Coroa da Independência
Uma divertida coroa para comemorar esta data tão importante para o povo brasileiro – 07 de setembro –
Independência do Brasil.
Use um papel de gramatura 120 ou 180 para ficar bem durinho, escolha um dos três modelos ou use os três com seus alunos.
Mais atividades utilizando este fato marcante da nossa história – Independência do Brasil. Quando o aluno se sente envolvido pelo tema (em discussão na sala de aula ou em casa, murais, assistindo Televisão etc.), fixa de forma mais marcante o assunto das atividades.
Um pouco da História do Brasil.
No dia 07 de setembro de 1822, D. Pedro e sua comitiva vinham da cidade de Santos (ele vinha depois de resolver alguns conflitos políticos e da casa de sua amante Domitila de Castro Canto e Melo) mas, este fato não tem importância aqui no momento…
Ele estava de volta à cidade de São Paulo, próximo ao riacho Ipiranga, quando recebeu um mensageiro que trazia cartas da Imperatriz D. Leopoldina de Habsburgo, de ministro José Bonifácio de Andrada e Silva e da Corte portuguesa, esta última, obrigando-o a voltar para Portugal.
Diante das notícias recebidas, D. Pedro declarou oficialmente a Independência do Brasil. A partir dessa data, o Brasil passou a ser independente de Portugal. Teve início o Primeiro Reinado.
D. Pedro tornou-se o primeiro imperador do Brasil, com o título de D. Pedro I. O Brasil passou a ser uma Monarquia, uma forma de governo em que os poderes são exercidos pelo imperador ou rei. O Brasil era dividido em Capitanias Hereditárias, com a independência elas foram transformadas em províncias.
Amostras
Quer compartilhar? Compartilhe o link.
Obrigada♥
Clique no quadro para baixar a atividade
Habilidades da BNCC:
(EF01HI08) Reconhecer o significado das comemorações e festas escolares, diferenciando-as das datas festivas comemoradas no âmbito familiar ou da comunidade.
(EF06HI01) Identificar diferentes formas de compreensão da noção de tempo e de periodização dos processos históricos (continuidades e rupturas).
(EF08HI12) Caracterizar a organização política e social no Brasil desde a chegada da Corte portuguesa, em 1808, até 1822 e seus desdobramentos para a história política brasileira.