Menina Sentada

Tela de Portinari – Menina Sentada

A proposta de hoje é com a – Tela de Portinari – Menina Sentada. Tenho recebido muitos pedidos de atividades de artes. Desenvolvi esta atividade Tela de Portinari – Menina Sentada para atender aos pedidos dos colegas e assim, auxiliar em suas práticas pedagógicas.

Lendo Artes, é uma coleção desenvolvida pela SOSProfessoratividades.com com o objetivo de transmitir ao aluno conhecimento através da interpretação de imagens. Escolhemos Candido Portinari – Menina Sentada – para acrescer valor a nossa coleção.

Você também pode estar interessado em ver:

 

Candido Portinari

A Tela de Portinari – Menina Sentada é de 1943. Candido Portinari foi um importante artista plástico brasileiro da fase modernista. Reconhecido mundialmente, recebeu diversos prêmios e participou de inúmeras exposições. Além da pintura, Portinari também se dedicou à ilustração, gravura e à docência, sendo professor de artes plásticas.

Candido Torquato Portinari nasceu no dia 30 de dezembro de 1903 em uma fazenda de café, na cidade de Brodowski, interior de São Paulo. Filho de italianos, Portinari veio de uma família humilde e era o segundo filho de doze irmãos.

Portinari deixou São Paulo aos 15 anos e fixou residência no Rio de Janeiro, onde se matricula na “Escola Nacional de Belas Artes”. Aos 20 anos, Candido já é prestigiado pela crítica nacional.

Contudo, será em 1928, quando conquistou o “Prêmio de Viagem ao Estrangeiro” da Exposição Geral de Belas-Artes, que Portinari ganhará o mundo.

Morou em Paris e outras cidades europeias, onde conheceu artistas como Van Dongen e Othon Friesz, além de Maria Martinelli, uruguaia com quem se casou e viveu toda a vida.

Regressou ao Brasil em 1931 e nessa época passou a valorizar mais as cores em seus trabalhos, abandonando os conceitos de volume e tridimensionalidade.

Em 1935, Candido Portinari recebeu uma “Menção Honrosa” na Exposição Internacional do Carnegie Institute de Pittsburgh, Estados Unidos. Esse acontecimento abriu de vez as portas para o pintor naquele e em outros países.

Suas obras terão lugar no salão Peuser, em Buenos Aires, bem como nos salões da Comissão Nacional de Belas Artes, em Montevidéu e também realiza os famosos murais Guerra e Paz (1953-1956) para a sede da ONU, em Nova York.

Importante ressaltar que Portinari foi o único artista brasileiro convidado para exposição 50 Anos de Arte Moderna, no Palais des Beaux Arts, em Bruxelas, em 1958.

Por fim, em meados de 1962, Portinari aceita uma encomenda da prefeitura de Barcelona, contudo, seu nível de intoxicação pelas tintas torna-se fatal e ele falece neste ano em 06 de fevereiro, aos 58 anos.

 

Sobre a tela

Menina Sentada

Candido Portinari – 1943

Composição nos tons cinzas, terras, azuis, rosas e preto. Textura lisa no fundo e espessa na figura. Composição representando figura de menina negra sentada no chão de tons terras, ocupando a quase totalidade da área da composição, contra céu azul. A menina está de frente, tem cabelos curtos, pretos e cacheados, sendo que um cacho lhe cai sobre a testa, cabelo preso por grande laço de fita rosa de bolinhas pretas. Tem o rosto arredondado, traços fisionômicos sugeridos e pescoço fino. Braço direito ligeiramente flexionado com a mão no colo e o esquerdo ao longo do corpo com a mão sobre o joelho. Pernas dobradas com os joelhos separados e os pés descalços, quase juntos. Usa vestido rosa de bolinhas pretas, com decote quadrangular e mangas japonesas. Chão, em tons terras-acinzentados. Céu azul mais escuro próximo à margem superior da composição, clareando para baixo.

Amostras ilustrativas, baixe o arquivo em PDF

Lendo artes, quadro Menina Sentada

Quer compartilhar? Compartilhe o link.
Obrigada

SELO

Habilidades da BNCC:

(EF15AR01) Identificar e apreciar formas distintas das artes visuais tradicionais e contemporâneas, cultivando a percepção, o imaginário, a capacidade de simbolizar e o repertório imagético.
(EF15AR02) Explorar e reconhecer elementos constitutivos das artes visuais (ponto, linha, forma, cor, espaço, movimento etc.).
(EF15AR03) Reconhecer e analisar a influência de distintas matrizes estéticas e culturais das artes visuais nas manifestações artísticas das culturas locais, regionais e nacionais.

ATENÇÃO
Caso esteja baixando via celular, talvez seja necessário fazer
login em sua conta do Google.
Baixando através de um computador não é necessário fazer login.

 

9 COMENTÁRIOS

  1. Olá, Betânia! Tudo bem? Parabéns pelo trabalho! Recentemente comecei a trabalhar a disciplina de Artes em uma turma de EJA – Alfabetização. Aqui na sua página encontrei algumas atividades de grande alia para trabalhar com meus alunos, porém, ao baixar o material vi a mensagem “Este material é totalmente gratuito e elaborado por @sosprofessoratividades.com. Todas as atividades do blog/site são protegidas pela lei dos direitos autorais, nº 9.610/98 – proibido cópias para outros sites, blogs
    ou redes sociais.”
    Em tempos de aulas remotas, para usá-las eu precisaria postar em um site (da rede pública na qual trabalho), fazendo a devida referência, é claro. Isso não é permitido?
    Desde já agradeço sua disposição em responder.

    • Oi, fico muito feliz que tenhas gostado e desejo a você sucesso neste novo trabalho.
      Quanto as atividades, estou liberando o uso em aulas remotas, já que estamos em plena
      pandemia.
      Não autorizo a distribuição em redes sociais (telegram, whatsApp, blogs pedagógicos), onde as pessoas
      retiram a logo ou distribuem o arquivo sem o link, como se as atividades fossem produzida por elas.
      Obrigada pelo carinho ♥

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.