Independência do Brasil 2
Olá, amigos e amigas do sosprofessoratividades.com, vamos a mais uma atividade. Esta foi planejada para as turmas do 4º ao 5º ano do ensino fundamental. Mas é você quem conhece a sua turma e sabe até onde eles podem ir.
Independência do Brasil 2 é uma atividade de fixação, excelente para auxiliar o aluno a entender e fixar as principais informações sobre nossa Independência de Portugal. Você professor, pode fazer pesquisa com a turma ou aplicar após a aula.
Mais atividades utilizando este fato marcante da nossa história estão na coleção Independência do Brasil. Quando o aluno se sente envolvido pelo tema (em discussão na sala de aula ou em casa, murais, assistindo Televisão etc.), fixa de forma mais marcante o assunto das atividades. Por isso, acho importante que o tema seja bastante explorado, e que o aluno tenha o maior número possível de atividades relacionadas.
Você pode compartilhar em suas redes sociais os dados ou o link do Blog ou da postagem que lhe agradar, como também, e se for permitido em sua escola, os resultados alcançados com sua turma. No final da postagem, deixamos o link para ser copiado.
Nosso objetivo é ajudar e caso queira fazer um comentário, utilize o espaço apropriado no final de cada POST.
Você também pode estar interessado:
Independência do Brasil – Pinterest
Independência do Brasil em Quadrinhos – SOS Professor Atividades – 3º ao 5º ano
Independência Caça-palavras – SOS Professor Atividades – 3º ao 5º ano
História do Brasil – SOS Professor Atividades
Brasil – SOS Professor Atividades
Um breve resumo da nossa história
A história do Brasil é um conto complexo de política e poder.
Antes da chegada dos europeus, o Brasil era povoado por diversas sociedades conhecidas como silvícolas ou indígenas. Assim, o território já era habitado por povos nativos. Existiam diversos grupos indígenas no país, entre os principais estão: Karajá, Bororo, Kaigang e Yanomani. No passado, esta população era de quase 2 milhões de pessoas. Pouco se sabe sobre esses assentamentos, pois não há muitas evidências escritas sobre seu estilo de vida.
Os portugueses desembarcaram no Brasil em 1500 e foi reivindicado por Pedro Álvares Cabral como colônia de Portugal. Em 1532, São Vicente foi estabelecida como o primeiro assentamento português permanente e, em 1549, Salvador foi declarada como a primeira capital do Brasil, tornando-se um grande porto para cana-de-açúcar e escravos.
Uma grande quantidade de escravos foi trazida da África para trabalhar nas lavouras, mineração e extrativismo brasileiro. A escravidão passou a ser a maior força de trabalho no período colonial e, o Brasil conseguiu expandir suas fronteiras através de guerras e acordos territoriais com a Espanha, França e Países Baixos.
De tal modo, a presença da capital em Salvador tinha o claro objetivo de facilitar o controle e a resolução das questões ligadas à grande produção de açúcar que havia na região nordeste. No século XVIII, a capital foi transferida para a cidade do Rio de Janeiro, pois houve a mudança do modelo econômico da colônia, passando a extrair minérios nas regiões sudeste e assim, facilitando o controle do estado.
Napoleão Bonaparte, Imperador Francês, estava tentando conquistar a Europa durante o início de 1800 e invadiu a peninsular Iberica, onde se encontra Portugal e Espanha. As tropas francesas invadiram Lisboa, capital portuguesa, e o Principe Regente João VI fugiu para o Brasil, para a cidade do Rio de Janeiro. Don João criou a Corte Real Portuguesa no Rio de Janeiro e promoveu o Brasil para a categoria de reino unido a Portugal.
“Reino Unido de Portugal, Brasil e Algarves” foi a designação oficial assumida em16 de dezembro de 1815, a elevação do então Estado do Brasil (1549-1815), uma colónia portuguesa, a reino para que fosse juridicamente possível a realização de uma união política com o Reino de Portugal e dos Algarves (sua metrópole soberana até então), devido à transferência da família real e da nobreza portuguesa para o Brasil.
Quem declarou a independência do Brasil?
A partir de 1808, o rei português governou seu vasto império do Rio de Janeiro, e com o fim da guerra na Europa, com a derrota da França e a Revolta de Porto, Dom João VI, em 1820, foi obrigado a voltar para Europa e deixou seu filho Dom Pedro, como Principe regente do Brasil.
Os revolucionários de Porto, mesmo inspirados por princípios liberais, exigiram a volta do pacto colonial, isto é, que o Brasil voltasse a ser colônia. O Principe Regente, não aceitou as exigências da Corte Portuguesa e declarou a independência total de Portugal, em 07 de setembro de 1822, tornando-se o Império do Brasil. Neste ano comemorarmos “Independência do Brasil 200 anos”.
O período imperial iniciou-se em 1822, sendo que até 1831, Dom Pedro I governou, entregando seu trono ao seu filho de cinco anos, Dom Pedro II. De 1831 a 1840, o Brasil foi governado por uma junta de três representantes período regencial.
O Segundo Reinado é um período da história do Brasil inerente ao Império do Brasil que compreende 49 anos, iniciando-se com o fim do período regencial em 23 de julho de 1840, com a declaração de maioridade de Pedro de Alcântara, e tendo o seu término em 15 de novembro de 1889, quando a monarquia constitucional parlamentarista vigente foi derrubada pela Proclamação da República.
O território foi renomeado para República dos Estados Unidos do Brasil e renomeado novamente para República Federativa do Brasil em 1967.
Amostra
A amostra é a imagem da atividade “Independência do Brasil 2” para visualização de como ela é.
Logo abaixo temos o botão “Clique na imagem para baixar a atividade em PDF”, para quem quiser baixar no computador.
Quer compartilhar?
Compartilhe o link. Obrigada♥
https://sosprofessoratividades.com/independencia-do-brasil-2/
Aviso de propriedade
Todos os direitos reservados ao @sosprofessoratividades.com.
É proibido distribuir, reproduzir ou vender este material por qualquer meio, seja eletronicamente ou impresso, bem como reivindicá-lo como seu e tentar modificar ou remover avisos de direitos autorais, logotipos ou marcas d’água, uma vez que é protegido por direitos autorais.
O não cumprimento é uma violação da Lei de Direitos Autorais, nº 9.610/98, e pode ter consequências legais.
Clique na imagem para baixar a atividade PDF
ATENÇÃO!
Caso esteja baixando via celular, talvez seja necessário fazer
login em sua conta do Google.
Baixando através de um computador não é necessário fazer login.
Habilidades da BNCC:
(EF04HI01) Reconhecer a história como resultado da ação do ser humano no tempo e no espaço, com base na identificação de mudanças e permanências ao longo do tempo.