “Natal Cristão” para visualização de como ela é.

Logo abaixo temos o botão “Clique na imagem para baixar a atividade em PDF”, para quem quiser baixar no computador.

 

natal cristão

Quer compartilhar?

Compartilhe o link. Obrigada♥

Poema Alergia, Alegria Dígrafos

https://sosprofessoratividades.com/natal-cristao/

 

Aviso de propriedade

Todos os direitos reservados ao @sosprofessoratividades.com.

É proibido distribuir, reproduzir ou vender este material por qualquer meio, seja eletronicamente ou impresso, bem como reivindicá-lo como seu e tentar modificar ou remover avisos de direitos autorais, logotipos ou marcas d’água, uma vez que é protegido por direitos autorais.

O não cumprimento é uma violação da Lei de Direitos Autorais, nº 9.610/98, e pode ter consequências legais.

 

Clique no quadro para baixar a atividade em PDF

Natal2
Natal cristão

ATENÇÃO!
Caso esteja baixando via celular, talvez seja necessário fazer
login em sua conta do Google.
Baixando através de um computador não é necessário fazer login.

 

Habilidade da BNCC:

(EF01HI08) Reconhecer o significado das comemorações e festas escolares, diferenciando-as das datas festivas comemoradas no âmbito familiar ou da comunidade.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.