quem tem medo

Quem tem medo?

Quem tem medo? – é uma atividade de português inspirada no livro de Osório Garcia intitulado – Acende a luz. Medo do escuro.

A atividade traz uma parte da história “Quem tem medo?” e questões de interpretação e inferência. Este texto é muito bom para o professor explorar o tema medo em sala de aula com a turma.

Você pode compartilhar, em suas redes sociais, os dados ou o link do Blog ou da postagem, como também, e se for permitido em sua escola, os resultados alcançados com sua turma. No final da postagem, há uma indicação do link para ser copiado e compartilhado. Nosso objetivo é ajudar e caso queira fazer um comentário, utilize o espaço apropriado no final de cada POST.

Você também pode estar interessado em ver mais atividades:

Interpretação de Texto – SOS Professor Atividades

Literatura – SOS Professor Atividades

Batman, o homem-morcego

O fantasma do escravo – SOS Professor Atividades – 4º e 5º ano

Medo – SOS Professor Atividades – 4º e 5º ano

Pensamento

Medo é um estado emocional que surge em resposta a consciência perante uma situação de eventual perigo. A ideia de que algo ou alguma coisa possa ameaçar a segurança ou a vida de alguém, faz com que o cérebro ative, involuntariamente, uma série de compostos químicos que provocam reações que caracterizam o medo.

O medo

Quem tem medo? traz à tona a discussão do medo das crianças, mas vamos entender melhor as coisas.

É normal que as crianças tenham medo?

É normal que as crianças sintam medo às vezes. O medo é uma emoção que pode ajudar as crianças a serem cautelosas. Coisas que são novas, grandes, barulhentas ou diferentes podem parecer assustadoras à primeira vista. Os pais podem ajudar os filhos a se sentirem seguros e a aprenderem a se sentir à vontade.

Do que as crianças têm medo?

O que as crianças sentem medo das mudanças à medida que crescem. Alguns medos são comuns e normais em certas idades.

Por exemplo:

Os bebês sentem uma ansiedade estranha. Quando os bebês têm cerca de 8–9 meses de idade, eles podem reconhecer os rostos de pessoas que conhecem. É por isso que novos rostos podem parecer assustadores para eles – até mesmo uma nova babá ou parente. Eles podem chorar ou agarrar-se aos pais para se sentirem seguros.

As crianças sentem ansiedade de separação. Em algum momento entre 10 meses e 2 anos, muitas crianças começam a temer ficar longe dos pais. Eles não querem que os pais os deixem na creche ou na hora de dormir. Eles podem chorar, se agarrar e tentar ficar perto de seus pais.

Crianças pequenas temem coisas “fingidas”. Crianças de 4 a 6 anos podem imaginar e fingir. Mas nem sempre eles podem dizer o que é real e o que não é. Para eles, os monstros assustadores que imaginam parecem reais. Eles temem o que pode estar debaixo da cama ou no armário. Muitos têm medo do escuro e da hora de dormir. Alguns têm medo de sonhos assustadores. As crianças também podem ter medo de ruídos altos, como trovões ou fogos de artifício.

As crianças mais velhas temem os perigos da vida real. Quando as crianças têm 7 anos ou mais, os monstros debaixo da cama não podem assustá-los (muito) porque sabem que não são reais. Nessa idade, algumas crianças começam a temer coisas que podem acontecer na vida real. Eles podem ter medo de que um “bandido” esteja na casa. Eles podem ter medo dos desastres naturais de que ouvem falar. Eles podem temer se machucar ou que um ente querido possa morrer. Crianças em idade escolar também podem ficar ansiosas com os trabalhos escolares, notas ou se relacionando com os amigos.

Pré-adolescentes e adolescentes podem ter medos sociais. Eles podem ficar ansiosos sobre sua aparência ou se irão se encaixar. Eles podem se sentir ansiosos ou com medo antes de fazer um relatório em sala de aula, começar uma nova escola, fazer uma prova importante ou participar de um grande jogo.

Como posso ajudar quando meu filho está com medo?

Quando seu filho está com medo, você pode ajudar fazendo estas coisas:

Conforte seu bebê, criança pequena ou criança muito pequena dizendo: “Tudo bem, você está seguro, estou aqui.” Deixe seu filho saber que você está lá para protegê-lo. Dê abraços e palavras suaves para ajudar seu filho a se sentir seguro.

Conforme seu filho cresce, fale e ouça. Fique calmo e acalme-se. Ajude seu filho a expressar seus sentimentos em palavras. Ajude as crianças a experimentar coisas novas.

