Educação para o trânsito
Educação para o trânsito – a semana do trânsito é de 18 a 25 de setembro. A atividade abaixo é inspirada no tema, pois o pedestre também faz parte do trânsito.
A Semana Nacional de Trânsito (SNT), conforme disposto no art. 326 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), é comemorada anualmente entre os dias 18 e 25 de setembro.
Fonte: Gov.br
Você também pode estar interessado em ver mais atividades:
Educação de trânsito
Afinal, o que é Educação para o trânsito?
A educação no trânsito é definida aqui como qualquer tipo de educação formal ou informal que visa aprender e melhorar os conhecimentos, percepções, habilidades e atitudes necessárias para uma participação segura no trânsito, incluindo o desejo de participar com segurança no trânsito.
Aqueles que fornecem educação para o trânsito podem ser escolas (a educação para o trânsito é uma parte legalmente obrigatória do currículo nas escolas de ensino fundamental), mas também organizações de segurança no trânsito e pais. A educação para o trânsito destina-se basicamente a todos os usuários da estrada em todas as funções de trânsito. Portanto, não se destina apenas a crianças, mas também a motoristas novatos, motoristas mais velhos, ciclistas etc. A educação contínua no trânsito tem como objetivo fornecer educação no trânsito em todas as fases da vida e funções no trânsito.
Não se sabe muito sobre os efeitos da educação para o trânsito. Um efeito na taxa de colisões ainda não foi demonstrado. Algumas avaliações indicam que a educação para o trânsito pode afetar a atitude ou o comportamento (autorrelatado), desde que o programa seja devidamente configurado. Os requisitos para um programa bem configurado são:
- Concentra-se no comportamento que demonstrou ter uma relação clara com a segurança rodoviária.
- Concentra-se no grupo que mostra o comportamento problemático; este grupo é capaz de mudança de comportamento.
- Leva em consideração os motivos pelos quais o grupo apresenta o comportamento.
- Oferece a possibilidade de aprender com as próprias experiências.
É importante avaliar os projetos de educação para o trânsito quanto à sua eficácia (melhoria de comportamento, conhecimento ou atitudes), qualidade didática e / ou alcance do público-alvo. Isso torna possível usar programas fortes com mais frequência e interromper ou melhorar programas fracos.
Cursos de reabilitação, com foco no comportamento inadequados dos motoristas no trânsito, também podem ser considerados educação para o trânsito.
Por que a educação no trânsito é importante?
Além de fazer parte dos direitos e deveres de todos inseridos no espaço público, a educação no trânsito ensina valores essenciais para a formação do caráter de um bom cidadão, como cordialidade, respeito, solidariedade e senso de responsabilidade.
São por estas razões que a educação no transito comece a ser abordado na infância, enquanto o indivíduo começa a se entender como parte de um todo e aprende, seja na escola ou em casa, a conviver em sociedade. Esse aprendizado garantirá que, mais tarde, ele faça parte do trânsito de uma maneira segura e consciente. Neste contesto a semana do transito é de fundamental importância.
Amostra ilustrativa, baixe o arquivo em PDF
Educação para o trânsito
Quer compartilhar? Compartilhe o link.
Obrigada♥
Clique no quadro para baixar a atividade em PDF
ATENÇÃO!
Caso esteja baixando via celular, talvez seja necessário fazer
login em sua conta do Google.
Baixando através de um computador não é necessário fazer login.
Habilidades da BNCC:
(EF02GE03) Comparar diferentes meios de transporte e de comunicação, indicando o seu papel na conexão entre lugares, e discutir os riscos para a vida e para o ambiente e seu uso responsável.
(EF15LP03) Localizar informações explícitas em textos.
(EF35LP03) Identificar a ideia central do texto, demonstrando compreensão global.
(EF35LP04) Inferir informações implícitas nos textos lidos.
(EF35LP05) Inferir o sentido de palavras ou expressões desconhecidas em textos, com base no contexto da frase ou do texto.
Amo suas atividades.
Fico muito feliz♥