Eletricidade

Eletricidade, de onde vem ?

Atividade sobre eletricidade que apresenta as cinco maiores fontes de energia elétrica utilizadas no Brasil.

Mais atividades relacionadas em:

Caso você esteja interessado, acesse outros posts em Sosprofessoratividades – Ciências ou Sosprofessoratividades – atividades interativas.

Nos acompanhe no nosso Pinterest  vendo nossas Atividades  ou, no blog em alguma atividade de seu interesse, pesquise no “O que você procura?”.

A importância da energia elétrica para a sociedade.

Não podemos falar em energia elétrica sem imediatamente lembrarmo-nos das usinas hidrelétricas. Na verdade isso se deve ao fato de que, no Brasil, a maior parte da energia produzida (cerca de 90%) é pelas usinas hidrelétricas. Entretanto, é possível obter eletricidade por outros meios como usinas termoelétricas,  sistemas hidroelétricos, sistemas eólicos, sistemas solares (células fotovoltaicas)  e termonucleares.

A energia elétrica é uma forma energética baseada na diferença de potencial elétrico entre dois pontos (Voltagem ddp), sendo assim, portadores de carga passeiam entre esses dois pontos (numa dada direção) dando origem ao que chamamos de corrente elétrica. A corrente elétrica é uma das responsáveis pelo funcionamento dos aparelhos eletrônicos. Calor, luz e energia são exemplos do que a eletricidade pode nos fornecer.

No mundo atual a energia elétrica é indispensável para a sociedade, e seu uso se deve muito ao baixo custo de produção, facilidade de transporte e, relativa, baixa perda na conversão para outros tipos de energia.

Como definição temos que a eletricidade é a área da Física que estuda fenômenos associados a cargas elétricas. Alguns dos exemplos de eletricidade são os fenômenos naturais causados pelos relâmpagos, a eletricidade estática e correntes elétricas em fios elétricos. … A carga positiva é representada pelos prótons e a negativa são os elétrons. Ou ainda que, a eletricidade é um termo geral que abrange uma variedade de fenômenos resultantes da presença e do fluxo de carga elétrica. Esses incluem muitos fenômenos facilmente reconhecíveis, tais como relâmpagos, eletricidade estática, e correntes elétricas em fios elétricos.

Praticamente tudo ao nosso redor funciona com energia e a sua economia é importante tanto por motivos financeiros (evitar gastos excessivos e desnecessários), quanto por motivos ambientais, pois a geração de energia depende da exploração de recursos naturais, sendo muito danoso para o meio ambiente gerar tanta energia. Há, também, a questão de utilização ou uso, que caso ocorra o desperdício, quando se precisa não tem.

Atualmente a eletricidade é de tamanha importância, que quando ocorre algum imprevisto no seu abastecimento pela vias das concessionárias de energia, os usuários devem ter outras formas de se manterem abastecidos. Como exemplo: os hospitais, postos de gasolina e escolas usualmente possuem geradores próprios para compensar esta perda. Imagina estar sobrevivendo graças a aparelhos e inexplicavelmente ocorre uma falta de luz, isso não seria nada agradável.

Por fim, imagine as grandes empresas (que possuem alta produtividade diária) sofrerem um apagão, o prejuízo seria tanto que a saúde financeira de toda uma região poderia ser afetada.

Concluímos então, que não nos resta dúvida sobre a importância das descobertas da energia elétrica e o seu uso para a sociedade contemporânea. Vamos economizar para não faltar!!!

Texto disponível em Físico Maluco

 

Vídeo

De onde vem a energia elétrica?

De Onde Vem é uma produção da TV PinGuim, dos mesmos criadores de Peixonauta e O Show da Luna.

Amostras

Quer compartilhar? Compartilhe o link.
Obrigada

Clique no quadro para baixar a atividade

 

Eletricidade
Baixar o PDF

Habilidade da BNCC:

(EF05CI01) Explorar fenômenos da vida cotidiana que evidenciem propriedades físicas dos materiais – como densidade, condutibilidade térmica e elétrica, respostas a forças magnéticas, solubilidade, respostas a forças mecânicas (dureza, elasticidade etc.), entre outras.

(EF05CI02) Aplicar os conhecimentos sobre as mudanças de estado físico da água para explicar o ciclo hidrológico e analisar suas implicações na agricultura, no clima, na geração de energia elétrica, no provimento de água potável e no equilíbrio dos ecossistemas regionais (ou locais).

(EF05CI04) Identificar os principais usos da água e de outros materiais nas atividades cotidianas para discutir e propor formas sustentáveis de utilização desses recursos.
(EF08CI01) Identificar e classificar diferentes fontes (renováveis e não renováveis) e tipos de energia utilizados em residências, comunidades ou cidades.

 

ATENÇÃO!
Caso esteja baixando via celular, talvez seja necessário fazer
login em sua conta do Google.
Baixando através de um computador não é necessário fazer login.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.