Ajude seu bebê a se acostumar com uma nova pessoa enquanto você o segura e permite que ele se sinta seguro. Em breve, a nova pessoa não parecerá mais uma estranha.

Deixe seu filho ficar longe de você por curtos momentos no início. Quando precisar se separar de seu filho, diga que voltará, dê um abraço e um sorriso e vá embora. Deixe seu filho aprender que você sempre volta.

Para o seu filho que tem medo do escuro, tenha uma rotina relaxante na hora de dormir. Leia ou cante para seu filho. Deixe seu filho se sentir seguro e amado.

Ajude seu filho a enfrentar os medos lentamente. Por exemplo, verifiquem juntos se há monstros debaixo da cama. Com você lá para apoiá-la, deixe seu filho ver por si mesmo que não há nada a temer. Ajude-a a sentir sua coragem.

Limite as imagens, filmes ou programas assustadores que as crianças veem. Isso pode causar medos.

Ajude crianças e adolescentes a aprender a se preparar para desafios, como testes ou relatórios de aula. Deixe-os saber que você acredita neles.

O medo do meu filho é normal ou precisamos de mais ajuda?

A maioria das crianças enfrenta os medos normais com o apoio gentil dos pais. À medida que crescem, superam os medos que tinham quando eram mais jovens.

Algumas crianças têm mais dificuldade e precisam de mais ajuda para lidar com os medos. Se os medos forem extremos ou impedirem a criança de fazer coisas normais, pode ser um sinal de transtorno de ansiedade.

Converse com seu médico se o medo de seu filho:

  • parece extremo ou passado da idade normal;
  • fazer com que seu filho fique muito chateado ou tenha acessos de raiva;
  • impeça seu filho de fazer coisas – como ir à escola, dormir sozinho ou ficar longe de você;
  • causar sintomas físicos (como dores de estômago, dores de cabeça ou coração acelerado) ou seu filho sentir falta de ar, tontura ou enjoo.

Revisado por: D’Arcy Lyness, PhD

Amostras

As amostras são imagens da atividade “Quem tem medo?”. Logo abaixo temos o botão “Clique na imagem para baixar a atividade em PDF”.

Quer compartilhar?

Compartilhe o link. Obrigada

Os dez mandamentos da Natureza

https://sosprofessoratividades.com/quem-tem-medo/

 

Aviso de propriedade

Todos os direitos reservados ao @sosprofessoratividades.com.

É proibido distribuir, reproduzir ou vender este material por qualquer meio, seja eletronicamente ou impresso, bem como reivindicá-lo como seu e tentar modificar ou remover avisos de direitos autorais, logotipos ou marcas d’água, uma vez que é protegido por direitos autorais.

O não cumprimento é uma violação da Lei de Direitos Autorais, nº 9.610/98, e pode ter consequências legais.

 

Clique na imagem para baixar a atividade em PDF

Quem tem medo?

ATENÇÃO!
Caso esteja baixando via celular, talvez seja necessário fazer
login em sua conta do Google.
Baixando através de um computador não é necessário fazer login.

 

Habilidades da BNCC:

(EF15LP03) Localizar informações explícitas em textos.

(EF35LP03) Identificar a ideia central do texto, demonstrando compreensão global.

(EF35LP04) Inferir informações implícitas nos textos lidos.

(EF35LP05) Inferir o sentido de palavras ou expressões desconhecidas em textos, com base no contexto da frase ou do texto.

 

Para copiar e colar no Word

Quem tem medo?

Acende a luz.

Todas as noites, Bebel, depois de ouvir as histórias do papai   e de rezar com a mamãe, sentia o medo chegar. Bebel sabia   que tudo ficaria escuro e logo os monstros da noite   apareceriam.

Dava um medo danado! Umas coisas estranhas…   Bebel mal conseguia olhar para os lados. Ficava ali, morrendo de medo.

Um dia, resolveu enfrentar aquelas criaturas.

Preparou-se para a chegada da noite. Com uma lanterna e uma espada de pau, saiu, valente, para enfrentar os monstros.

E qual foi a surpresa ao perceber que não havia monstros coisa nenhuma! E falou:

_ O que existe de dia, existe de noite, e eu não tenho medo mais não!

GARCIA, Osório. Acende a luz. Medo do escuro. Coleção aprendendo a se cuidar.

Belo Horizonte. Editora Fapi. 4ª ed.2007.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.