Memórias de um cabo de vassoura
Bem-vindos amigos e amigas do Sosprofessoratividades! Nós adoramos a sua presença aqui conosco.
Trago hoje atividades sobre o livro memórias de um cabo de vassoura de Orígenes Lessa. A atividade memórias de um cabo de vassoura interpretação de texto com 3 laudas, contendo o texto propriamente dito, questões relacionadas ao texto e uma parte para o aluno desenvolver seu reconto.
A nossa coleção Interpretação de texto é baseada na necessidade de manter o aluno preso no texto em leitura e responder as questões relacionadas.
Você pode compartilhar em suas redes sociais os dados ou o link do Blog ou da postagem que lhe agradar, como também, e se for permitido em sua escola, os resultados alcançados com sua turma. No final da postagem, deixamos o link para ser copiado.
Nosso objetivo é ajudar e caso queira fazer um comentário, utilize o espaço apropriado no final de cada POST.
Você também pode estar interessado:
Livros infantojuvenis – Dia do livro – 18 de abril
Sinopse do Livro
Memórias de um cabo de Vassoura
Mais uma vez Orígenes Lessa surpreende o leitor por sua originalidade em criar histórias bem-humoradas e profundamente reflexivas e críticas. Nesta, o narrador/personagem, um cabo de vassoura lúcido e sábio, conta sua trajetória desde que o arrancaram de uma árvore até sua trágica incursão no mundo dos homens.
Com muita graça, esta narrativa irônica e dinâmica prende a atenção do leitor que, pela voz do protagonista, é levado a rever questões essenciais da natureza humana e a refletir sobre a construção de uma sociedade mais justa e mais solidária.
O homem é o maior amigo do cão… Há um pouco de ironia, é claro, nessa verdade. A coleira que o diga. Poucos animais têm como o homem, o instinto da propriedade, o sentido de posse. Pelo que eu observei, ao longo do meu latir pela vida, a frase devia ser modificada: o homem é o maior do seu cão. Gosta do que é dele, raramente suporta o dos outros.
Amostras
As amostras são imagens da atividade “Memórias de um cabo de Vassoura” para visualização de como ela é.
Logo abaixo temos o botão “Clique na imagem para baixar a atividade em PDF”, para quem quiser baixar no computador.
Quer compartilhar?
Compartilhe o link. Obrigada♥
https://sosprofessoratividades.com/memorias-de-um-cabo-de-vassoura/
Aviso de propriedade
Todos os direitos reservados ao @sosprofessoratividades.com.
É proibido distribuir, reproduzir ou vender este material por qualquer meio, seja eletronicamente ou impresso, bem como reivindicá-lo como seu e tentar modificar ou remover avisos de direitos autorais, logotipos ou marcas d’água, uma vez que é protegido por direitos autorais.
O não cumprimento é uma violação da Lei de Direitos Autorais, nº 9.610/98, e pode ter consequências legais.
Clique na imagem para baixar a atividade em PDF
ATENÇÃO!
Caso esteja baixando via celular, talvez seja necessário fazer
login em sua conta do Google.
Baixando através de um computador não é necessário fazer login.
Habilidades da BNCC:
(EF15LP03) Localizar informações explícitas em textos.
(EF35LP03) Identificar a ideia central do texto, demonstrando compreensão global.
(EF35LP04) Inferir informações implícitas nos textos lidos.
(EF35LP05) Inferir o sentido de palavras ou expressões desconhecidas em textos, com base no contexto da frase ou do texto.
Para conhecer um pouco a história do livro
Memórias de um Cabo de Vassoura (Orígenes Lessa)
Em Memórias de um cabo de Vassoura, Lessa faz uma alegoria muito bem-humorada. Começa contando como era a vida do tronco de árvore na floresta, depois do corte e transporte, passando pela manufatura até chegar à forma de Cabo de Vassoura. Narra na primeira pessoa, como se fosse um humano falando de seus desejos e sentimentos, conversa com outros objetos da casa, coloca apelidos como: “engole pó” para o aspirador. Trata-se de uma prosopopeia alegre e altamente crítica, pois suas observações sobre o comportamento humano são recheadas com molho de pimenta.
Esse simples pedaço de madeira amou com todas suas fibras de células, transbordava carinho, afeto, era pobre e sofrido, de cabo de vassoura foi transformado em cavalo de pau pelo menino Mariozinho que lhe proporcionou os melhores momentos de sua humilde vida.
Seu maior orgulho foi ter recebido o nome de – Napoleão – se sentia o próprio imperador e contava suas aventuras de cavalo de pau fazendo inveja aos mais caros brinquedos importados. Como o Robô japonês que fazia inveja até mesmo aos seus colegas da TV, aprendeu falar “basileiro” com o Cabo de Vassoura e ensinou-lhe um pouco de japonês.
O desespero tomou conta dos brinquedos quando perceberam a chegada do Natal, todos temiam serem jogados no incinerador, mas “Napoleão” os tranquilizou falando de um menino pobre, doente o filho da cozinheira que viria passar o Natal com a família e iria escolher os brinquedos velhos.
O tambor furado disse que ainda era capaz de emitir alguns sons, o ursinho de barriga rasgada falou que alguém poderia fazer uma sutura em seu machucado, o carrinho sem rodas achou que isso não tinha importância, mas Napoleão se deu conta de que ele não era brinquedo de verdade, era só um cabo de vassoura e uma lágrima de resina escorreu-lhe.
Mariozinho ganhou uma bicicleta e esqueceu-se de Napoleão. Marquinhos foi escolher os brinquedos velhos, foi colocando todos num saco, chegou perto, pegou Napoleão, acariciou-o, olhou demoradamente para ele e disse, pode levar o Napoleão pra você Marquinhos. Era um cabo de vassoura um tanto gente… às vezes, melhor do que muita gente. Talvez para não deixar morrer as memórias, Lessa escreveu: Napoleão na Parada Lucas, uma nova história para o cabo de vassoura na casa de Marquinhos.
Resumo do livro Memórias de um cabo de Vassoura por Maile